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A senhora da casa ou a dona da casa? Construções sobre gênero e alimentação no Egito Antigo

The lady of the house or the housewife? Gender and nutrition in Ancient Egypt

Resumos

A proposta deste artigo é apresentar um breve histórico sobre a produção acadêmica relativa aos estudos da alimentação no Egito antigo, com suas articulações no campo de gênero. Egiptólogos investigaram as práticas alimentares desarticuladas dos estudos de gênero e do papel das mulheres, privilegiando a religião e os estudos funerários. No entanto, os estudos de gênero articularam a produção dos alimentos, o âmbito doméstico e o papel das mulheres na egiptologia. Descobertas arqueológicas e o desenvolvimento de uma atitude crítica por parte dos egiptólogos têm contribuído para desconstruir os modelos teóricos anacrônicos para as mulheres e as relações de gênero, bem como tirar a egiptologia do seu próprio isolamento.

Egito; Gênero; História das Mulheres; Historiografia


The purpose of this paper is to present a brief history of the academic studies on nutrition in ancient Egypt - and its relation with Gender Studies. Previous studies on eating habits by Egyptologists have disregarded the aspect of gender and the role of women, mainly focusing on religion and funerary practices. However, Gender Studies have articulated food production and the domestic role of women in Egypt. Archaeological discoveries and the development of a critical attitude by Egyptologists have contributed to deconstruct anachronistic theoretical models for women and gender relations as well as removed Egyptology from its own isolationism.

Egypt; Gender; Women's History; Historiography


DOSSIÊ: GÊNERO E ALIMENTAÇÃO

A senhora da casa ou a dona da casa? Construções sobre gênero e alimentação no Egito Antigo* * Gostaria de agradecer a Wanessa Asfora pela oportunidade de participar deste dossiê. Seu convite se transformou num desafio que permitiu alargar a pesquisa que venho desenvolvendo. Michele Escoura e Marisol Marini fizeram comentários e sugestões relevantes sobre a antropologia e o campo de gênero, demonstrando que a parceria entre as diferentes áreas não é utópica. E ao Prof. Dr. Antonio Brancaglion Jr., o agradecimento pela leitura sempre atenta, rigorosa e pela sua incondicional generosidade e inspiração.

The lady of the house or the housewife? Gender and nutrition in Ancient Egypt

Thais Rocha da Silva

Mestranda do Depto. de Letras Orientais, FFLCH-USP. thaistrds@gmail.com

RESUMO

A proposta deste artigo é apresentar um breve histórico sobre a produção acadêmica relativa aos estudos da alimentação no Egito antigo, com suas articulações no campo de gênero. Egiptólogos investigaram as práticas alimentares desarticuladas dos estudos de gênero e do papel das mulheres, privilegiando a religião e os estudos funerários. No entanto, os estudos de gênero articularam a produção dos alimentos, o âmbito doméstico e o papel das mulheres na egiptologia. Descobertas arqueológicas e o desenvolvimento de uma atitude crítica por parte dos egiptólogos têm contribuído para desconstruir os modelos teóricos anacrônicos para as mulheres e as relações de gênero, bem como tirar a egiptologia do seu próprio isolamento.

Palavras-chave: Egito, Gênero, História das Mulheres, Historiografia.

ABSTRACT

The purpose of this paper is to present a brief history of the academic studies on nutrition in ancient Egypt - and its relation with Gender Studies. Previous studies on eating habits by Egyptologists have disregarded the aspect of gender and the role of women, mainly focusing on religion and funerary practices. However, Gender Studies have articulated food production and the domestic role of women in Egypt. Archaeological discoveries and the development of a critical attitude by Egyptologists have contributed to deconstruct anachronistic theoretical models for women and gender relations as well as removed Egyptology from its own isolationism.

Key Words: Egypt, Gender, Women's History, Historiography.

Se você é afortunado e estabelece sua casa,

Seja gentil com sua esposa, de acordo com o que é justo.

Alimente-a bem, cubra com vestes suas costas

Unguentos são bálsamos para seu corpo

Rejubile seu coração todos os dias de sua vida

Pois ela é um campo fértil para seu senhor

Não a condene,

Mas a mantenha distante do poder, controle-a,

Pois seus olhos são rápidos e perspicazes

Observe-a (com cuidado).

Pois assim você fará com que ela permaneça em sua casa.

Se for severo com ela, haverá lágrimas.

Ela lhe oferece favores sexuais em troca de seus cuidados

E o que ela lhe pede é que seu desejo seja saciado

(Máximas de Ptah-Hotep apud Simpson, 2003:160).1 1 " If you are well-to-do and establish your household, Be gracious to your wife in accordance with what is fair.Feed her well, put clothes on her back; Ointment is the balm for her body. Rejoice her heart all the days of your life, For she is a profitable field for her lord. Do not condemn her,But keep her far away from power; control her, For her eye is quick and sharp.Watch her (carefully), For thus you will cause her to remain long in your house. If you are too strict with her, there will be tears. She offers sexual favors in return for her upkeep, And what she asks is that her desire be fulfilled". [tradução da autora]

Portanto, mais do que tentar provar o ponto com dados,

farei dados com ele (Strathern, 2004:XXI).2 2 " So rather than trying to prove the point with data,I shall make data with it". [tradução da autora]

O feminino e o alimento são dois dos elementos fundamentais para a garantia da existência do Egito. A ordem cósmica e do mundo material, a fertilidade dos campos, o ciclo de cheias do Nilo, enfim, todo ato criador se baseia na interação dos princípios masculino e feminino, através da criação constante. No entanto, essas concepções não podem ser observadas segundo o escopo dos modelos ocidentais, entendido aqui como judaico-cristão e atrelado ao mundo greco-romano.

Masculino e feminino não são categorias em oposição, mas forças complementares. O mito cosmogônico de Heliópolis indica a separação entre esses dois princípios que, seguida da interação sexual, dá início à criação. A existência de uma separação entre esses princípios não os coloca necessariamente em antagonismo. Eles podem existir separados, mas também em interação. A cosmogonia de Hermópolis, por outro lado, enfatiza a importância dos elementos em pares, dos quatro casais primordiais que garantiam o equilíbrio e a manutenção das coisas criadas. A ideia de uma hierarquia entre esses dois elementos não pode ser lida do mesmo modo que as feministas conceberam a relação entre homens e mulheres, tomado como universal.

