Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação e política educacional: o processo de institucionalização do SAEB

Educational policy and evaluation: the process of institutionalization of the brazilian national system for the evaluation of basic education (SAEB)

Este trabalho focaliza o Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, mais precisamente seu processo de institucionalização, as influências dos diversos atores envolvidos no processo, as interpretações extraídas pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC - a partir dos diversos ciclos e o significado para a educação brasileira da existência de um sistema de avaliação como o SAEB. As conclusões tematizam a mudança nos objetivos do SAEB ao longo dos ciclos, discutem o significado da opção por organização mais centralizada do SAEB e relacionam o perfil assumido pelo SAEB com demais aspectos da política educacional.

POLÍTICAS EDUCACIONAIS; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; SISTEMA DE EDUCAÇÃO; SAEB


Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br