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Cultura performativa e pesquisa em educação: desafios para a ação política

Performativity culture and educational research: challenges for political action

Cultura performativa e investigación en educación: desafíos para la acción política

Este texto é uma reflexão sobre a cultura da performatividade na área de educação no Brasil, motivada pelo artigo de Kuhlmann JrKUHLMANN JR., Moysés. Publicação em periódicos científicos: ética, qualidade e avaliação da pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 44, n. 151, p. 16-32, jan./mar. 2014.. (2014), em que o autor elenca argumentos contra a pressão por publicação que têm circulado na academia. Ele é produzido a partir da experiência da autora em comissões de avaliação, nomeadamente a de programas de pós-graduação no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. Argumenta que a performatividade tem modificado a cultura de pesquisa e pós-graduação no país, mas discorda de que haja uma corrida produtivista na área de educação. Em diálogo com teóricos que, segundo ButlerBUTLER, Judith. Dynamic Conclusions. In:; BUTLER, Judith LACLAU, Ernesto; ŽIŽEK, Slavoj. Contingency, Hegemony, Universality: contemporary dialogues on the left. London: Verso, 2000. (2000), apostam na irrealizabilidade, a autora defende uma ação política agonística no sentido de operar nas fraturas da lógica performativa, opondo-se a uma ética humanista que assume como liberal.

Políticas Educacionais; Instituições de Ensino Superior; Pesquisa da Educação; Performatividade


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