Apresentação

Apresentação

"Sexualidades disparatadas", termo emprestado de Michel Foucault, nomeia o dossiê organizado por Richard Miskolci e Júlio Assis Simões e abre esta edição dos cadernos pagu. Vale ressaltar o esforço empreendido pelos organizadores. Apesar da existência de trabalhos pioneiros no Brasil nas décadas de 70 e 80, que marcaram o campo de estudos sobre sexualidades dissidentes e são referências até hoje, durante muito tempo, a temática esteve longe de ser aceita nas ciências humanas. Em estreito diálogo com as questões levantadas no dossiê, Beatriz Preciado, entrevistada por Jesús Carrillo, explora o termo queer, desestabilizando seu significado corrente –maricón, bollera, raro –, que remete a "desvio sexual". A discussão abre vias para pensar como transformar a idéia de "bizarro" em maneiras múltiplas de querer, quereres.

A seção "artigos" inicia com o texto de Alessandra El Far, analisando "romances para homens" produzidos entre o final do século XIX e início do XX, cujos enredos, segundo a autora, além de expressarem fantasias e desejos, também tratavam de questões sociais e políticas. Fantasias e desejos também estão presentes no artigo de Bernadete Beserra, ao analisar como brasileiras em Los Angeles lidam com a exotização de suas imagens. Apesar de essas imagens terem sido produzidas por olhares estrangeiros, desde o tempo de Carmem Miranda, e alimentadas e recriadas pelos nacionais, a autora mostra que há espaço para negociações com outros conteúdos. Petrônio Domingues, em seu artigo, analisa a pouco conhecida participação das mulheres na Frente Negra Brasileira e no jornal A Voz da Raça.

As resenhas de Joana Maria Pedro, Marta Jardim e Luiz Gustavo Freitas Rossi convidam à leitura de livros recentes no Brasil e no exterior.

Comitê Editorial

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Jul 2007
  • Data do Fascículo
    Jun 2007
Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: cadpagu@unicamp.br