• Editorial Editorial

  • Untitled document Tema em destaque - conciliação entre trabalho e família

    Costa, Albertina de Oliveira
  • Work and gender in Brazil in the last ten years Tema em destaque - conciliação entre trabalho e família

    Bruschini, Maria Cristina Aranha

    Abstract in Portuguese:

    Panorama da situação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro. Com base em estatísticas oficiais, como as do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, do Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério da Educação, o texto destaca algumas das principais tendências da inserção laboral das brasileiras, que é marcada por progressos e atrasos. De um lado, a intensidade e a constância do aumento da participação feminina no mercado de trabalho, que tem ocorrido desde a metade dos anos 1970, de outro, o elevado desemprego das mulheres e a má qualidade do emprego feminino; de um lado, o acesso a carreiras e profissões de prestígio e a cargos de gerência e mesmo diretoria, por parte de mulheres escolarizadas, de outro, o predomínio do trabalho feminino em atividades precárias e informais. O perfil atual das trabalhadoras: mais velhas, casadas e mães revela uma nova identidade feminina, voltada tanto para o trabalho como para a família. A permanência da responsabilidade feminina pelos afazeres domésticos e cuidados com os filhos e outros familiares - indica a continuidade de modelos familiares tradicionais, que sobrecarregam as novas trabalhadoras, sobretudo as que são mães de filhos pequenos.

    Abstract in English:

    Based on official statistics of institutions such as the Brazilian Institute of Geography and Statistics, the Ministry of Labor and Employment, and the Ministry of Education, the paper highlights some of the main trends in the participation of Brazilian women in the labor market, which has been marked by progress and challenges.On the one hand, the massive and steady increase of female participation in the labor market, since the mid-seventies, and on the other hand, the prevalence of high unemployment rates among women and the lower quality of female jobs; on the one hand, the access to prestige careers and jobs, and to management and board positions, and on the other hand, the prevlence of female presence in precarious and informal activities. The profile of female workers: older, married, with children displays a new female identity, both work- and family-oriented. The perpetuation of the notion of female responsibility for household chores as well as for child and family care indicates the persistence of traditional family models, which constitute a burden to female workers, especially to mothers of small children.
  • Políticas e práticas de conciliação entre família e trabalho no Brasil: issues and policies in Brazil Tema em destaque - conciliação entre trabalho e família

    Sorj, Bila; Fontes, Adriana; Machado, Danielle Carusi

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste trabalho é situar a problemática da conciliação entre trabalho remunerado e responsabilidades familiares no recente processo de transformação da estrutura das famílias e do mercado de trabalho no Brasil. A partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é feita uma caracterização das mudanças nas estruturas das famílias brasileiras e da inserção das mulheres no mercado de trabalho de acordo com a estrutura da família. Particularmente, pretendemos mostrar que o baixo desenvolvimento de serviços coletivos que permitem socializar os custos dos cuidados com a família prejudica a quantidade e qualidade da inserção feminina, sobretudo das mães, no mercado de trabalho.

    Abstract in English:

    The aim of this paper is to discuss the problems related to the reconciliation of work and family responsibilities in the recent process of family structure and labor market transformation in Brazil. Based on data from the National Sample Household Survey of the Brazilian Institute of Geography and Statistics, it outlines the changes in Brazilian family and participation of women in the labor market according to family composition. Our main purpose is to show that the poor development of public services, which would allow the socialization of family care costs, is harmful to the female participation, in the labor market, on a qualitative and quantitative basis.
  • Novas configurações da divisão sexual do trabalho Tema em destaque - conciliação entre trabalho e família

    Hirata, Helena; Kergoat, Danièle

    Abstract in Portuguese:

    O conceito de divisão sexual do trabalho já tem uma longa história. Em primeiro lugar esboçaremos a gênese do conceito no contexto francês, citando pesquisas que o reivindicam. Proporemos nossa própria definição do conceito, que nos servirá para analisar a evolução atual das modalidades da divisão sexual do trabalho. Em seguida, retornaremos de forma mais precisa aos modelos que organizam as relações entre esferas doméstica e profissional. Indicaremos o aparecimento de um novo modelo, o da "delegação", para concluir com uma análise crítica da "conciliação" de tarefas.

