Acessibilidade / Reportar erro

CLIMA ESCOLAR COMO FATOR PROTETIVO AO DESEMPENHO EM CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS DESFAVORÁVEIS1 1 Esta pesquisa recebeu apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

SCHOOL CLIMATE AS A PROTECTIVE FACTOR OF SCHOOL PERFORMANCE IN UNFAVORABLE SOCIOECONOMIC CONDITIONS

CLIMAT SCOLAIRE COMME FACTEUR DE PROTECTION DE LA PERFORMANCE DANS DES MILIEUX SOCIO-ÉCONOMIQUES DÉFAVORISÉS

CLIMA ESCOLAR COMO FACTOR PROTECTOR DEL RENDIMIENTO EN CONDICIONES SOCIOECONÓMICAS DESFAVORABLES

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar a relação entre clima escolar e desempenho em escolas públicas de ensino médio representativas de um estado brasileiro, a partir da percepção de alunos, professores e gestores. O clima escolar foi avaliado por meio de questionários compostos por oito dimensões. Já o desempenho foi analisado com dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Participaram da pesquisa 2.731 alunos, 426 professores e 173 gestores de uma amostra de 46 escolas, representativa de um estado brasileiro. Os resultados indicaram uma relação de mesmo sentido entre o clima escolar e o desempenho por meio da análise do efeito escola ao controlar o indicador de nível socioeconômico, demonstrando que o clima escolar agiu como fator protetivo para a conquista de um melhor desempenho acadêmico.

AMBIENTE ESCOLAR; RENDIMENTO ESCOLAR; ENSINO MÉDIO; EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, ENEM

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br