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Cadernos Pagu, Número: 26, Publicado: 2006
  • Apresentação

  • Da circulação de crianças à adoção internacional: questões de pertencimento e posse Dossiê: Repensando A Infância

    Fonseca, Claudia

    Resumo em Português:

    Nesse artigo, examino uma prática local - a circulação de crianças em bairros populares de uma grande cidade brasileira - à luz do contexto mais amplo que inclui a adoção nacional e internacional. Inicio com a descrição etnográfica de redes de ajuda mútua e valores familiares de duas mulheres que, por causa de extrema miséria, confiaram seus filhos aos cuidados de outrem. Procuro entender como essas mulheres significam a "circulação" de suas crianças e, num segundo momento, pergunto se, no seu entendimento, as leis regendo a adoção legal seriam inteligíveis. Finalmente, teço uma curta reflexão sobre discursos encontrados entre europeus e norte-americanos que recorrem à adoção, questionando a aplicação diferencial desses discursos no âmbito internacional.

    Resumo em Inglês:

    In this article, I examine a local practice - the circulation of children in working-class neighborhoods of a large Brazilian city - by situating it within a wider context which includes national and international adoption. I begin with the ethnographic description on mutual help networks and family-related values of two poverty-stricken women who have given their children to be raised by others. I then seek to understand the place child placement holds in the life experience of these women, and, by extension, the way laws governing legal adoption connect with their way of seeing the process. Finally, in the light of this ethnographic material on "child donors", I weave a short reflection on discourses held by Europeans and North Americans on adoption, questioning the particular way these discourses filter through to and operate on the international arena.
  • "Traficos fronterizos": introducción a la problemática de la adopción de niños en Misiones, Argentina

    Tarducci, Mónica

    Resumo em Espanhol:

    Misiones, la provincia del nordeste argentino, ha sido historicamente el "paraíso de las adopciones" por la rapidez y la facilidad legal de la guarda pre-adoptiva, la oferta numerosa de niños y su apreciado color de piel, propio de la poblacion del este de Europa que colonizó el territorio. En los últimos años se habla de "venta de niños" a familias extranjeras, lo que constituiría tráfico de personas ya que la ley impide la adopción internacional. Analizaremos en el articulo las consecuencias que esas denuncias tienen en la vida de las personas que viven allí.

    Resumo em Inglês:

    Misiones, in the Northestern Argentinian border, is "the paradise of adoptions", because there it's very easy the adoption proceedings, there are many poor children and, the flow of Central European immigrants means that these children are white. Mass Media and NGO's report "children for sale" to foreigner families. International Adoption is prohibited in Argentine. This article analyze the consequences of these reports in the lives of people of Misiones.
  • Era uma vez... Esta pode ser a sua história Dossiê: Repensando A Infância

    Vieira, Joice Melo

    Resumo em Português:

    O propósito desse artigo é analisar como a adoção é retratada em alguns livros infantis. O texto literário é considerado como um importante documento etnográfico capaz de esclarecer elementos culturais presentes na maneira como as pessoas vivem e pensam a adoção de crianças. Qual ideal de família permeia o imaginário social do qual esses livros são ao mesmo tempo produto e agente de difusão/reprodução? Textos e ilustrações presentes nesses livros receberam igual atenção e constatou-se que as histórias obedecem a uma mesma estrutura básica, que reveste a adoção de uma atmosfera idealizada de afetividade, aceitação e ausência de conflitos.

