Resumo
O artigo analisa as orientações para o ensino dos esportes publicadas na imprensa periódica de ensino e de técnicas da educação física, no período 1932-1960, tendo como fontes a Revista de Educação Física e a revista Educação Physica. Utilizou-se, como pressuposto teórico-metodológico, o conceito de análise pela materialidade dos impressos. As fontes acenam para um conjunto de saberes necessários ao exercício da docência, remetendo a um projeto de formação profissional. Estudar, apropriar-se corporalmente dos exercícios, mediar as relações interpessoais, conhecer as regras e a história das práticas esportivas são uma condição para o coroamento da educação física nas escolas, sem os quais perdem-se a profundidade e a complexidade requeridas para a organização dos seus programas de ensino.
EDUCAÇÃO FÍSICA; ESPORTES; PERIÓDICOS; MÉTODOS DE ENSINO
Fonte: Elaboração dos autores.
Fonte: Elaboração dos autores.
Fonte: REPHy (1932).
Fonte: Bastos Junior (1938a).
Fonte: Bastos Junior (1938b).
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Fonte: Torney Junior (1939).
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Fonte: Elaboração dos autores.
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Legenda: “O lançador baixa sôbre a perna esquerda, ficando com o nariz acima dos joelhos e os braços por fora da coxa esquerda, com as mãos quasi a tocar o sólo”. Fonte:
Legenda: “Com a extensão vista acima, o lançador se encontra na posição desta figura”.Fonte:
Legenda: “[...] vemos que o lançador executou um giro com o tronco, para ficar em situação apropriada, afim de baixar sôbre a perna direita”.Fonte:
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Fonte: Elaboração dos autores.
Fonte: Elaboração dos autores.
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