Acessibilidade / Reportar erro

RESISTÊNCIA E RESIGNAÇÃO: NARRATIVAS DE GÊNERO NA ESCOLHA POR ENFERMAGEM E PEDAGOGIA1 1 Uma versão inicial e resumida deste texto foi apresentada e publicada nos Anais do XI Seminário Internacional Fazendo Gênero, em 2018, sob o título Narrativas de gênero na escolha por enfermagem e pedagogia: expectativas de estudantes mulheres no sistema privado de ensino superior. A presente pesquisa foi realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - Código de Financiamento 001.

RESISTANCE AND RESIGNATION: GENDER NARRATIVES IN THE CHOICE OF NURSING AND EDUCATION

RÉSISTANCE ET RÉSIGNATION: RÉCITS DE GENRE SUR LE CHOIX DES DIPLÔMES EN SOINS INFIRMIERS ET EN PÉDAGOGIE

RESISTENCIA Y RESIGNACIÓN: NARRATIVAS DE GÉNERO EN LA ELECCIÓN POR ENFERMERÍA Y PEDAGOGÍA

Resumo

O artigo analisa narrativas de estudantes universitárias dos cursos de Enfermagem e Pedagogia em duas faculdades privadas em São Paulo (SP), a partir de pesquisa de cunho etnográfico. Em especial, focaliza as narrativas de gênero (articulado com classe social e idade), elucidando como as próprias estudantes percebem suas escolhas. No caso do ingresso no curso de Enfermagem, evidenciam-se relatos sobre as dificuldades de cursar Medicina, por um lado, e as expectativas de ultrapassar o nível técnico ou ter uma profissão com reconhecimento social, por outro. Já no caso de Pedagogia, trata-se do desafio de conciliar a aptidão para o trabalho docente com os aspectos pragmáticos, diante de um curso mais acessível, embora pouco valorizado. Em ambas as carreiras, os processos de feminização dessas áreas se produzem e reproduzem por meio de associações persistentes entre feminilidade e cuidado.

ESCOLHA PROFISSIONAL; ENSINO SUPERIOR; GÊNERO; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br