    Resumo em Inglês:

    The objetive of that paper is to analise how the adoption is retracted in same books for children. The literary text is considered as an important etnographic document qualified for to clear cultural elements presents in way how the people live and think the children's adoption. What family's ideal permeates social imaginary, as those books are at one time product and agent of difusion/repruduction? Texts and pictures pesents in those books received even attention. Verified that the histories have same basec struture. Adoption is reported submerged at ideal atmosphere of affection, acceptation and no conflict.
  • A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas Dossiê: Repensando A Infância

    Perosa, Graziela Serroni

    Resumo em Português:

    Este artigo discute a relação entre educação e estratificação social por meio do estudo de uma escola confessional feminina privada, voltada para atender famílias de alta renda na cidade de São Paulo, por volta de 1960. Interroga-se as modalidades de participação da escola na produção de disposições corporais e habilidades sociais específicas, evidenciando-se de que maneira processos de escolarização podem estar na base da aprendizagem de diferenças de classe e gênero. Os procedimentos metodológicos incluíram questionários, entrevistas com ex-alunas, diretoras e ex-professoras, análise de fotografias dos ambientes e do cotidiano escolar. Os resultados sugerem que o exame das modalidades de escolarização é particularmente eficaz para a compreensão dos processos de diferenciação social nas sociedades contemporâneas.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the relation between education and social stratification by means of a confessional private school for girls, targeting high-income families in the city of São Paulo circa 1960. The investigation focuses on the school's modalities of participation in the production of body dispositions and specific social skills, in an attempt to demonstrate how schooling methods may be the basis for learning class and gender differences. Methodological procedures included questionnaires, interviews with ex-students, principals and ex-teachers, and the analysis of photographs of the school's premises and routine. The results suggest that examining schooling modalities is particularly efficacious to the understanding of social differentiation processes in contemporary societies.
  • Jogos de gênero: o recreio numa escola de ensino fundamental Dossiê: Repensando A Infância

    Cruz, Tânia Mara; Carvalho, Marília Pinto de

    Resumo em Português:

    Baseado em pesquisa etnográfica realizada em 2001 numa escola pública de São Paulo, este artigo trata das relações de gênero entre crianças de 7 a 10 anos, especialmente durante os recreios. Focamos as interações conflituosas entre os sexos, buscando revelar as múltiplas nuances dos jogos de poder que ações aparentemente similares escondiam. Ao articular o conceito de conflito a significados simultaneamente lúdicos e de agressividade, passamos a compreendê-lo como "jogos de gênero", um dos modos possíveis de sociabilidade nas relações entre meninos e meninas.

    Resumo em Inglês:

    Based upon an ethnographic study of children's break time in a primary school in São Paulo, this article analyses the gender relations among children from 7 to 10 years old. We focus on the conflicting relationships between the sexes in an attempt to show the multiple forms of power play hidden behind apparently similar actions. By articulating the concept of conflict with simultaneous meanings of aggression and joking, we use the concept of "gender play" as one of the possible ways of sociability between boys and girls.
  • Brincadeiras de meninas e de meninos: socialização, sexualidade e gênero entre crianças e a construção social das diferenças Dossiê: Repensando A Infância

    Ribeiro, Jucélia Santos Bispo

    Resumo em Português:

    O artigo discute a socialização infantil em relação à construção da sexualidade e à identidade de gênero reproduzida e re-elaborada pelas crianças, em especial, os modelos de feminilidade pensados e exigidos pelas próprias meninas, modelos estes presentes nos jogos e brincadeiras entre garotos e garotas de uma comunidade praieira na Bahia, de maioria negra e pobre. A discussão baseia-se em material etnográfico coletado durante trabalho de campo através de observações e entrevistas com grupos de crianças de 07 a 14 anos de idade.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the infantile socialization related to the construction of the sexuality and to the gender identity reproduced and re-elaborated by children, especially to that femininity standards imagined and demanded by girls themselves. These standards are present in the games and jokes played between boys and girls in a beach community formed by a black and poor people majority in Bahia. This discussion is based on etnografic material collected in field research through observations and interviews with children's groups aged between 07 and 14 years.
  • Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar Dossiê: Repensando A Infância

    Souza, Érica Renata de

    Resumo em Português:

    Na primeira parte do artigo apresento contribuições de autores de diversas áreas no que se refere às relações de gênero em sala de aula, entre crianças e adolescentes. Na segunda parte, apresento resultados parciais da pesquisa de campo de minha dissertação de Mestrado, realizada numa escola pública da cidade de Campinas, Estado de São Paulo, analisando temas como a relação das crianças com as diferenças de classe, raça, gênero e outros marcadores sociais, as hierarquias de poder na sala de aula e as concepções infantis sobre heteronormatividade.