As fontes egípcias apresentam uma série de exemplos que desconstroem nossas ideias em torno dessas dicotomias. Assim, os estudos de gênero no Egito possuem especificidades que precisam ser incluídas em pautas mais amplas, não contempladas pelas disciplinas que tradicionalmente se ocupam nem do gênero, nem do Egito. O desenvolvimento de uma arqueologia feminista nos anos 1990 colocou na ordem do dia o tema da mulher e de gênero a partir de fontes materiais, retirando o foco da epigrafia, da filologia e da literatura. Ao mesmo tempo, produziu um profundo revisionismo teórico-metodológico, o qual não foi adotado por toda a comunidade egiptológica. O isolamento de grande parte dos egiptólogos tem origens na formação da egiptologia ainda no século XIX, num contexto histórico em que a construção dos grandes impérios europeus se dava também na elaboração de um thelos civilizacional, vinculando os impérios do passado. O orientalismo3 3 Não pretendo cobrir aqui o amplo debate relativo ao orientalismo, do qual destaco além de Said (1990) Wallerstein (2007), Irwin, (2007), Hourani (1967). Tomo por orientalismo, na linha de Said, o resultado da pesquisa que fazem os orientalistas – como uma disciplina. Em segundo lugar, se trata de um estilo de pensamento, com características específicas que ressaltam o modo de pensar a diferença entre o "nós" e os "outros". Por último, se refere a uma instituição criada para lidar com o Oriente, uma maneira de preparar a dominação imperialista. De modo geral, estes autores não problematizam apenas a ideia em torno do Oriente, mas também de que modo se construiu a visão eurocêntrica. Nessa linha, em relação à arte egípcia, por exemplo, Parkinson (2008) afirma como as fontes materiais foram tratadas como exóticas, eróticas e feminilizadas. , a institucionalização da arqueologia e a criação dos grandes museus contribuíram para que o Egito fosse afastado das demais civilizações do mundo antigo para, seletivamente, ser reinserido na história da civilização ocidental.

No caso dos estudos sobre a alimentação, privilegiou-se por muitos anos a documentação funerária4 4 Apesar de grande parte da pesquisa na egiptologia se dar pela documentação funerária, preservada em condições climáticas favoráveis, a ideia de que os egípcios são uma sociedade ligada à morte é equivocada. Os egípcios desenvolveram um grande aparato funerário em sua história por entender que a morte não representava o fim da existência humana. Nas palavras do Prof. Martin, da UCL em Londres, eles são funerários, não funestos. , provocando pequenas distorções na interpretação da sociedade egípcia. Os estudos dos banquetes funerários, por exemplo, tomaram as cenas das tumbas como meras atividades cotidianas e negligenciaram por anos aspectos simbólicos ligados ao morto e à cerimônia (Brancaglion Jr., 1999:9). O desenvolvimento técnico na arqueologia permitiu que análises mais minuciosas fossem realizadas nas múmias, nos vestígios orgânicos de materiais cerâmicos e outros utensílios, potencializando a capacidade descritiva dos egiptólogos. Descobertas arqueológicas nos sítios de Deir el-Medina, Ilahun, Tel el-Amarna e outros favoreceram o uso de novas fontes (Redford, 2001), de técnicas etnográficas e da arqueologia experimental.

A papirologia, por outro lado, apesar da recuperação de muitos documentos oficiais (registros de templos, caravanas, pagamentos de impostos, contratos de casamento, de propriedade), e também em suportes mais "pessoais" como cartas e recibos, em papiros reciclados e óstracos, não chegou a oferecer subsídios para o campo da alimentação como o fez para os estudos do gênero.

O binômio alimentação-gênero, por outro lado, quando colocado no contexto egípcio, precisa ser devidamente situado em sua especificidade histórica e, sobretudo, metodológica. A grande pluralidade das fontes para os estudos da alimentação e das práticas alimentares é um complicador, sobretudo porque a pesquisa até então não se ocupou de todas as fontes disponíveis. Ao mesmo tempo, a observação de regularidades e permanências dos alimentos consumidos identificados na iconografia pode ser vista como um privilégio para pesquisas, numa sociedade que manteve certas tradições por um largo período de tempo. Não se pode assumir, por outro lado, que a sociedade egípcia foi a mesma por mais de 3000 anos de existência.

Desse modo, a proposta deste texto é evidenciar de que modo os saberes sobre o gênero se atrelaram aos estudos da alimentação, ou seja, de que maneira outras construções sociais sobre o trabalho doméstico e o feminino, sobretudo a ocidental contemporânea, uma vez acoplada aos estudos de gênero no Egito, subjugaram a análise das fontes, criando assim, o binômio gênero-alimentação. Esse artifício tem confundido muitos pesquisadores do gênero e limitado, ao mesmo tempo, o tema da alimentação, subordinando-o ao universo feminino. Para que isso se desfaça, é preciso primeiramente situar a egiptologia dentro das humanidades, a fim de identificar como seus saberes vêm se constituindo e, possivelmente, moldando as investigações. Num segundo momento, recuperar o histórico dos estudos de gênero sobre o Egito antigo permite identificar construções sobre as mulheres e gênero que, além de anacrônicas, são reveladoras de um desconhecimento sobre o debate em seus aspectos mais teóricos.

Há alguns aspectos da egiptologia que a colocam numa situação diferenciada. Na história do mundo antigo, o Egito foi a única civilização que vingou um nome próprio para a sua ciência, diferentemente dos estudos clássicos ou para os especialistas em "oriente antigo".5 5 Há outras áreas como a assiriologia, os estudos bíblicos, etc., mas essas denominações, mesmo na academia ainda têm características mais abrangentes, diferentemente do que ocorre com o Egito dos egiptólogos. É notável o paradoxo entre a popularidade que o Egito exerce e o isolamento teórico-metodológico da egiptologia, o que revela um duplo Orientalismo: o acadêmico que essencializa, taxonomiza, seleciona, verticaliza e isola; e outro, no imaginário popular, a consolidação do oriente misterioso, exótico, luxurioso (Said, 1990), quase uma projeção "inconsciente" do Ocidente (Kuberski, 1989). Essa operação coloca o Egito na história da civilização se essa for a história do ocidente6 6 Vale notar nos livros didáticos de História, ainda hoje, do Ensino Fundamental e Médio, em que o Egito é mencionado, em sua grande maioria, somente nos estudos do mundo antigo. Do mesmo modo, o conteúdo tratado ainda se constrói sobre seu exotismo: pirâmides, múmias, deuses com cabeças de animais e a sua "contribuição" para o mundo "ocidental". , sendo incluído como parte da experiência ocidental europeia (Said, 1990:13). O fato de estar lá não implica um afastamento, mas a legitimidade da apropriação.

O diálogo da egiptologia com outras áreas do conhecimento é recente e não homogêneo. Parte da explicação se deve à lista de requisitos necessários à formação dos egiptólogos, que inclui o conhecimento de línguas (antigas e modernas) e uma vasta cronologia recheada de fatos e regras deixando pouco tempo para teorias ou mesmo a auto-crítica disciplinar (Graves-Brown, 2008:XVIII). Parte dos egiptólogos ainda transita numa comunidade acadêmica bastante conservadora, de modo que parcerias teóricas com outras disciplinas ainda são vistas como "alternativas" e marginais.

