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Cadernos de Pesquisa, Volume: 41, Número: 142, Publicado: 2011
  • Documento sem título Editorial

  • Apresentação Tema Em Destaque - Avaliação Da Qualidade Da Educação Infantil

    Unbehaum, Sandra
  • A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais Brasileiras Tema Em Destaque - Avaliação Da Qualidade Da Educação Infantil

    Campos, Maria Malta; Esposito, Yara lúcia; Bhering, Eliana; Gimenes, Nelson; Abuchaim, Beatriz

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta resultados de pesquisa de avaliação sobre a qualidade da educação infantil no Brasil, desenvolvida em parceria com a Fundação Carlos Chagas, o Ministério da Educação e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Os dados foram colhidos em 147 instituições de educação infantil em seis capitais brasileiras, durante o segundo semestre de 2009. Para a observação dos ambientes de creches e pré-escolas foram utilizadas versões adaptadas das escalas Infant/Toddler Environment Rating Scale Revised Edition e Early Childhood Environment Rating Scale Revised Edition. Foram também aplicados questionários a diretores das instituições e professoras das turmas avaliadas. Os principais resultados revelaram que: creches e pré-escolas apresentam em média níveis de qualidade insatisfatórios; os níveis de qualidade mais comprometidos se referem às atividades (creche e pré-escola), rotinas de cuidado pessoal (creche) e estrutura do programa (pré-escola); mudanças em determinadas características das instituições poderiam levar à melhoria da qualidade da educação infantil nos municípios investigados

    Resumo em Inglês:

    This article presents results from a research on the quality of Early Childhood Education in Brazil that was conducted in a collaborative effort between Fundação Carlos Chagas, the Ministry of Educations and the Inter-American Development Bank. Data were collected in 147 crèches and preschools in six state capitals, during the second semester of 2009. The instruments applied for the observation of classes were the translated versions of the Infant/Toddler Environment Rating Scale Revised Edition and the Early Childhood Environment Rating Scale Revised Edition. Questionnaires for principals and for teachers of the observed classes were also applied. The main results are: crèches and preschools average scores were in the basic level; the lowest scores received were related to Activities (crèche and preschool), Personal care routines (crèche), and Program structure (preschool); if changes were promoted in some of the institutions characteristics, those scores could be significantly improved
  • Qualidade na educação infantil: revisão de um estudo Brasileiro e recomendações Tema Em Destaque - Avaliação Da Qualidade Da Educação Infantil

    Kagan, Sharon Lynn

    Resumo em Português:

    A autora comenta evidências obtidas por pesquisa de avaliação da educação infantil no Brasil, relacionando-as ao debate sobre a qualidade dos serviços educacionais oferecidos às crianças pequenas em âmbito internacional. Refere-se a dados de inúmeros estudos realizados no exterior, os quais indicam que a boa qualidade dos programas de educação infantil impacta o desenvolvimento das crianças a longo prazo. Sugere que, para alcançar maiores níveis de qualidade, é necessário pensar a educação como um sistema constituído de duas partes principais: os programas de educação infantil e a infraestrutura para mantê-los

    Resumo em Inglês:

    The article presents the author's comments about a Brazilian early childhood education assessment research in relation to the international debate on quality early childhood provision. For that, the author brings to the discussion evidence from other international studies on the field which reinforce that high quality early childhood programs impact child development in a long run. It is also suggested that, in order to reach high levels of quality, it is necessary to conceive education for that age group as a two-folded system: early childhood education programs as well as the infrastructure needed to sustain the programs
  • O poder da pré-escola: evidências de um estudo longitudinal na Inglaterra Tema Em Destaque - Avaliação Da Qualidade Da Educação Infantil

    Taggart, Brenda; Sylva, Kathy; Melhuish, Edward; Sammons, Pam; Siraj-Blatchford, Iram

    Resumo em Português:

    No âmbito do debate de experiências de pesquisa sobre a qualidade dos serviços de educação infantil, este artigo documenta as duas primeiras fases de um estudo longitudinal financiado pelo Departamento de Educação do Reino Unido. O projeto Effective provision of pre-school and primary education, 1997-2008 é o maior estudo europeu sobre a eficácia da educação pré-escolar. Apresentam-se aqui objetivos, amostra, metodologia e os principais resultados da pesquisa sobre a educação pré-escolar, que destacam a importância da qualidade nas unidades de educação infantil e mostram como a boa qualidade é essencial e traz benefícios para as crianças da pré-escola aos 11 anos de idade

