Acessibilidade / Reportar erro

O Destino das Mulheres e de sua Carne: regulação de gênero e o Estado em Moçambique* * A pesquisa em Moçambique foi apoiada pelo CNPq, por meio dos editais MCT/CNPq/SPM-PR/MDA nº 57/2008 e MCT/CNPq nº 03/2009. Agradeço a Brazão Catopola, pelo apoio no campo em Maputo, e a Sandra Chirinza, Abel Pemba e Alberto Calbe pela preciosa ajuda no Arquivo Histórico de Moçambique. Durante todo o processo de pesquisa, o apoio, as sugestões e críticas de Omar Ribeiro Thomaz, Teresa Cruz e Silva, Isabel Casimiro, Hector Guerra Hernandez, Marta Jardim e Valdemir Zamparoni foram fundamentais. Nenhum deles tem, entretanto, quaisquer responsabilidades sobre eventuais erros ou omissões.

The Destiny of Women and Their FleshGender Regulation and the State in Mozambique

Resumo

Neste artigo, busco discutir a continuada produção/regulação da mulher, de seu corpo e das relações de gênero e parentesco no contexto da transição pós-colonial em Moçambique, a partir de: 1) documentação encontrada no Fundo "Direção de Serviços de Negócios Indígenas", do Arquivo Histórico de Moçambique (AHM) e que se refere ao conturbado processo de elaboração dos Códigos Penal e Civil dos Indígenas de Moçambique, decorrido entre 1941 e 1946; e 2) documentos oficiais da FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) e artigos publicados na revista Justiça Popular, "Boletim do Ministério da Justiça" da República Popular de Moçambique, entre 1980 e 1987.

Palavras-chave:
Mocambique; FRELIMO; Genero; Indigenato

Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: cadpagu@unicamp.br