O caso com a antropologia é um dos mais notáveis. Antropologia e egiptologia têm, a princípio, pressupostos muito distintos.7 7 Há outras correntes da antropologia que, do mesmo modo que os egiptólogos, privilegiam o particular. No entanto, é sobre a ideia de investigar um outro, que permitiu aos antropólogos desenvolverem uma metodologia particular, bem como toda uma discussão teórica, a qual impactou outras áreas das humanidades, sobretudo a pesquisa histórica. A primeira tende a privilegiar o método comparativo, associado a uma "observação participante", enquanto os egiptólogos, além de não terem o privilégio de conviver com seus nativos, se ocupam primordialmente de ressaltar a particularidade dos antigos egípcios frente às demais populações do Mediterrâneo (e mesmo da África). A comparação do Egito com outras sociedades do mundo antigo oferece quase sempre um exclusivismo orgulhoso. O exagero dessas incompatibilidades pode tornar visível o que Strathern chamou de fresh gaps8 8 "If at each juncture something more is generated than something more acts as a kind of "remainder", material that is left over, for it goes beyond the original answer to the question to encapsulate or subdivide the position (the question-answer set) by further questions requiring further answers. It opens fresh gaps in our understanding" (Strathern, 2004:XXII): "Se a cada conjuntura algo a mais é gerado, age como uma espécie de "resto", material que sobra, pois ultrapassa a resposta original à questão para encapsular ou subdividir a situação (o jogo pergunta-resposta) por outras questões que exigem novas respostas. Ele abre novas lacunas em nossa compreensão". [tradução da autora] (2004), dando espaço a novas perguntas. Com a crise pós-moderna dos anos 1980 e o exercício (quase interminável) de autocrítica metodológica, antropólogos permitiram um flerte maior com a egiptologia e novas questões sobre a relação passado-presente revigoraram as pesquisas (Meeks, 1979; Trigger, 1997; Strathern, 2004).

A constituição dos diversos saberes sobre o Egito, que transitam entre o erudito e o popular, não deixou de impactar/contaminar os estudos sobre as mulheres, gênero e sexualidade no Egito antigo. Apesar dos avanços da pesquisa acadêmica na década de 1970 e de parcerias bem sucedidas com a antropologia e a história das mentalidades (Pantel In: Duby e Perrot, 1990:592), gênero, sexualidade, e estudo sobre as mulheres, ainda são vistos sob um duplo exotismo.

Cabe notar que a coletânea de Georges Duby e Michelle Perrot sobre a história das mulheres no Ocidente exclui o Egito antigo. Para além da discussão se o Egito pertence ou não ao ocidente, chama a atenção que nem mesmo o Egito helenizado ou o romano sejam incluídos no texto. O foco privilegiado no mundo greco-romano, "clássico", reforça não apenas esse duplo exotismo, mas também os critérios e processos de seleção pelos quais (a história d)o Egito tem seu pertencimento autorizado no ocidente europeu.

Breve histórico sobre os estudos de gênero no Egito antigo

Apesar das muitas críticas, a egiptologia possui vantagens que precisam ser evidenciadas. É justamente pelo fato de ser uma disciplina tão particular que barrou muitos "ismos" das primeiras feministas, sobretudo ideias de uma opressão universal das mulheres, já que as fontes demonstram que as mulheres egípcias, por outro lado, tinham um estatuto legal diferenciado se comparadas às suas vizinhas do Mediterrâneo. Dito de outro modo, a egiptologia, através da filologia e da história da arte, mostrou que nem sempre os egípcios se encaixavam no que queriam as feministas (Graves-Brown, 2008:X).

O interesse dos egiptólogos sobre as mulheres e, posteriormente sobre o gênero só ocorre em meados da década de 1970. A pouca atenção dada ao tema no Egito se deve entre outras coisas, a uma identificação da sociedade ocidental com o mundo grego e romano, enquanto a região da Síria-Palestina, por outro lado, ganhou visibilidade graças aos estudos bíblicos. (O'Brien, 1999). É importante dizer que a despeito de diferenças entre franceses e o grupo anglo-americano na trajetória de pesquisas sobre mulheres e a relação entre os sexos, quando se trata do mundo antigo elas são pouco perceptíveis.

Foi a escola anglo-americana que explorou o tema das mulheres e das diferenças sexuais na linha das discussões de gênero. O curioso é que, paralelamente ao desenvolvimento do debate entre feministas e antropólogos nos anos 1980, a egiptologia se ausentava dele. Tal afastamento, se intencional ou não, colocou os estudos sobre mulheres, sexualidade e gênero no fim da fila de prioridades dos egiptólogos décadas depois. Falar desses temas passaria ser um "problema menor" dentro de assuntos "mais relevantes" sobre a sociedade egípcia.

A década de 1990 concentrou a produção acadêmica de língua inglesa com os trabalhos de Watterson (1991), Robins (1993), Tyldesley (1994, 1996, 1998), Sweeney (1993), Capel e Markoe (1997), Wilfong (1999), Lesko (1999), Roth (1999). Algumas com grande apelo popular, tais publicações privilegiaram a filologia e a história da arte, não chegando a ser tipicamente feministas, nem mesmo com quaisquer preocupações teóricas muito profundas. A questão parece ter ficado em torno de metodologias de modo a inserir novas descobertas arqueológicas da época. Fato é que esse período tratou o gênero como sinônimo de "mulheres", inclusive os que tratavam da sexualidade (O'Connor 1997; Robins 1996; Meskell, 1999 e 2000) confirmando os estereótipos das feministas ou mesmo dos primeiros egiptólogos.

O esforço de desnaturalizar as questões em torno das diferenças sexuais não deixou escapar alguns vieses. O Egito faraônico parece ter concentrado mais trabalhos em torno da sexualidade com uma abordagem foucaultiana evidente (Pinch 1983; Manniche 1987, de Araújo 1995, Meskell 1999, 2000; Toivari-Viitala 2001). Todavia, a análise ficou restrita à sexualidade feminina.

Uma das marcas da egiptologia sempre foi a presença dos estudos da religião, um enquadramento no qual as mulheres e gênero encontraram seu espaço de atenção em temas como a representação das deusas, a relação da realeza feminina com as divindades e mesmo a participação das mulheres nas atividades religiosas. Ainda no campo dos estudos das mulheres e do gênero, egiptólogos se dedicaram ao estudo de outras atividades das mulheres como as dançarinas, musicistas, amas, além dos espaços dedicados ao feminino, como os haréns.9 9 Não confundir com o harém árabe. O trabalho de Del Nord (1981) apresenta os principais problemas referentes ao termo hnr e suas diferentes interpretações. Além disso, existe uma série de estudos dedicados a temas clássicos que envolvem as mulheres, como fertilidade, nascimento, menstruação, cuidados com a casa, etc.