    Resumo em Inglês:

    In the first part of this article I present theorical contributions from various fields of knowledge concerning gender relations in the classroom among children and adolescents. In the second part, I present partial results from the field research conducted for my Master's dissertation, which took place in a public school in the city of Campinas, Sao Paulo State. The themes I analyze are: children's relations to differences of class, race, gender and other social markers; hierarchies of power in the classroom; and children's concepts on heternormativity.
  • Afinal, quem é mesmo pedófilo? Dossiê: Repensando A Infância

    Felipe, Jane

    Resumo em Português:

    O presente artigo busca problematizar alguns dos aspectos pertinentes ao debate contemporâneo em torno das "novas" modalidades de experimentação dos desejos erótico-sexuais, em especial a pedofilia/o pedófilo, discutindo os modos pelos quais tais conceitos vêm sendo re-significados nos últimos anos. A partir do referencial teórico dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero, numa abordagem pós-estruturalista de análise, pretendo mostrar que, apesar das tentativas de aprisionar/categorizar/ normatizar determinados comportamentos em torno da sexualidade, a partir de campos de conhecimento específicos, estes escorregam, escapam, vazam, nos sentidos que lhes são atribuídos.

    Resumo em Inglês:

    This article raises questions about some aspects of the contemporary debate concerning the "new" modes of experimenting erotic and sexual desires, especially pedophilia/the pedophile. It discusses the resignification of these concepts over the last years. The starting points are the Cultural Studies and the Gender Studies, in a post-structuralist analysis approach. I intend to show that, despite the attempts of confining/regulating/ categorizing certain behaviors regarding sexuality into specific fields of knowledge, they leak, slip, escape from the meanings attributed to them.
  • Violência sexual contra crianças na mídia impressa: gênero e geração Dossiê: Repensando A Infância

    Landini, Tatiana Savoia

    Resumo em Português:

    O presente trabalho objetiva resgatar o que foi publicado sobre violência sexual contra crianças e adolescentes por um jornal de grande circulação, O Estado de S.Paulo. A pesquisa abrangeu o século XX e cobre as diversas formas de violência sexual: incesto, crimes violentos cometidos por estranhos, crimes contra a honra, lenocínio e prostituição, pornografia infantil e pedofilia. Apresento o material em dois blocos: o primeiro reporta ao início do século e o segundo ao final do período, procurando chamar a atenção para a forma como os crimes sexuais eram noticiados e para os sentimentos sociais presentes nesses textos. Na conclusão, analiso as principais transformações na forma do jornal noticiar a violência sexual.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to show what has been published on child sexual violence by O Estado de S.Paulo, a well-sold Brazilian daily newspaper. The research covered the 20th century and the many forms of sexual violence: incest, crimes committed by strangers, honour crimes, prostitution, child pornography and paedophilia. The data will be presented in two parts: the first one covering the beginning of the century and the second one the last decades. On doing this, I focus on how sexual crimes were reported and, also, on the social sensibility that can be drawn from the news. The main changes on how the newspaper talks about sexual violence are analyzed in the conclusion.
  • Trabalho infantil em Franca: um laboratório das lutas sociais em defesa da criança e do adolescente Dossiê: Repensando A Infância

