O Brasil é um paraíso sexual - para quem?* * Versão modificada da comunicação apresentada na Mesa-Redonda “Prazer e perigo: 30 anos de debate”, durante o Seminário Internacional Repensando Gênero e Feminismos, em comemoração aos 20 anos do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/Unicamp, em 10 de setembro de 2014.

Júlio Assis Simões Sobre o autor

Resumo

A partir do confronto entre imagens contrastantes da brasilidade associadas à sexualidade, ensaio uma discussão sobre os sentidos teóricos e políticos mutáveis que podem assumir as reflexões sobre as conexões entre prazeres e perigos, no que diz respeito tanto ao feminismo quanto às questões de diversidade sexual e de gênero. Procuro explorar a tensão constante e produtiva entre esses ideais contraditórios como narrativas que têm eficácia na construção de compreensões e vivências sociais de gênero e sexualidade.

Gênero; Sexualidade; Desejo; Feminismos; Violência; Brasil

Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: cadpagu@unicamp.br