A arte egípcia se dedicou a estabelecer o status social da mulher, hierarquias de gênero e às características e formas de representação de homens e mulheres em esculturas e pinturas. No âmbito da literatura, o interesse dos pesquisadores se voltou sobretudo à capacidade de leitura e escrita das mulheres, o quanto elas tinham acesso a isso ou não quando comparadas aos homens.10 10 Acredita-se que não mais que 1% da sociedade egípcia tinha acesso à leitura e à escrita. No caso específico das mulheres, é provável que, entre as elites, parte delas soubesse ler, mas não escrever. Esse tema ainda é inconclusivo entre os pesquisadores e o debate está em aberto, como indicam Baines e Eyre, 1961, Sweeney, 2001, Verhoogt, 2009, Bagnall e Cribiore 2006, e mais especificamente sobre a educação das mulheres no período greco-romano, Cribiore, 2001.

As pesquisas no âmbito jurídico e econômico ficaram voltadas mais aos períodos tardios, em especial o helenístico. Neste período se observou uma mudança do estatuto das mulheres (e também dos homens) já que, apesar da administração territorial ser grega, muitas práticas nativas de períodos anteriores permaneceram. Os períodos grego e romano foram privilegiados pelos estudos de aspectos étnicos, jurídicos e o velho dilema continuidade-ruptura dos historiadores. A tradução crescente de papiros gregos e demóticos tem revelado outros aspectos da sociedade como a participação feminina na administração de bens, contratos de propriedade e casamento, divórcio, herança e disputas judiciais (Johnson, 1994, 1999, 2003, Pestman, 1961, Rowlandson, 1998, Robins, 1993, Toivari-Viitala, 1998).

Pesquisas a respeito da sexualidade masculina tendem a ressaltar a questão religiosa, com seus símbolos de fertilidade, como o caso do deus Min, além das metáforas em torno da virilidade do faraó, essencial para a manutenção da fertilidade do Egito. Nesse sentido, as referências sexuais e de fertilidade não são atributos exclusivos das mulheres ou das deusas. Os trabalhos em torno da homossexualidade masculina são raros (Parkinson 1995; Montserrat 1996; Dowson, 2008) enquanto a homossexualidade feminina é mencionada mais no período greco-romano (Fox, 1985; Toivari-Viitala, 2001; Wilfong 2002), mas ainda discretamente. De acordo com Parkinson (apud Graves-Brown, 2008), os estudos sobre as mulheres e de gênero parecem ter criado uma visão de masculinidade monolítica, oposta a uma feminilidade construída, contestada.

Os estudos do período ptolomaico têm se utilizado muito dos papiros, sobretudo os escritos em demótico, numa tentativa de sair do viés helenizante. Os trabalhos sobre as mulheres e gênero até os anos 1980 não se desvincularam dos modelos cunhados na historiografia sobre a Grécia Clássica. Nesse sentido, os pesquisadores ainda não resolveram o problema de homens e mulheres serem gregos e egípcios, simultanemante. As questões em torno da identidade e dos direitos ainda são o foco principal das investigações. O Egito romano seguiu a mesma linha, utilizando basicamente o mesmo tipo de fontes, enquanto no período cristão, foi dada importância à participação feminina nas primeiras comunidades e sua reclusão.

O Egito antigo lida com o mesmo problema de outras sociedades antigas: a documentação remanescente foi majoritariamente produzida por homens e a categoria "mulheres" não forma um grupo coeso e uniforme. Desse modo, os temas estudados são repetidos exaustivamente entre os autores. Rowlandson (1998), ao reunir fontes sobre mulheres no período greco-romano, por exemplo, elenca os mesmos assuntos tratados pelo período faraônico, vistos nos trabalhos de Waterson (1991), Robins (1993), Capel e Markoe (1997): casamento, cuidados com a casa, família, fertilidade, a participação ou exclusão da esfera pública de atividades, religião, etc. O esforço em mostrar que as mulheres egípcias não eram mulheres comuns e se diferenciavam de suas vizinhas não impediu que essas categorias de análise se cristalizassem em torno de um viés ainda dicotômico, feminista, como mostra o comentário elogioso ao trabalho de Barbara Waterson pelo History today: "A esfera doméstica é examinada... e o autor está ansioso para ver a vida fora da casa".11 11 "The domestic sphere is scrutinized.... and the author is also keen to look at life outside the home." [tradução da autora] Assim, os enquadramentos político, econômico e mesmo jurídico (também nos estudos da sexualidade) deram pouco espaço para outras percepções a respeito do gênero. O irônico é que os egiptólogos ligados ao tema do gênero são – quase involuntariamente – empurrados pelas suas fontes a (re)pensar suas categorias de análise e enquadramentos teórico-metodológicos.

Chama a atenção que algumas dessas publicações se deem ao trabalho de conceituar gênero no início das análises. Parece ainda ser prioridade dos autores "dar" às mulheres visibilidade, voz, espaço, e categorias como feminino, masculino, homens e mulheres se tornam assim, auto-evidentes, monolíticas. Assim, a história das mulheres se repete, mas travestida de gênero.

Questões em torno da alimentação

A historiografia sobre a alimentação por muitos anos privilegiou aspectos ligados à biologia. É preciso ir além do fato básico de que alimentar-se é simplesmente ingerir alimentos, mas ter em vista que as formas pelas quais a ingestão de alimentos é construída socialmente se articulam com outras formas de sociabilidade. As várias formas de comer passam pela divisão sexual do trabalho, de organizações de sistemas em torno do alimentar-se (banquete, rituais, etc.) e, mais ainda, pela linguagem. A história da alimentação deve, portanto, evidenciar o aspecto cultural, social das escolhas sobre o que, onde e como comer. Não se trata de separar a natureza da cultura, mas de entender, nas palavras de Sahlins, que as razões práticas se dão na relação com a cultura e que os significados culturais das ações estão para além de questões utilitárias ou práticas. Nessa linha, as evidências fornecidas pela sociedade egípcia corroboram para desnaturalizar algumas dessas abordagens mais tradicionais.

O aspecto nutricional ainda é predominante na produção acadêmica. A história das civilizações antigas ainda se preocupa em identificar os processos de domesticação de vegetais e animais, os mecanismos de desenvolvimento da agricultura, sobretudo no Oriente. As parcerias com a antropologia social são ainda irregulares e em pequeno número a ponto de impactar o campo, tendo deixado espaço livre para um viés mais economicista. Mesmo a história dos Annales, que inaugurou os estudos sobre o cotidiano, sobre as heranças, padrões alimentares, chegou de forma parcial ao mundo antigo. Em geral, a alimentação ainda serve à lista de apêndices e curiosidades, mas pouco se desdobra em outros níveis de investigação que articulem as multiplicidades da relação natureza e cultura, ou entre história e biologia.