    Abstract in English:

    The concept of the sexual division of labor has a long history. First of all, we will outline the origin of the concept in the French context, quoting some research studies that claim it. We will also suggest our own definition of the concept, which will help us analyze the present characteristics of the sexual division of labor. Next, in a more precise way, we will bring the discussion back to the models that organize the relations between the domestic and professional spheres. We will point to the emergence of a new model, the so-called "delegation" model, in order to conclude with a critical analysis of "conciliation" of tasks.
  • Trabalho e maternidade na Europa, condições de trabalho e políticas públicas Tema em destaque - conciliação entre trabalho e família

    Meulders, Danièle; Plasman, Robert; Henau, Jérôme de; Maron, Leila; O’Dorchay, Sile

    Abstract in Portuguese:

    Nosso objetivo é estudar qual será a atitude das mulheres em face da maternidade e do emprego conforme os efeitos que a presença de um filho venha a exercer sobre suas condições e perspectivas de trabalho; e medir os efeitos positivos ou negativos de políticas públicas sobre suas decisões. Apresentaremos alguns resultados referentes ao custo dos filhos em termos de emprego e de eficácia das políticas públicas. A primeira parte é dedicada às estimativas dos efeitos específicos da maternidade sobre a participação no mercado de trabalho e sua duração. A segunda parte refere-se às políticas públicas implementadas em 15 países europeus em apoio ao modelo da família onde ambos os cônjuges trabalham. Essa comparação baseia-se na construção de indicadores compatibilizados que sintetizam as informações de um conjunto exaustivo de dados quantitativos e qualitativos sobre três formas de intervenção pública: os serviços de educação e cuidado infantil, as licenças ligadas ao nascimento e as ajudas diretas às famílias.

    Abstract in English:

    Our aim is to investigate what women’s attitude toward motherhood and employment will be as they become aware of how a child will affect their working conditions and job perspectives; and to measure the positive or negative effects that public policies will have over their decisions. We will present some results related to the cost of children in terms of jobs and the effectiveness of public policies. The first part is dedicated to the estimates of specific effects of motherhood over the participation in the labor market and how long they last. The second part refers to public policies implemented in 15 European countries to support the family model in which both spouses work. Such comparison is based on the construction of compatible indicators that summarize the information from an exhaustive set of quantitative and qualitative data on three types of public intervention: educational and child care services, maternity leaves and direct aid provided to families.
  • A evasão no ensino superior brasileiro Outros Temas

    Silva Filho, Roberto Leal Lobo e; Motejunas, Paulo Roberto; Hipólito, Oscar; Lobo, Maria Beatriz de Carvalho Melo

    Abstract in Portuguese:

    Neste trabalho a evasão nas instituições de educação superior no Brasil é estudada com base em dados oficiais, em que se incluem análises regionais dos índices da evasão anual média e da evasão por tipo de instituição. Verifica-se uma correlação negativa entre os índices de evasão e a demanda por curso. Com vistas a possibilitar comparações, são apresentados dados internacionais que indicam que a evasão no Brasil não difere muito das médias internacionais.

    Abstract in English:

    In this work, evasion in institutions of higher education is studied, based on official data, including regional analyses of annual mean evasion rates and evasion rates by type of institution. It was verified that there is a negative correlation between evasion rates an demand for undergraduate courses. Comparisons with international data are presented, pointing out that the evasion rates in Brazil do not differ a lot from those of other countries.
  • Estudantes e avaliação da universidade: um estudo conjunto Brasil-Portugal Outros Temas

    Leite, Denise; Santiago, Rui; Leite, Maria Cecília Loréa; Genro, Maria Elly Herz; Braga, Ana Maria; Polidori, Marlis; Broilo, Cecilia; Sarrico, Claudia; Santos, Isabel

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo trata da percepção dos estudantes sobre avaliação das universidades. Origina-se da segunda fase de estudo desenvolvido ao abrigo da cooperação internacional CNPq-ICCTI. Dele participaram 476 alunos de duas universidades públicas brasileiras e uma portuguesa. As respostas a um questionário com questões abertas foram organizadas em categorias segundo o seu significado, com apoio de dispositivo informático para análise de dados qualitativos, e permitiram entender que, em geral, os estudantes pesquisados reconhecem a importância dos processos de avaliação e formam seus próprios conceitos sobre o tema. Para os alunos brasileiros, a avaliação parece ter sentido de avaliação institucional. Para os estudantes portugueses, a avaliação parece ter um significado de avaliação institucional e da aprendizagem. As culturas estudantis de repúdio à avaliação única de uma prova nacional, no caso brasileiro, parecem ter influenciado suas percepções sobre formatos avaliativos. As culturas estudantis relativas à competitividade do mercado, no caso português, valorizaram a avaliação como regulação. Em ambos os casos, os estudantes destacaram tanto a legitimidade da avaliação para a sociedade e os sistemas educativos (cultura englobante) quanto para o cotidiano das universidades (cultura englobada).