    Resumo em Inglês:

    In the discussion of research experience on the quality of early childhood educational services, this article documents the first two phases of a longitudinal study funded by United Kingdom Department of Education. The Effective provision of pre-school and primary 1997-2008 is the largest European study on the effectiveness of preschool education. The article describes its aims, the sample, methodology and key findings over the preschool period. It goes on to emphasize the importance of 'quality' in child care settings and how good quality is essential for the enduring benefits of pre-school up to age 11
  • Em busca da qualidade educacional na pré-escola: uma experiência mexicana Tema Em Destaque - Avaliação Da Qualidade Da Educação Infantil

    Myers, Robert

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é relatar um trabalho de elaboração e aplicação de instrumentos para avaliar a qualidade da educação pré-escolar em curso no México. Após breve apresentação do contexto do trabalho, descreve-se a trajetória seguida para desenvolver um instrumento que representa uma definição operacional de qualidade e uma metodologia que o incorpora à pesquisa e à avaliação. Apresentam-se a seguir exemplos da aplicação do instrumento em dois estudos e alguns de seus resultados, e finaliza-se com algumas conclusões e implicações para o planejamento de políticas públicas

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to acquaint the reader with on-going work in Mexico to create and apply instruments for evaluating the quality of preschool education. In the first section, the context for this work will be presented briefly. This is followed by a description of the process adopted to arrive at an instrument representing an operational definition of quality as well as a methodology that incorporates the instrument into research and evaluation. Application of the definition and methodology in two studies is offered, with a sampling of results. The paper closes with some conclusions and implications for policy and programming
  • Financiamento da educação infantil em seis capitais Brasileiras Tema Em Destaque - Avaliação Da Qualidade Da Educação Infantil

    Bassi, Marcos Edgar

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta os resultados de estudo sobre o atendimento e o financiamento da educação infantil municipal em seis capitais brasileiras realizado no âmbito da pesquisa Educação infantil no Brasil: avaliação qualitativa e quantitativa, desenvolvida pela Fundação Carlos Chagas em parceria com o Ministério da Educação e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Foram ouvidos gestores e técnicos das Secretarias de Educação dos municípios e analisados documentos sobre o atendimento de educação infantil, assim como relatórios e registros contábeis dos recursos aplicados na educação nos anos de 2007, 2008 e 2009. Complementarmente, foram consultados o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação e os dados estatísticos sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, disponíveis na internet na página eletrônica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Os dados e informações obtidos foram compilados e organizados em tabelas, gráficos e quadros comparativos e em indicadores de gasto por aluno/ano. O estudo evidenciou a diversidade na composição do atendimento e a existência de profundas desigualdades no financiamento da educação infantil nas seis capitais

    Resumo em Inglês:

    This article presents the findings of a study on early childhood education provision and funding in six Brazilian capitals, conducted within the scope of the research Early childhood education in Brazil: qualitative and quantitative assessment, developed by Fundação Carlos Chagas and supported by Ministry of Education and the Interamerican Development Bank. The Municipal Secretary of Education managers and technicians were interviewed, and documents about early childhood education provision as well as reports and accounting records of the expenses on education in 2007, 2008 and 2009 were analyzed. Additionally, the Information System for Public Funds for Education and the Fund for the Maintenance and Development of Basic Education data, available online at the National Fund for the Development of Education website, were accessed. Comparative tables, graphs and charts, as well as indicators of funds spent per student/year summarized the data and information obtained. The study revealed the diversity of Early Childhood Education provision and inequalities as far as the funding for little children's education were concerned in the six capitals
  • Qual o futuro da relação entre educação infantil e ensino obrigatório? Tema Em Destaque - Avaliação Da Qualidade Da Educação Infantil

    Moss, Peter

    Resumo em Português:

    A relação entre educação infantil e ensino obrigatório tem sido foco crescente de pesquisas e políticas, pois a frequência a ambas as etapas da educação cresce globalmente. O discurso da aprendizagem ao longo da vida enfatiza que a aprendizagem começa ao nascer, e o investimento nos primeiros anos de vida é cada vez mais considerado primordial, devido ao retorno positivo posterior na educação da criança. Após debater a conjuntura cultural e estrutural que contextualiza essa relação, este artigo considera quatro possibilidades de relação da pré-escola com a escolaridade primária: preparação para a escola; distanciamento; preparação da escola para receber a criança; e o vislumbre de uma possível convergência. Para encerrar, discute algumas questões críticas e argumenta que a relação entre a educação infantil e o ensino obrigatório não deveria se limitar aos primeiros anos escolares, pois uma solução plena requereria considerar o ensino secundário

    Resumo em Inglês:

    The relationship between early childhood education and care (ECEC) and compulsory schooling is the subject of increasing research and policy attention, as attendance at both grows globally, as the discourse of lifelong learning emphasises that learning begins at birth, and as investment in early childhood is increasingly advocated for the returns it brings in later education. Having discussed the structural and cultural framework that contextualises the relationship, the article considers four possible types of relationship: preparing the child for school, stand off, making the school ready for children, and the vision of a meeting place. It concludes with a discussion of some critical questions and of how the relationship between early childhood and compulsory school should not be confined only to the first few school grades: full resolution requires inclusion of secondary education
  • Novas solteiras: ecos do feminismo na mídia Brasileira Outros Temas

    Gonçalves, Eliane

    Resumo em Português:

    A proliferação de produtos culturais sobre as solteiras sugere uma preocupação internacional com o tema na contemporaneidade. A mídia brasileira também focaliza o fenômeno da nova solteira em sintonia com a literatura e filmografia sobre mulheres com mais de 30 anos, solteiras, moradoras das grandes cidades. A emergência da expressão "novas solteiras" remete ao ideário feminista de autonomia, liberdade e independência, em oposição à solteirona do passado. Neste artigo, analiso como as mulheres sós costumam ser retratadas em textos da mídia brasileira através de polarizações marcadas por gênero, idade e posição social e geográfica. Ressalto a utilização recorrente de informações validadas por vozes autorizadas de especialistas acadêmicos, sobretudo da área psi. Por fim, mostro como algumas matérias enfatizam a solidão e a transitoriedade do morar só, operando outras oposições marcadas por gênero

    Resumo em Inglês:

    The proliferation of cultural products on single women implies an international and contemporary concern about the issue. Brazilian media also draws attention to the new single woman attuned with the literature and filmography on singles over 30s, living in big cities. The emergency of the expression new single women, is rooted in the feminist ideas of autonomy, freedom and independency, opposed to the spinster of the past. In this paper I analyze how lone women are often portrayed in Brazilian media texts through gendered polarizations, age social and geographic position. I also point out the validation of information by academic specialists, mainly from the psych field. Finally, I show how some articles portray is way of life emphasizing loneliness and transiency, operating with other gender biased oppositios
  • Do Instituto de Educação à Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo Outros Temas

    Bontempi Jr, Bruno

    Resumo em Português:

    O artigo trata das relações pessoais e institucionais desencadeadas pelo ato de incorporação da Escola de Professores do extinto Instituto de Educação à Seção de Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Os episódios narrados concernem à divisão de funções e de status na unidade formada nessa incorporação, pelos quais se pretende mostrar que, para além dos argumentos racionais e das justificativas de ordem epistemológica, os cursos de Pedagogia e de Didática tiveram seus destinos definidos na configuração do campo devido a uma conjunção de fatores, tais como disputas internas pelo poder na universidade, interesses profissionais dos discentes, rivalidades entre as áreas do conhecimento e lutas por status. Sugere-se que a condição desses cursos, tidos como inferiores e até mesmo inúteis no recinto da universidade, guarda certa relação com os conflitos e acomodações alimentados por tais fatores

    Resumo em Inglês:

    This article deals with the personal and institutional relationships unleashed by the incorporation of the Teachers' Education School of the former Institute of Education into the Education Department of the Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras of the Universidade de São Paulo. The episodes reported concern the division of functions and status in the unit resulting from this incorporation, they show that, beyond the rational arguments and justifications of an epistemological nature, the Pedagogy and Didactics programs have been defined in the configuration of the field due to a conjunction of factors, such as internal disputes for power at the university, students' professional interests, rivalries between the fields of knowledge and struggles for status. It points out that the position of these programs, considered as being of lesser importance and even useless within the university, has a relationship with these conflicts and accommodations
  • Reuniões de pais na educação infantil: modos de gestão Outros Temas