Os estudos sobre a alimentação no Egito são escassos e se limitaram a descrições minuciosas dos tipos de alimento, dos seus simbolismos e de sua participação nos ritos religiosos (Darby et alii, 1977; Brescianni, 1998, Tallet, 2002). Quando inserida nos manuais de história do Egito, a alimentação aparece ligada ao cultivo dos campos, à produção dos alimentos, os festivais, banquetes (para os vivos e os mortos), mas não chega a ocupar o centro das análises (Hesse, Renfrew, 1995). As publicações tendem a se ocupar mais da dieta e de aspectos nutricionais dos alimentos do que das relações sociais em torno de sua produção e consumo. A grande exceção é o trabalho de Salima Ikram (1995) que, junto com a escola americana tem procurado relações com o Egito atual, privilegiando análises interdisciplinares, muito embasadas em pesquisas etnográficas e experimentais. O curioso é que, por muitos anos, o fato de a sociedade egípcia contradizer alguns "naturalismos" sobre a alimentação não parece ter despertado o interesse dos egiptólogos. Ao contrário, o exotismo ao qual o Egito era submetido deixou questões como a alimentação dos mortos, a substituição mágica dos alimentos pelas suas imagens, alimentos mumificados – e mesmo o grande número de papiros mágicos – apenas na superficialidade de um estranhamento orientalista. A boca, aqui como equipamento biológico, tende a naturalizar as práticas em torno da linguagem e da alimentação. A fala, depois materializada na escrita, era responsável pela criação do universo na cosmogonia menfita12 12 O deus Ptah criava o universo a partir das palavras proferidas por ele. Nessa concepção, as coisas criadas passavam a existir por terem um nome que as definia. Ver: Schaffer et alii (1991), Dunand, 1991. , portanto as ações em torno do falar e do comer estavam diretamente ligadas à ideia de manutenção da existência. Não por acaso, o determinativo de um homem levando à mão à boca é o mesmo para designar os verbos "falar" e "comer".


Arte e religião foram as duas áreas na egiptologia que se ocuparam da alimentação. Essa parceira ao mesmo tempo em que limitou muito as abordagens, se chocou com outras mais tradicionais, favorecendo o deslocamento das análises de um viés estritamente econômico ou tecnológico.

Muitos textos se referem à importância de se ter uma mesa farta e dos benefícios de comer bem. A escassez de comida era uma preocupação constante entre os egípcios, mas ao mesmo tempo os excessos eram combatidos. As máximas dão indícios de uma moral em torno dos hábitos alimentares, recriminando os excessos, como indicam os ensinamentos de Kagemni, do Médio Império:

A glutonaria é grosseira e censurável

Um copo de água aplaca a sede.

Um punhado de vegetais fortalece o coração.

(...)

É desprezível aquele cujo ventre continua cobiçando depois que passou a hora de comer:

Esquece-se daqueles que vivem na casa quando devoras (apud Tallet, 2002).

Outras máximas como as de Ptah-Hotep, Amenenhat, ensinam como se viver uma vida ideal, e de que modo bons hábitos à mesa podem contribuir para atingir esse objetivo (Parkinson, 2002; Simpson, 2003). Os contos egípcios, por outro lado, tendem a enfatizar mais a importância de uma refeição completa e de alguns produtos, como a cerveja e o pão13 13 É o caso de O camponês eloquente e Sinuhe. Ver Parkinson, 1991, 2002; Simpson, 2003. , mas também do aspecto simbólico de alguns alimentos e da relação deles com as divindades. Na literatura funerária, o Livro para sair à luz do Dia, conhecido popularmente como O Livro dos Mortos, previne o morto da privação da fome. A Fórmula para não comer excrementos e não beber urina no Reino dos Mortos (Cap. 53) permite que o morto tenha a sua disposição os alimentos dos deuses.

Parte significativa das informações sobre os alimentos está nos relevos das estelas e nas pinturas das tumbas. Nesse contexto, há poucas cenas que mostram como esses alimentos eram processados, mas a maioria se restringe a representações da comida. Não há indícios de receitas completas que tenham sobrevivido. Os poucos registros textuais de preparação de alguns alimentos se encontram nos papiros médicos, mas em geral eles também são combinados com outras práticas mágicas.

A oferta de alimentos aos mortos é uma atividade que vem desde a pré-história egípcia e era, a princípio, feita simplesmente com o depósito de comida e bebida na sepultura. Por volta de 2770 a.C., as oferendas se tornam refeições completas e se popularizaram, deixando de ser exclusividade dos reis. Com o passar do tempo, essas oferendas se complexificaram e incluíram outros equipamentos necessários à vida do morto, como móveis, objetos pessoais e os shabtis.14 14 Conhecidos também como ushabtis e shauabti eram pequenas estatuetas mumiformes que tinham como objetivo substituir magicamente o morto na realização de tarefas no mundo dos mortos. Ver Brancaglion Jr., 2004. As refeições, antes depositadas em lajes de pedra, passaram a ser substituídas magicamente pelas mesas de oferendas (htp) que traziam gravadas as imagens dos alimentos ofertados: pães, gansos, carnes, frutas, bolos, etc. e inscrições nas bordas com invocações aos deuses para prover o sustento do ká15 15 É o símbolo da força vital conservadora e alimentadora do ser. Encarna na estátua do morto depositada na tumba (Brancaglion Jr., 2004:129). do morto (Brancaglion Jr, 2004:22). A palavra htp significava "oferenda para o altar", mas também "paz", "satisfação" e "felicidade" (id.ib.).

Ainda no contexto funerário egípcio, o último rito feito no morto era a "Abertura da Boca", a fim de que suas faculdades físicas e mentais, momentaneamente interrompidas pela morte, fossem recuperadas. Essa cerimônia, podendo ser realizada na múmia, nas estátuas ou no caixão do morto, garantia o seu preparo para iniciar a viagem ao mundo dos mortos.

Um aspecto digno de nota na iconografia egípcia é a ausência de pessoas se alimentando. No caso das cenas de banquete nas tumbas, por exemplo, as pessoas são mostradas servidas de bebida ou comida, mas não consumindo os alimentos. As razões para isso ainda são debatidas e inconclusivas, e a historiografia parece se limitar ao fato de que a simples presença das imagens dos alimentos já era garantia da alimentação. O mesmo se dá nas cenas das estelas funerárias, onde as oferendas são depositadas diante dos deuses e do morto, mas nenhum deles as consomem.

As escavações recentes em Deir el-Medina abriram novas possibilidades de investigação, sobretudo pela obtenção, no mesmo contexto, de fontes textuais e materiais. O grande número de óstracos traduzidos nos últimos anos revelou uma nova organização social de atividades domésticas e daquelas relativas à produção de alimentos. Toivari-Viitala (2001) e Frandsen (2007) analisaram os óstracos que continham as listas de dispensa dos trabalhadores quando suas mulheres menstruavam. Parte da explicação sobre o motivo da dispensa se devia ao fato de que a tumba era o local associado ao renascimento. Há uma série de metáforas e associações entre a tumba e o útero, uma vez que o morto, ao ser colocado no sarcófago, retornava ao útero da deusa-céu Nut. Nesse contexto específico, há uma oposição entre o sangue menstrual e o nascimento: os trabalhadores em contato com as mulheres menstruadas poderiam, ao realizar as atividades nas tumbas, comprometer o potencial cósmico de fertilidade desse tipo de construção (Frandsen, 2007:103-104). Apesar das questões em torno do tabu e da "poluição" do sangue serem ainda tema de discussões entre os pesquisadores, graças a isso sabe-se que a produção de alimentos no ambiente doméstico não era exclusiva das mulheres.