    Sartori, Elisiane

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe uma reflexão sobre o processo de conscientização e mobilização em torno do tema trabalho da criança, as lutas sociais no combate à sua eliminação e o processo de implementação de um dos programas mais atuantes na área - o IPEC (Programa Internacional de Eliminação do Trabalho Infantil). Através de um breve retrospecto histórico sobre a entrada do tema trabalho da criança na agenda nacional e internacional, descrevo a atuação dos atores sociais que fizeram parte da discussão e da criação de projetos e de programas de erradicação do trabalho infantil, discutindo a consolidação dos movimentos sociais em defesa das crianças e dos adolescentes. A análise das representações do trabalho infantil na família e no cotidiano das crianças e dos adolescentes está atravessada pela questão de gênero, observada nas falas das crianças e adolescentes, bem como de suas famílias.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes a reflection on the process of awareness gain and mobilization around the theme of child labor, the social struggles against the elimination of this practice, and the process of implementation of one of the most active programs in the area - the IPEC (International Programme on the Elimination of Child Labour). Through a brief retrospective history of the inclusion of the theme of child labor on both the national and international agendas, this work describes the performance of the social actors participating in the process of discussion and preparation of projects and programs for eradicating child labor. It also discusses the consolidation of the social movements engaged in defending (the rights of) children and adolescents. The analysis of the representations of child labor inside the family and in the daily routine of both children and adolescents is permeated by the gender issue, which is verified in the words of children, adolescents, and their families.
  • Pequena infância, educação e gênero: subsídios para um estado da arte Dossiê: Repensando A Infância

    Faria, Ana Lúcia Goulart de

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de iniciar a descrição de um estado da arte este texto reúne pesquisas até então esparsas da área da educação infantil (primeira etapa da educação básica) que analisam as relações de poder entre meninas e meninos de 0 a 6 anos que freqüentam, por longas horas do dia, creches e pré-escolas; entre elas e eles e as profissionais predominantemente do sexo feminino, por opção de suas mães (e às vezes também de seus pais) e investigam também as relações de poder entre essas mulheres adultas. O texto mostra que também por trazer a criançada, principalmente as pequenas, para assumir seu papel na construção da realidade, a luta feminista é grande responsável pelas modificações sociais da gestão do tempo cotidiano.

    Resumo em Inglês:

    With the aim of starting up a description of the present state-of-the-art, this work brings together research thus far sparsely developed in the field of early childhood education (the first stage in basic education in Brasil), which analyzes power relationships between zero-to-six year old girls and boys, who attend day-care centers and pre-schools for many hours a day; between them and the predominantly female professionals in those places, as a results of an option made by their mothers (and sometimes also their fathers) and also investigate the power relationships between these adult women. The text also shows that, by bringing children, particularly young children, to assume their role in constructing reality, the feminists struggle plays an important role in producing social changes to the management of everyday time.
  • Papéis sexuais e hierarquias de gênero na História Social sobre infância no Brasil Dossiê: Repensando A Infância

    Minella, Luzinete Simões

    Resumo em Português:

    Neste artigo objetivo analisar, a partir de uma perspectiva de gênero, algumas das principais contribuições sobre infância produzidas no âmbito da História Social e da Sociologia Histórica no Brasil. Através de levantamento bibliográfico não exaustivo, examinei várias obras que se remetem às crianças nos períodos colonial e imperial, tendo rastreado e sistematizado as informações sobre o seu cotidiano. A análise se inspirou em vários aportes da epistemologia feminista e na problematização dos conceitos de infância e de criança.

    Resumo em Inglês:

    In this article I analyze, from the perspective of gender, some of the main contributions on childhood produced in the field of Social History and Historical Sociology in Brazil. Based on a non-exhaustive bibliographical research, I examined several works about children in the Colonial and Imperial periods, collecting and organizing information on their daily lives. The analysis was inspired by several contributions of feminist epistemology and by a problematization of the concepts of childhood and of children.
  • Diferença, diversidade, diferenciação Artigos

    Brah, Avtar

    Resumo em Português:

    A primeira parte do texto trata das várias noções de "diferença" que surgiram na recente controvérsia sobre a categoria "negro" (black) como sinal comum para a experiência de grupos africanos-caribenhos e do sul da Ásia na Grã-Bretanha do pós-guerra. O objetivo é assinalar como "negro" operou como sinal contingente em diferentes circunstâncias políticas. A segunda seção considera as maneiras como questões de "diferença" foram enquadradas na teoria e na prática feministas durante as décadas de 1970 e 1980, tendo como foco principal o debate britânico. A autora conclui com um breve exame de algumas categorias conceituais usadas na teorização da "diferença", sugerindo um novo quadro para análise.