    Garcia, Heloisa Helena Genovese de Oliveira; Macedo, Lino de

    Resumo em Português:

    O artigo discute a relação entre escolas e famílias no contexto da educação infantil por meio da análise de reuniões de pais. Fundamenta-se em um estudo de caso qualitativo sobre 11 reuniões, realizadas em duas escolas municipais de educação infantil paulistanas. Foram analisados os diferentes modos de gestão pelo professor, segundo três aspectos: forma (pauta), conteúdo (temas), dinâmica (relações entre professor e pais). Os resultados indicaram modos de gestão que dificultam a participação dos pais e descaracterizam os objetivos das reuniões: forma desorganizada e rígida; conteúdo burocrático e comportamental; dinâmica fragmentada e centralizada. Ao mesmo tempo, identificaram-se indicadores que favorecem a construção de uma relação mais cooperativa durante as reuniões, correspondentes aos modos de gestão: forma compartilhada, conteúdo educacional e dinâmica coletiva. Os autores destacam a necessidade de registro e de avaliação coletiva das reuniões de pais, visando à articulação com o projeto pedagógico, o currículo e a dimensão didática

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the relation between schools and families in the context of early childhood education through the analysis of parent teacher meetings. Case study of eleven meetings held in two public pre-schools of São Paulo city. The different ways of meeting management were analyzed according to three aspects: form (agenda of meeting), content (subject) and dynamics (relationship between teachers and parents). The results indicated ways of management that hindrance parents participation and affect the objective of the meeting: disorganized and rigid forms; bureaucratic content; fragmented and centralized dynamics. There were also identified indicators that favor the construction of a more cooperative relationship during the meetings: shared management; educational content and group dynamics. The authors outline the necessity of record the meetings and assess its connection with the pedagogical project, the curriculum and the didactic dimension
  • Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008) Outros Temas

    Nartins, Angela Maria; Silva, Vandré Gomes da

    Resumo em Português:

    Este artigo resulta de Estado da Arte que sistematizou a produção científica em torno do tema da gestão, da autonomia e do funcionamento de órgãos colegiados em escolas da educação básica, entre 2000 e 2008. O levantamento, contendo 753 fontes documentais, foi realizado com base no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em artigos de periódicos da área de ciências humanas e sociais e em anais de eventos. Após a sistematização das fontes em banco de dados, estas foram agrupadas em quatro categorias centrais. Neste texto, discutem-se os dados quantitativos provenientes dos três tipos de fontes e os focos de interesse das investigações. Procura-se identificar os desenhos metodológicos e os referenciais teóricos adotados por estudiosos de políticas educacionais quando focalizam o tema da gestão escolar

    Resumo em Inglês:

    This article results of the review of scientific production on the subject of management, autonomy and the operation of collegial organizations within basic school institutions between 2000 and 2008. The survey, was carried on the Capes dissertation database, on Human Sciences periodicasl and on the historical records of events. A database of 753 source documents grouped into four basic categories was constructed. This paper discusses the quantitative data from the three types of sources and the main concerns of the researches. It aims to identify the methodological designs and the theoretical references adopted by educational policy experts regarding school management
  • Quase-mercado oculto: disputa por escolas "comuns" no Rio de Janeiro Outros Temas

    Costa, Marcio da; Koslinski, Mariane Campelo

    Resumo em Português:

    O artigo aborda fenômeno pouco estudado no contexto brasileiro: a disputa por escolas públicas que não podem ser propriamente caracterizadas como de elite ou de excelência, mas que têm a reputação de escolas de boa qualidade. Apesar de pouco reconhecido na literatura, este é um fenômeno que se expressa mediante alguns dispositivos competitivos postos em ação tanto por famílias em busca de melhores oportunidades educacionais quanto pela burocracia educacional, os quais têm papel ativo no processo de escolha das escolas pelos pais e dos alunos pelas escolas. O fenômeno se articula à intrincada rede de hierarquias sociais marcada pela desigualdade de oportunidades na sociedade brasileira. O patrimônio de relações sociais disponível aos atores é fortemente mobilizado nos casos em que, diante de uma oferta escolar insatisfatória, a luta por uma melhor oportunidade ocupa lugar de destaque nas estratégias de muitos indivíduos e famílias

    Resumo em Inglês:

    The article focus on a phenomenon that is scarcely studied within the Brazilian context: the dispute for public schools that cannot be characterized as elite or excellence centers. However, these schools attained a good reputation as good quality schools. The phenomenon expresses itself, on one hand, through competitive arrangements made by families in search for the best educational opportunities. On the other hand, the school bureaucracy has an active role in the school choice of their students. It is intertwined with the network of social hierarchies and unequal opportunities in the Brazilian society. The asset of social relations available to the actors is heavily accessed in face of a poor offer of schools, the struggle for better opportunities takes a huge place within the strategy of many individuals and families
  • A linguagem oral como elemento integrante da brincadeira Outros Temas

    Costa, Dânia Monteiro Vieira; Gontijo, Cláudia Maria Mendes

    Resumo em Português:

    Este texto discute a importância da brincadeira infantil para o desenvolvimento da linguagem oral nas crianças. É o desdobramento de pesquisa que investigou o trabalho com a linguagem em uma instituição educativa infantil que atende crianças de 2 a 6 anos de idade. O estudo de caso utilizou como técnica de coleta dos dados a observação participante. Conclui que as crianças recriam, nas brincadeiras, situações vivenciadas nas diversas esferas de comunicação humana das quais participam e, portanto, que as brincadeiras são de natureza cultural. Acentua, ainda, a importância do trabalho colaborativo para o desenvolvimento infantil

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the importance of children's play in the development of oral language. It is the unfolding of a research whose aim was to assess language acquisition by 2 to 6 year-old children enrolled at an early childhood education institution. This case study uses participant observation as a data collection method. It concludes that, while playing, children recreate the situations they experience in the diverse spheres of human communication in which they take part and, therefore, their playing activities are cultural in nature. It further stresses the importance of collaborative work in child development
  • Dificuldades dos sistemas "fechados" e dilemas da formação na pós-graduação Destaque Editorial

    Paiva, Vanilda

    Resumo em Português:

    Este artigo trata da tendência hegemônica nos cursos de pós-graduação em áreas humanas ligadas à ação social/educativa no Brasil - na contramão da evolução mundial dos estudos ligados à relação entre educação e trabalho - a manter uma formação dominantemente marxista ortodoxa e uma orientação de caráter exegético. Dominam entre nós livros e autores que, após o boom marxista dos anos 1960/1970, praticamente desapareceram do cenário intelectual internacional. Em seu nome, qualquer conceito que não se encontre em tal literatura termina classificado como novilíngua - termo cuja origem condenava o stalinismo e que é reconvertido para denunciar aqueles que "parecem de esquerda" mas não passariam de "neoliberais". Termina-se, com isso, por restringir a liberdade de pensar, necessária à formação de verdadeiros intelectuais. Elimina-se a discussão metodológica, epistemológica, estatística e a pesquisa empírica, pelas quais as afirmações deixam de ser produto de uma atividade talmúdica e passam a apoiar-se na ida concreta ao campo

    Resumo em Inglês:

    This article deals with the prevailing trend observed in humanities graduate programs linked to social/educational areas in Brazil, which maintain a predominantly Marxist-orthodox approach as well as an exegetical orientation character. In this sense, the observed trend is contrary to the global development of studies, which focuses on the relationship between education and work. In Brazil, books and authors that after the boom years of the Marxist 1960/1970 virtually disappeared from the international intellectual scene, are still predominant. As a consequence, any concept that is not in such literature is classified as "newspeak", term that originally condemned Stalinism, but was converted in order to denounce those who "look left", but are, in fact, simply "neo-liberals". As a result, this situation ends up restricting the freedom to think, something indispensable to the formation of true intellectuals. Also, not only the methodological, epistemological and statistical discussions are eliminated, but the empirical research as well, conditions necessary for statements no longer be the product of a Talmudic activity, relying instead on concrete field work
  • Poranduba: roda de histórias indígenas Resenhas

    Luz, Narcimária Correia do Patrocínio
  • Arte Como Experiência Resenhas

    Reis, Magali; Bagolin, Luiz Armando
  • Travail et Rapports Sociaux de Sexe: Rencontres autour de Danièle Kergoat Resenhas

    Lombardi, Maria Rosa
  • Educação Comparada: Rotas de Além-Mar Resenhas

    Furlanetto, Ecleide Cunico
  • Jovens na Transição Escola-Trabalho: Tensões e Intenções Resenhas

    Zibas, Dagmar M. L.
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