As vilas de trabalhadores, apesar de talvez serem um contexto de exceção, portanto não representativo de toda a sociedade egípcia, oferecem uma gama significativa de evidências materiais. As estruturas de cozinhas, por exemplo, estão bastante preservadas e podem ser cotejadas com outras evidências iconográficas. Conhecidas em representações desde o Antigo Império, a cozinha de edifícios importantes, como templos e palácios, possuíam estrutura complexa, com uma hierarquia de funcionários (em geral homens) e atividades, como indica o Papiro de Leiden 348 (vol.10:4-5) com cervejeiros, padeiros, açougueiros, pasteleiros (doceiros), "diretor da casa da gordura de boi", degustadores de vinho, etc. (Brescianni, 1998:77). Nas casas mais simples, a cozinha ficava no telhado e, nas casas mais ricas, na área externa. Também havia cozinhas nos templos, que serviam como locais de socialização para pequenas vilas, como Deir el-Medina. Nesses locais, sabemos que a comida comunitária era preparada no próprio templo, graças à presença de vestígios arqueológicos como fornos e vestígios de fogo. A alimentação no Egito antigo, em suas distinções sociais, não chegou configurar um campo específico em torno da questão do gênero, como aconteceu em outros períodos históricos e locais. Ao contrário, é o gênero que tem inferido à alimentação juízos de valor importados de outras sociedades (sobretudo a ocidental contemporânea), submetendo os egípcios a uma hierarquia da divisão sexual do trabalho anacrônica. Do mesmo modo, a identificação direta de alguns alimentos (e sua produção) com homens e mulheres repete os equívocos de interpretação das fontes.

A senhora da casa vs. dona de casa

Não dê ordens à sua esposa em sua casa, quando você sabe de sua eficiência. Não fique dizendo a ela "Onde está isso? Traga para mim!"

Especialmente quando está no lugar onde deveria estar!16 16 "Don't boss your wife in her own house when you know she is efficient. Don't keep saying to her 'Where is it? Bring it to me!'" Especially when it is in the place where it ought to be!" [tradução da autora] (Instruções de Ani apud Watterson, 1991:13)

A sociedade egípcia parece ter sido baseada no lar conjugal. Todavia, o modo pelo qual as mulheres são descritas e as atitudes referentes ao seu papel na casa parecem, às vezes, contraditórios. A leitura das máximas, como as de Ankh-Sheshonq, Ani e Ptah-Hotep, confrontada com outras evidências literárias (contos e as poesias amorosas) mostra as mulheres oscilando entre a causa de todos os males e o motivo do equilíbrio e felicidade familiar.

Há, evidentemente, a construção de modelos de feminino, os quais determinam as atitudes da sociedade (não apenas dos homens) em relação às mulheres. Não é objetivo deste trabalho discorrer sobre tais percepções ou mesmo o status das mulheres no Egito, mas antes, identificar de que modo outras construções sociais sobre o trabalho doméstico e o feminino subjugaram a análise das fontes, articuladas aos temas da alimentação.

É preciso assumir aqui que as construções a respeito das mulheres (egípcias) determinaram a elaboração historiográfica (da egiptologia) do binômio gênero-alimentação. Dito de outro modo, as construções em torno do feminino e do papel das mulheres trazem em si o tema da alimentação como tautológico, "natural". Se retomarmos brevemente a discussão sobre a alimentação no Egito, veremos que o contrário não ocorre.

A associação do gênero à alimentação não se dá unicamente pela análise das fontes. Há uma tendência – não ultrapassada – nas ciências humanas, e não apenas na egiptologia, de confinar as mulheres (e o feminino) ao mesmo tipo de atividade: os cuidados com a casa e com os filhos. A esse tipo de leitura – anacrônica e vitoriana – subjaz a construção de dicotomias entre família e trabalho, público e privado que fixa os papéis de homens e mulheres de maneira ahistórica.

Graves-Brown (2008) demonstrou de que modo a egiptologia tomou emprestado o modelo feminista da opressão universal e a leitura claramente masculina (e moralista) das fontes, como por exemplo, a associação das dançarinas e musicistas com a prostituição. Trata-se, portanto, de um duplo reducionismo: o de restringir as mulheres ao campo de atividades reprodutoras, e a alimentação às mulheres.

O preparo do pão e da cerveja são casos interessantes para se observar essas distorções. Tal qual outras, esta era uma atividade compartilhada por homens e mulheres. Entretanto, os estudos encabeçados pelo gênero e pela história das mulheres enfocam mais a participação feminina na produção (moagem) do pão. Esse tipo de associação ignora, por exemplo, evidências em que a presença masculina na produção é predominante, como nos casos das maquetes do I Período Intermediário. Exposições sobre mulheres e gênero ganharam espaço nos grandes museus na década de 1990. Uma olhada rápida pelos temas elencados coloca a alimentação e o ambiente doméstico no topo da lista dos temas favoritos. Não se trata de dizer que as mulheres não tinham tais responsabilidades, mas antes, salientar quais são os pressupostos que determinam essas associações.

Homens e mulheres da elite costumavam ser identificados nas representações pelos seus títulos, o que lhes confere um caráter individual. Entre os outros membros da população, a identificação se restringe às suas atividades "profissionais". Nesse grupo, a lista de atividades realizadas por mulheres não é muito distinta daquelas executadas por homens, salvo a manufatura do linho. No Antigo Império, e menos nos períodos subsequentes, as mulheres são representadas separando grãos, embora não apareçam cortando o trigo. No Novo Império vemos com mais frequência mulheres atuando na colheita. Também são representadas confeccionando objetos de cerâmica, embora exista maiores evidências da participação dos homens. Além disso, as mulheres das camadas não privilegiadas poderiam ser dançarinas, musicistas, cantoras, carpideiras e servas. Paralelamente, os homens são apresentados em atividades como a caça, a pesca, o pastoreio, incluindo o parto dos animais e a extração de leite. Poucas cenas mostram as mulheres realizando atividades físicas, elas acompanham a caça, mas não caçam, aparecem segurando as armas ou animais de estimação.

A língua egípcia oferece ainda outros problemas para os estudos de gênero. Os termos designados tanto para mulheres (st, nbt pr, hmt, hnrwt, sbnt) como para homens são vagos. Não indicam propriamente uma "natureza" dos ideais masculino e feminino, mas títulos, ou seja, suas ações e status sociais.

