Acessibilidade / Reportar erro

O cuidado como elemento de sustentabilidade em situações de crise. Portugal entre o Estado providência e as relações interpessoais* * Este artigo resulta da investigação feita no âmbito do projecto O Cuidado como factor de sustentabilidade em contexto de crise” financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia FCT PTDC/CS-ANT/117259/2010, IR Antónia Pedroso de Lima. Faz também parte do trabalho no projecto do Centro em Rede de Investigação em Antropologia CRIA/ANT/04038/2013 e do Grupo de Investigação Governação, Política e Quotidiano. Agradeço aos colegas da equipa as discussões dos temas que aqui analisarei e em particular a Catarina Fróis que leu e comentou versões deste texto.

Resumo

Portugal atravessa uma situação de crise económica e social que fez aumentar a pressão sobre os serviços sociais. Confrontadas com a diminuição da capacidade dos sistemas estatais de cuidado continuarem a providenciar este apoio, as pessoas (re)tomam vias informais para lidar com o problema. Ao mostrar como as pessoas se integram em sistemas formais e informais de cuidado este artigo debate o modo como as práticas informais contribuem para enfrentar situações de crise (económica, pessoal ou politica) e, nesse sentido, são um factor de sustentabilidade.

Cuidado; Relações Interpessoais; Crise; Portugal; Sustentabilidade

Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: cadpagu@unicamp.br