O novo (velho) paradigma educacional para o Século XXI1 1 Este artigo é derivado de uma proposta de trabalho apresentada na XI Reunião Científica da Região Sul da Anped. Disponível em: <http://www. anpedsul2016.ufpr.br/wpcontent/ uploads/2015/11/ eixo21_RAFAEL-RODRIGOMUELLER. pdf>.

The new (old) educational paradigm for the 21st Century

Le nouveau (vieux) paradigme éducatif pour le XXI Siècle

El nuevo (viejo) paradigma educacional para el Siglo XXI

Rafael Rodrigo Mueller Sobre o autor

RESUMO

O principal objetivo desta pesquisa é analisar o paradoxo existente na relação entre trabalho e educação a partir dos documentos referentes ao Programa para Avaliação Internacional das Competências dos Adultos - Paica -, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE. Pretendemos demonstrar como, historicamente, os organismos multilaterais vêm se utilizando de velhas “ferramentas” (programas e/ou propostas pedagógicas) para solucionar novos “problemas” (formação profissional). Nossa tese é que a educação de forma geral foi sendo historicamente transformada e minimizada a um conjunto de aptidões e competências necessárias exclusivamente à obtenção de um posto de trabalho e que, consequentemente, vem perdendo sua função primordial em termos de formação humana.

Palavras chave:
Programa para Avaliação Internacional das Competências dos Adultos - PAICA; Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE; Trabalho; Educação

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