O título feminino mais frequentemente apropriado pela historiografia é nbt pr, "a senhora da casa". O título parece se referir mais às mulheres casadas, e há referências contínuas de seu uso desde o Médio Império até o Período Ptolomaico. De modo geral, nbt pr indica uma posição social elevada, também a ideia de uma esposa legítima (num casamento válido), que provê herdeiros. Um outro uso é para se referir a uma mulher idosa, independente, capaz de manter sua casa. De modo geral, nbt pr circunscreve a mulher no espaço da casa, conferindo-lhe o domínio do lar e das atividades domésticas (Toivari-Viitala, 2001).

É importante notar que o uso dos títulos (por homens e mulheres) não é o mesmo durante a história egípcia. Sua apropriação pelos egiptólogos não contemplou seu uso como um recurso retórico, na representação de uma situação idealizada. Ao contrário, foi tomado como o reflexo de uma situação cotidiana. Toivari-Viitala (2001:15-16) chama a atenção de que nbt pr é um termo que se refere às mulheres casadas como um status na casa, sem qualquer referência ao marido, ou seja, o título é uma designação da mulher nos seus direitos individuais.17 17 Não pretendo discutir aqui a noção de indivíduo no Egito, distinta em diferentes períodos. Os pesquisadores hoje tendem a tratar desse tema na linha da auto-representação, já que grande parte dos documentos sobre os antigos egípcios enfatizam essa prática, conhecida antes como autobiografia, sobretudo pelo contexto funerário. Escrever seus méritos e qualidades tinha a propriedade (mágica) de eternizar esses atributos, fazendo com que o indivíduo fosse merecedor de uma vida eterna e feliz. Isso permitiu identificar outras nuanças na concepção de indivíduo. Para isso, ver Frood (2007), Nyord (2009). É evidente pelas fontes escritas e materiais que o casamento é um meio de socialização de homens e mulheres (Allam, 1981; Eyre, 1984, 2007; Johnson, 1994, 1999, 2003; Gee, 2008), um ideal social, em que os indivíduos adquirem um status privilegiado no grupo. No caso do termo nbt pr, o papel e o status da mulher são garantidos através do casamento, mas não ficam limitados a ele.

No caso das elites, cuja documentação é mais abundante, sabemos que mulheres poderiam elevar o status social de seus maridos. Embora as mulheres não ocupassem cargos ligados ao aparelho burocrático do Estado egípcio, suas atividades nos templos eram conhecidas. Do mesmo modo, tinham a possibilidade de gerir os bens familiares, como compra e venda de propriedades, supervisão do gado e das atividades comerciais. Assim, nbt pr tem outras nuanças que transpõem os limites da casa, vista aqui como uma unidade familiar nuclear.

Sem um grupo de servos que executasse o trabalho, homens e mulheres da elite teriam que se reorganizar para garantir a manutenção da casa. O ponto, entretanto, é outro. Não se trata de buscar simplesmente as atividades de homens e mulheres ou os seus papéis sociais. Apesar de uma extensa bibliografia sobre o tema, não se avançou muito nas propostas interpretativas. O ostracismo ao qual foram submetidos os estudos de gênero pelos egiptólogos recentemente indica que os pesquisadores ainda não se deram conta da necessidade de transpor descrições. É preciso analisar as metáforas pelas quais gênero e suas relações são constituídas, tendo em vista a particularidade da relação da escrita com a arte. Nesse sentido, tudo o que está representado pela "arte egípcia" pode ser lido. Ademais, o conhecimento sobre a língua, apesar de verticalizado, é impreciso para alguns termos e a compreensão de expressões metafóricas.

Assim, o binômio gênero-alimentação corre o risco de cair nas mãos de uma historiografia excessivamente engajada e colocar homens e mulheres numa situação de igualdade que se remete às lutas políticas e econômicas do mundo contemporâneo. Os estudos de gênero no Egito servem, nesse caso, como a "prova cabal" de que as mulheres poderiam e podem estar numa situação, senão igual, superior a dos homens. O esvaziamento da historicidade das fontes pelo engajamento político abre espaço para a marginalização do campo e colabora para que a egiptologia continue isolada das outras áreas.

O lado oposto dessa radicalização é submeter as mulheres egípcias aos mesmos modelos teóricos que nortearam a pesquisa no mundo clássico. O modelo ático, do oikos e da reclusão feminina, liderou a produção historiográfica por muitos anos. Esse modelo, quando aplicado ao Egito, tende a transformar a "senhora da casa" na "dona de casa", confundindo a observação de contextos específicos e trazendo conclusões distorcidas. Mesmo nos estudos sobre as mulheres e o gênero no mundo grego, foi predominante a análise pelo viés da documentação ateniense, generalizada como grega e, nesse sentido, com referências diretas a um processo de identificação com o universo burguês da família do século XIX.

Deste modo, não se trata de negligenciar a importância da "senhora da casa" e dos seus múltiplos significados para os estudos tanto de gênero, como da alimentação. Trata-se sim de explicitar os modelos teóricos pelos quais essa expressão transitou até então e constituiu a relação alimento-feminino. Assim, se nbt pr indica uma posição específica das mulheres da elite, através do casamento, é preciso primeiramente entender de que modo esses atributos e privilégios são corporificados e, posteriormente, elencar os parâmetros pelos quais esses mesmos atributos e privilégios são escolhidos. Mais do que saber o que as mulheres faziam ou estavam autorizadas a fazer, a ideia da "senhora da casa" revela múltiplos níveis da alimentação e de gênero e de que modo eles se articulam como categorias criadas dentro do conjunto de valores egípcios.

O fato de que os estudos sobre a alimentação, quando desarticulados do tema do gênero, sejam meramente descritivos sinaliza o potencial que as pesquisas de gênero têm no mundo egípcio. Na medida em que clarificam metáforas da relação natureza e cultura, pela constituição de significados sobre o masculino e o feminino nessa sociedade, podem se tornar instrumentos importantes na articulação de outras metáforas em torno do mesmo eixo.

É preciso que os egiptólogos reconheçam-se como agentes na produção do conhecimento sobre as relações de gênero, deixando simplesmente a posição de importadores de teorias. Se a egiptologia souber historicizar sua produção acadêmica e potencializar os aspectos positivos de seu isolamento até então, sem perder-se na autossuficiência, é possível que as ciências humanas do século XXI se vejam em débito com a habilidade egípcia de conciliar o que parece aos nossos olhos, inconciliável.

Recebido para publicação em 15 de fevereiro de 2012, aceito em 05 de março de 2012.