    Abstract in English:

    This article addresses student perception of university assessment. It draws on evidence from the second stage of study promoted by the international cooperation between CNPq (National Council for Scientific and Technological Development) and ICCTI (Institute of International Science and Technology Cooperation). In the study, 476 students from two public universities in Brazil and one university in Portugal were surveyed. The answers to an open-ended questionnaire were categorized according to their meaning, with the support of a computer-assisted qualitative data analysis software program. With this information, it was possible to understand that the students surveyed, in general, acknowledge the importance of the evaluation processes and formulate their own concepts to the subject. To Brazilian students, this assessment seems to be institutional. To Portuguese students, the assessment seems to consider both the institution as well as the learning process. In the Brazilian case, the student culture that repudiates the single assessment by means of one national examination seems to have influenced students’ perceptions of assessment formats. In the Portuguese case, the student culture related to market competitiveness valued the assessment process as a means of regulation. In both cases, the students emphasized the legitimacy of the assessment both for society and education systems (encompassing culture) as well as for the daily life at universities (encompassed culture).
  • Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor Outros Temas

    Salles, Jerusa Fumagalli de; Parente, Maria Alice Mattos Pimenta

    Abstract in Portuguese:

    Esta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre o desempenho em leitura e escrita de palavras e de texto de 110 crianças de 2ª série de escolas públicas e o julgamento do professor sobre tais habilidades. Foram encontradas correlações significativas entre o desempenho dos alunos e a percepção do professor sobre essas habilidades. A avaliação do professor sobre a competência em leitura do aluno ao final do ano letivo mostrou-se um fator sensível na determinação de diferenças de desempenho dos alunos. Apesar das correlações positivas encontradas, houve algumas discrepâncias entre o julgamento do professor e as avaliações. O estudo sugere que o professor tem um conhecimento que o habilita a classificar as habilidades de leitura e escrita de seus alunos de forma relacionada ao desempenho deles, do ponto de vista da avaliação com base na psicologia cognitiva.

    Abstract in English:

    The aim of this study is to investigate the relationship between the performance of 110 second-grade public school children in reading and writing words and texts and the teacher’s judgement of such skills. Significant correlations between students’ performance and teachers’ perception of these skills were found. The teacher’s assessment of students’ reading competence at the end of the academic year proved to be a crucial factor in establishing the differences of students’ performance. Although some positive correlations were found, there were some discrepancies between the teacher’s judgement and the evaluations. The study suggests that the teacher has the knowledge that enables him/her to rate the reading and writing skills of his/her students in a way that is related to students’ performance, from the point of view of an evaluation based on cognitive psychology.
  • Gestão de escola pública: análise de uma proposta de intervenção Outros Temas

    Martins, Angela Maria

    Abstract in Portuguese:

    Este texto procura aprofundar a perspectiva de análise sobre o campo de tensão constituído no espaço escolar por dois movimentos: a. os processos de ressignificação, de releitura ou de reinterpretação do conjunto normativo e legal por parte de professores, diretores e coordenadores de escolas públicas; b. as formas de apreensão destes sobre o exercício da docência e da gestão, considerando-se os contextos nos quais são formados e exercem a profissão. Partiu-se do pressuposto que, nesse espaço, as relações de trabalho são constituídas por um tripé: a. o conjunto legal e normativo (previsível e relativamente estável, tendo em vista que sua modificação requer processos de negociação política e/ou troca nas esferas executivas); b. as regras informais configuradas e negociadas entre os pares cotidianamente diante de situações reais de trabalho (imprevisíveis); c. os fatores sociais e econômicos que formam um campo cada vez mais imprevisível de práticas singulares, tendo em vista o aprofundamento da crise social, econômica e de valores que permeiam o capitalismo contemporâneo.

