Acessibilidade / Reportar erro

Entre "reais" e "virtuais": noções sobre risco e verdade em um clube brasileiro para crossdressers* * Agradeço a Paula Andrews por informações sobre o início e história do clube, assim como por diversas informações acerca do período que antecedeu à organização deste. Patricia Din também foi fundamental no levantamento dessas informações. Agradeço também à Debbi pelas informações mais pontuais acerca da história da formação do clube.

Between "real" and "virtual": notions of truth and risk in a Brazilian club for crossdressers

Proponho analisar a partir das noções de "real" e "virtual" como se constrói a hierarquia dentre associadas em um clube brasileiro para crossdressers, que se organiza a partir da internet, e o quanto elas impactam as negociações e relações sociais para dentro e para fora do clube na produção de "crossdressers de verdade". Também busco entender em que medida se constroem lugares diferenciados para as associadas, pautadas nas noções sociológicas de gênero, sexualidade, estigma e senioridade.

Internet; Gênero; Cross-Dressing; Sociabilidade


Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: cadpagu@unicamp.br