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  • __________. Nefertiti Egypt's Sun Queen London, Penguin, 1998.
  • Verhoogt, Arthur. Dictating Letters in Greek and Roman Egypt from a Comparative Perspective Michigan, 2009.
  • Wallerstein, Immanuel. O universalismo europeu, a retórica do poder São Paulo, Boitempo, 2007.
  • Waterson, Barbara. Women in Ancient Egypt New York, St. Martin's, 1991.
  • Wilfong, Terry G. Menstrual synchrony and the 'place of women" in ancient Egypt (Hieratic ostracon Oriental Institute Museum 13512). In: Teeter, Emily (ed). Gold of praise: studies in honour of Edward F. Wente Chicago, 1999, pp.419-34.
  • __________. Friendship and physical desire: the discourse of female homoeroticism in fifth century CE Egypt. In: Rabonowitz, Nancy S. (ed.) Among women: from the homosocial to the homoerotic in the Ancient World Austin, Texas, 2002.
  • *
    Gostaria de agradecer a Wanessa Asfora pela oportunidade de participar deste dossiê. Seu convite se transformou num desafio que permitiu alargar a pesquisa que venho desenvolvendo. Michele Escoura e Marisol Marini fizeram comentários e sugestões relevantes sobre a antropologia e o campo de gênero, demonstrando que a parceria entre as diferentes áreas não é utópica. E ao Prof. Dr. Antonio Brancaglion Jr., o agradecimento pela leitura sempre atenta, rigorosa e pela sua incondicional generosidade e inspiração.
  • 1
    "
    If you are well-to-do and establish your household, Be gracious to your wife in accordance with what is fair.Feed her well, put clothes on her back; Ointment is the balm for her body. Rejoice her heart all the days of your life, For she is a profitable field for her lord. Do not condemn her,But keep her far away from power; control her, For her eye is quick and sharp.Watch her (carefully), For thus you will cause her to remain long in your house. If you are too strict with her, there will be tears. She offers sexual favors in return for her upkeep, And what she asks is that her desire be fulfilled".
  • 2
    "
    So rather than trying to prove the point with data,I shall make data with it".
  • 3
    Não pretendo cobrir aqui o amplo debate relativo ao orientalismo, do qual destaco além de Said (1990) Wallerstein (2007), Irwin, (2007), Hourani (1967). Tomo por orientalismo, na linha de Said, o resultado da pesquisa que fazem os orientalistas – como uma disciplina. Em segundo lugar, se trata de um estilo de pensamento, com características específicas que ressaltam o modo de pensar a diferença entre o "nós" e os "outros". Por último, se refere a uma instituição criada para lidar com o Oriente, uma maneira de preparar a dominação imperialista. De modo geral, estes autores não problematizam apenas a ideia em torno do Oriente, mas também de que modo se construiu a visão eurocêntrica. Nessa linha, em relação à arte egípcia, por exemplo, Parkinson (2008) afirma como as fontes materiais foram tratadas como exóticas, eróticas e feminilizadas.
  • 4
    Apesar de grande parte da pesquisa na egiptologia se dar pela documentação funerária, preservada em condições climáticas favoráveis, a ideia de que os egípcios são uma sociedade ligada à morte é equivocada. Os egípcios desenvolveram um grande aparato funerário em sua história por entender que a morte não representava o fim da existência humana. Nas palavras do Prof. Martin, da UCL em Londres, eles são funerários, não funestos.
  • 5
    Há outras áreas como a assiriologia, os estudos bíblicos, etc., mas essas denominações, mesmo na academia ainda têm características mais abrangentes, diferentemente do que ocorre com o Egito dos egiptólogos.
  • 6
    Vale notar nos livros didáticos de História, ainda hoje, do Ensino Fundamental e Médio, em que o Egito é mencionado, em sua grande maioria, somente nos estudos do mundo antigo. Do mesmo modo, o conteúdo tratado ainda se constrói sobre seu exotismo: pirâmides, múmias, deuses com cabeças de animais e a sua "contribuição" para o mundo "ocidental".
  • 7
    Há outras correntes da antropologia que, do mesmo modo que os egiptólogos, privilegiam o particular. No entanto, é sobre a ideia de investigar um outro, que permitiu aos antropólogos desenvolverem uma metodologia particular, bem como toda uma discussão teórica, a qual impactou outras áreas das humanidades, sobretudo a pesquisa histórica.
  • 8
    "If at each juncture something more is generated than something more acts as a kind of "remainder", material that is left over, for it goes beyond the original answer to the question to encapsulate or subdivide the position (the question-answer set) by further questions requiring further answers. It opens fresh gaps in our understanding" (Strathern, 2004:XXII): "Se a cada conjuntura algo a mais é gerado, age como uma espécie de "resto", material que sobra, pois ultrapassa a resposta original à questão para encapsular ou subdividir a situação (o jogo pergunta-resposta) por outras questões que exigem novas respostas. Ele abre novas lacunas em nossa compreensão". [tradução da autora]
  • 9
    Não confundir com o harém árabe. O trabalho de Del Nord (1981) apresenta os principais problemas referentes ao termo hnr e suas diferentes interpretações.
  • 10
    Acredita-se que não mais que 1% da sociedade egípcia tinha acesso à leitura e à escrita. No caso específico das mulheres, é provável que, entre as elites, parte delas soubesse ler, mas não escrever. Esse tema ainda é inconclusivo entre os pesquisadores e o debate está em aberto, como indicam Baines e Eyre, 1961, Sweeney, 2001, Verhoogt, 2009, Bagnall e Cribiore 2006, e mais especificamente sobre a educação das mulheres no período greco-romano, Cribiore, 2001.
  • 11
    "The domestic sphere is scrutinized.... and the author is also keen to look at life outside the home." [tradução da autora]
  • 12
    O deus Ptah criava o universo a partir das palavras proferidas por ele. Nessa concepção, as coisas criadas passavam a existir por terem um nome que as definia. Ver: Schaffer
    et alii (1991), Dunand, 1991.
  • 13
    É o caso de O camponês eloquente e Sinuhe. Ver Parkinson, 1991, 2002; Simpson, 2003.
  • 14
    Conhecidos também como ushabtis e shauabti eram pequenas estatuetas mumiformes que tinham como objetivo substituir magicamente o morto na realização de tarefas no mundo dos mortos. Ver Brancaglion Jr., 2004.
  • 15
    É o símbolo da força vital conservadora e alimentadora do ser. Encarna na estátua do morto depositada na tumba (Brancaglion Jr., 2004:129).
  • 16
    "Don't boss your wife in her own house when you know she is efficient. Don't keep saying to her 'Where is it? Bring it to me!'" Especially when it is in the place where it ought to be!" [tradução da autora]
  • 17
    Não pretendo discutir aqui a noção de indivíduo no Egito, distinta em diferentes períodos. Os pesquisadores hoje tendem a tratar desse tema na linha da auto-representação, já que grande parte dos documentos sobre os antigos egípcios enfatizam essa prática, conhecida antes como autobiografia, sobretudo pelo contexto funerário. Escrever seus méritos e qualidades tinha a propriedade (mágica) de eternizar esses atributos, fazendo com que o indivíduo fosse merecedor de uma vida eterna e feliz. Isso permitiu identificar outras nuanças na concepção de indivíduo. Para isso, ver Frood (2007), Nyord (2009).
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      22 Nov 2012
    • Data do Fascículo
      Dez 2012

    Histórico

    • Recebido
      15 Fev 2012
    • Aceito
      05 Mar 2012
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