    Abstract in English:

    The aim of this text is to broaden the perspective of the analysis of a tension area that has emerged in the school environment, by means of two movements: a. the resignification, rereading or reinterpretation processes of the set of rules and regulations by teachers, principals, and coordinators of public schools; b. the way they apply such processes to their teaching and management practices, considering the contexts in which they have been educated and practised their profession. It was assumed that in such setting working relationships are established on one tripod: a. the set of laws and regulations (predictable and relatively stable, given that their modification requires political negotiation processes and/or changes in the executive sphere); b. the informal regulations which are set and negotiated among counterparts on a daily basis in face of real work situations (unpredictable); c. the social and economic factors that determine an increasingly unpredictable area of unique practices given the deepening of the social, economic and value crisis which pervade contemporary capitalism.
  • A didática na perspectiva multi/intercultural em ação: construindo uma proposta Outros Temas

    Candau, Vera Maria; Leite, Miriam Soares

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho se situa no contexto da pesquisa Ressignificando a Didática na Perspectiva Multi/Intercultural, realizada com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisas Tecnológicas, no período de 2003 a 2006. Teve por principal objetivo construir e desenvolver, em caráter exploratório, um curso de Didática dirigido à licenciatura em Pedagogia, na perspectiva multi/intercultural, com abordagem metodológica inspirada na pesquisa-ação. A experiência desenvolveu-se durante um semestre letivo e foi realizada pela equipe do Grupo de Pesquisas sobre Cotidiano Escolar, Educação e Cultura(s), composta por dez integrantes. Apoiou-se em ampla literatura sobre a temática, que vem sendo explorada pelo grupo desde 1996. Após descrição e análise do desenvolvimento do curso, são levantados questionamentos, tensões e desafios para a incorporação da interculturalidade nas práticas educativas, em torno dos seguintes eixos: múltiplas narrativas, alteridade e estranhamento, e desconstrução e resistência. Conclui reafirmando a relevância da temática abordada e a complexidade da proposta em discussão.

    Abstract in English:

    This article arises from the 2003-2006 research project "Assigning a New Concept to Instruction, with a Multi/Intercultural Approach", sponsored by the National Council for Research of Brazil. The main goal was to develop and implement an undergraduate instruction course, of an exploratory nature and with a multi/intercultural perspective, inspired on the action-research approach. Ten members of The School Daily Routine Education and Culture Research Group, conducted the research, which lasted one school semester. A broad bibliography, compiled since 1996, was consulted. After a basic description and review of the course, difficulties and challenges regarding the approach are discussed, centering on the following issues: multiple narratives, alterity versus strangement and deconstruction versus resistance. As a conclusion, it was stressed the relevance as well as the complexity of this proposal.
  • Autodeclaração de cor e/ou raça entre escolares paulistanos(as) Outros Temas

    Rocha, Edmar José da; Rosemberg, Fúlvia

    Abstract in Portuguese:

    O artigo se propõe a aprofundar o debate sobre classificação e denominação de cor/raça no Brasil contemporâneo, trazendo, também para o debate, a voz de crianças e adolescentes. Para tanto, apóia-se em duas estratégias de investigação: uma extensa revisão de literatura, mostrando pontos de tensão, especialmente no que diz respeito à confusão entre classificação e denominação de cor/raça; a aplicação e análise de um questionário sobre denominação e classificação de cor/raça entre alunos(as) de escolas públicas paulistanas. O questionário foi elaborado nos moldes dos elaborados pelo IBGE para a PNAD 1978 e a PME 1998. O artigo aponta que as respostas dos(as) alunos(as) sugerem um manejo sofisticado de conceitos e terminologia de cor/raça, o que permitiria que eles(as) próprios(as) respondessem ao quesito incluído no Censo Escolar de 2005, diferentemente da estratégia usada pelo MEC/Inep.

    Abstract in English:

    The purpose of this article is to broaden the debate about the classification and denomination of color/race in contemporary Brazil, and bring the voice of children and adolescents to the debate. To this end, the work employs two investigation strategies: an extensive review of the literature to show tension points, specially those concerning the confusion between classification and denomination of color/race; and the application and analysis of a questionnaire about the denomination and classification of color/race among public school students from the City of São Paulo. The questionnaire was designed along the lines of the questionnaires prepared by Brazilian Institute of Geography and Statistics for the 1978 National Research of Household Sample and for the 1998 Monthly Employment Survey. This article indicates that the students’ responses suggest a sophisticated management of concepts and terminology of race/color, which would allow them to answer the item included in the school census of 2005, differently from the strategy used by Ministry of Education/National Institute for Educational Research and Studies.
  • Reinterpretando os ciclos de aprendizagem Resenhas

    Alavarse, Ocimar Munhoz
  • Teorias e práticas de letramento Destaque Editorial

  • Errata

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