    Resumo em Inglês:

    The first part of text adresses the various notions of "difference" that have emerged in the recent controversy about the category "black" as a common sign for the experience of African-Caribbean and South Asian groups in post-war Britain. The aim is to signal how "black" has operated as a contingent sign under different political circumstances. The second section is concerned with the ways in which issues of "difference" were framed within feminist theory and practice during the 1970s and 1980s. The primary focus is on the British debate. The author concludes with a brief examination of some conceptual categories used in the theorisation of "difference", and suggests a new analytical framework.
  • Quem tem direito ao "uso do véu"?: (uma contribuição para pensar a questão brasileira) Artigos

    Pinto, Céli Regina Jardim

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa o dilema entre as posturas defensoras do universalismo e das diferenças, tendo como pressuposto que ambas podem resultar no reforço de essencialisarmos excludentes em cenários sociais de desigualdade. A hipótese que foi perseguida é a de que mesmo tomando como primado a necessidade da construção de uma "igualdade mínima essencial" isso só pode ocorrer tomando em consideração os princípios e as lutas que se organizam em torno do direito à diferença. Este paper tratará basicamente com a questão brasileira. A discussão que será levada a efeito aqui tem como base dois textos fundamentais: o relatório da comissão de alto nível que recomendou ao governo francês a proibição do uso véu pelas jovens mulçumanas nas escolas públicas francesas e o último livro de Seyla Benhabib - The Claim of Culture.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the dilemma between the positions that has defended the universalism and those that has defended the differences, having as presupposition that both can result in the strong ness of exclude essentialism in scenario of social inequalities. The hypothesis that has pursued is as the follow: taking as presupposition the necessity of the construction of a "minimal essential equality" this only can take places taken into consideration the principle and the struggles that organize themselves around the right to the difference. This paper will discuss mainly the Brazilian question. The discussion that will be done in this paper has as bases two fundamentals texts: the Report of the High Commission that has recommended to the French government the prohibition of the use of the scarf by the young Muslim women in the French public school and the last book that was written by Seyla Benhabib - The Claim of Culture.
  • Direito do trabalho da mulher: da proteção à promoção Artigos

    Lopes, Cristiane Maria Sbalqueiro

    Resumo em Português:

    A Constituição de 1988, ao estabelecer pela primeira vez que os deveres e responsabilidades decorrentes da sociedade conjugal cabem igualmente a ambos os cônjuges, marcou a mudança de paradigma do Direito do Trabalho que, antes, destinava-se a proteger o lugar da mulher no lar e agora se destina a garantir a possibilidade efetiva de trabalhar. O artigo pretende resgatar as facetas da ideologia patriarcal que regia a estrutura jurídica anterior para valorizar a conquista histórica que tal ruptura representou. A idéia é promover conscientização acerca desta conquista, para preservá-la e permitir avanços quanto à condição jurídica e social da mulher.

    Resumo em Inglês:

    The Constitution of 1988 represents a paradigm shift of Labour Laws that previously protected women only in their homes, and nowadays intend to guarantee the possibility of regular jobs. The article shows the patriarchal ideology that presided the laws before the 80's and stresses the historical victory that this break represented. The idea is to promote consciousness about this victory, that it be remembered and continue to provide new advances in the social and legal condition of women.
  • Vida e obra de uma menina nada comportada: Pagu e o Suplemento Literário do Diário de S. Paulo Resenhas

    Pontes, Heloisa
  • Reforma conventual: atuação feminina no México setecentista Resenhas

    Gandelman, Luciana
  • Caetana e Inácia: duas histórias de mulheres na sociedade escravocrata Resenhas

    Azevedo, Elciene; Françozo, Mariana
  • "Criando como filho": as cartas de perfilhação e a adoção no império luso-brasileiro (1765-1822) Documento

    Moreno, Alessandra Zorzetto
Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
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