Formação de professores: limites e desafios na educação superior

Teacher education: constraints and challenges in higher education

Formation des enseignants: limites et défis de l’éducation supérieure

Formación de profesores: límites y desafíos en la educación superior

Antonio Germano Magalhães Júnior Mônica Duarte Cavaignac Sobre os autores

RESUMO

Este artigo procura realizar uma reflexão acerca dos resultados de uma pesquisa financiada a partir de edital público, com o propósito de cartografar a formação, as práticas e os saberes dos professores dos cursos de licenciatura de uma universidade pública estadual. A investigação, de natureza qualitativa, envolveu estudos bibliográficos, documentais e de campo que se constituíram em dissertações, teses e estágio pós-doutoral na área de formação de professores, os quais apontaram a insuficiência de formação pedagógica dos docentes, inclusive daqueles que formam professores, a precarização das relações e condições de trabalho na instituição de ensino investigada e a falta de recursos públicos para suprir as demandas profissionais e institucionais

Palavras chave:
Educação Superior; Formação de Professores; Trabalho Docente

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br