Negociando com os leitores: o "novo" e o "antigo" homem nos editoriais da revista Men's Health* * Recebido para publicação em 9 de janeiro de 2013, aceito em 18 de março de 2013. Este artigo originou-se da pesquisa “Sexualidade, corpo e saúde masculinos: transformações e permanências nos discursos de homens e da revista Men’s Health”, desenvolvida durante o curso de doutorado no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Agradeço à CAPES pela bolsa de estágio de Doutorado PDEE e ao Prof. Dr. Miguel Vale de Almeida, pela coorientação durante a bolsa.

Dealing with readers: The "new" and "old" man in the editorial of the magazine Men's Health

Cláudia Regina Ribeiro Jane Russo Sobre os autores

Este artigo, norteado pelos conceitos de gênero, masculinidades e sexualidade, analisa os discursos de editoriais da revista Men's Health.Identificamos nesses discursos marcas claras de valorização e defesa de novas formas de ser masculino e uma flagrante desvalorização do que chamamos de masculinidade tradicional. Consideramos que essas marcas revelam a necessidade de convencimento dos leitores, ou uma negociação de sentidos, para que esses homens adotem os padrões sugeridos pela revista sem o temor de colocarem em dúvida a sua heterossexualidade.

Masculinidades; Sexualidade; Novo homem; Revista Men's Health


Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: cadpagu@unicamp.br