Acessibilidade / Reportar erro

FLUÊNCIA DE LEITURA: EVOLUÇÃO DO CONSTRUTO E RELAÇÕES COM A COMPREENSÃO

FLUIDEZ LECTORA: EVOLUCIÓN DEL CONSTRUCTO Y RELACIONES CON LA COMPRENSIÓN

FLUIDITÉ DE LA LECTURE : ÉVOLUTION DE LA CONCEPTION ET SES RAPPORTS AVEC LA COMPRÉHENSION

Resumo

Há diferentes definições de fluência de leitura, e, mesmo existindo consenso crescente de que envolva precisão, automaticidade e prosódia, as definições não deixam claro se a fluência contribui para a compreensão, ou se a compreensão promove fluência, ou se a relação é recíproca. Esta revisão integrativa investiga, descreve e compara tais definições, objetivando examinar como elas abordam a relação entre fluência e compreensão. Os resultados apontam que, ao incluir a prosódia na definição, fica claro que um nível de compreensão é necessário para a leitura fluente, indicando uma relação recíproca entre fluência e compreensão. As conclusões mostram a necessidade de direcionar as pesquisas para melhor refinamento e operacionalização do construto. Desdobramentos pedagógicos são sugeridos.

LEITURA; FLUÊNCIA; COMPREENSÃO DO TEXTO

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br