Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos Pagu, Número: 27, Publicado: 2006
  • Apresentação

  • Apresentação Dossiê: Gênero Na Ciência

    Lopes, Maria Margaret
  • Qual foi o impacto do feminismo na ciência? Dossiê: Gênero Na Ciência

    Keller, Evelyn Fox

    Resumo em Português:

    Neste artigo, quero fazer a afirmação provocadora de que há algumas maneiras em que mudamos a ciência, mesmo que, uma vez mais, não exatamente da maneira ampla que algumas de nós imagináramos. Para fundamentar essa afirmação, arrolarei algumas mudanças - todas elas na biologia, e todas em óbvia simpatia com os objetivos feministas, mudanças que tiveram lugar tanto com o maior acesso das mulheres à ciência quanto com o surgimento da crítica feminista da ciência.

    Resumo em Inglês:

    In this article I want to make the provocative claim that there are some ways in which we did change science, even if, once again, not quite in the sweeping ways some of us had envisioned. To support this claim, I will list a number of shifts - all of them in biology, and all of them in obvious sympathy with feminist goals, that took place roughly contemporaneous both with the influx of women in science and the emergence of a feminist critique of science.
  • Sobre convenções em torno de argumentos de autoridade Dossiê: Gênero Na Ciência

    Lopes, Maria Margaret

    Resumo em Português:

    Partindo de um recorte de leituras do campo disciplinar de História das Ciências, este artigo reúne flashes da construção e da diversificação das áreas de estudos identificadas como gênero e ciência, gênero em ciências, estudos feministas das ciências, para problematizar a importância de se considerar a historicidade desses estudos de gênero e suas contribuições e limitações para reflexões críticas sobre a construção das ciências.

    Resumo em Inglês:

    By means of readings of the disciplinary field of History of Science, this paper presents "flashes" of the construction and diversification of areas of studies identified as gender and science, gender in science and feminist studies of science, to problematize the importance of considering the historicity of these gender studies and their contributions and limitations in the critical appraisal of the contruction of sciences.
  • Pelas telas, pela janela: o conhecimento dialogicamente situado Dossiê: Gênero Na Ciência

    Cabral, Carla Giovana

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo entrelaçar estudos feministas da ciência e da tecnologia para tecer críticas à pretensa neutralidade científica e o determinismo tecnológico. A categoria gênero é compreendida como poderosa ferramenta para desconstruir a idéia de que pesquisadoras/es devam fugir da sua responsabilidade social e da consciência crítica em nome da objetividade. Esta reflexão ilumina a possibilidade do conhecimento dialogicamente situado.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to relate feminist studies on science and technology to weave critiques about a supposed scientific neutrality and technological determinism. The category gender is understood as a powerful tool to deconstruct the idea that scientists could avoid their social responsibility and critical conscience on behalf of objectivity. That reflection illuminates the possibility of dialogically situated knowledge.
  • Zelia Nuttall e Isabel Ramírez: las distintas formas de practicar y escribir sobre arqueología en el México de inícios del siglo XX

    Martinez, Apen Ruiz

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo examina las experiencias de Zelia Nuttall e Isabel Ramírez Castañeda en la antropología mexicana y su participación en la Escuela Internacional de Etnología y Arqueología Americana (1910-1914). Basándome en investigaciones de archivo analizo las distintas maneras de participar en antropología en un momento de profesionalización. Este artículo ofrece información institucional, biográfica y social que nos permite conocer mejor las experiencias de las mujeres antropólogas pioneras.

    Resumo em Inglês:

    Drawing upon archival records, this article examines the experiences of Zelia Nuttall and Isabel Ramírez Castañeda in Mexican archaeology, their relation with the International School of American Ethnology and Archaeology (1910-1914), and their distinct ways to participate in archaeology in a particular moment of professionalization. This article offers institutional, social, and biographical information that broadens our understanding of the experiences of pioneer women anthropologists.
  • Ni solas ni resignadas: la participación femenina en las actividades científico-académicas de la Argentina en los inicios del siglo XX

    García, Susana V.

    Resumo em Espanhol:

    Alrededor de 1910 se registran los primeros trabajos de investigación en ciencias naturales firmados por mujeres en las publicaciones científicas argentinas, egresan de las universidades las primeras doctoras en estas disciplinas y las mujeres son incorporadas como ayudantes en laboratorios, museos y reparticiones públicas. En este trabajo se analiza el contexto de emergencia de esa primera generación de mujeres que participaron formalmente en el ámbito científico-institucional argentino. En primer lugar se examina el acceso femenino a la educación universitaria y los estudios científicos, y luego, las inserciones institucionales, becas y trabajos de algunas de las primeras doctoras y profesoras en ciencias naturales.

    Resumo em Inglês:

    Around 1910, the first papers in natural sciences signed by women were published in the Argentinean scientific review, the women took the doctoral's degrees in these disciplines and several were hired as assistants in laboratories, museums and public distributions. In this article, we analyse the context of emergency of this first generation of women who participated formally in the Argentinean scientific-academic setting. Firstly, we examine the feminine access to the university and the scientific studies; and then, the institutional jobs, scholarships and works of some of the first graduated women in natural sciences.
  • Educadoras sanitárias e enfermeiras de saúde Pública: identidades profissionais em construção Dossiê: Gênero Na Ciência

    Faria, Lina

    Resumo em Português:

    Este é um estudo sobre a história das educadoras sanitárias e das enfermeiras de saúde pública na primeira metade do século XX, em São Paulo. Tem por objetivo mostrar o desafio, às mulheres, de demarcar um território de decisões e atuação que não fosse simples "poder delegável" pela profissão médica. A sociologia histórica (no tocante às relações entre instituições, poder e identidades profissionais) proporcionou um instrumental teórico e metodológico para o presente trabalho. Entre as conclusões, destacamos a importância do surgimento de um novo campo profissional, relacionado à educação sanitária e à enfermagem de saúde pública. O texto destaca, brevemente, a participação da Fundação Rockefeller na organização do campo de saúde pública, uma vez que a Rockefeller apoiou a valorização do papel da mulher educadora e enfermeira em São Paulo, com recursos humanos e financeiros.

    Resumo em Inglês:

    This is a study about São Paulo's health educators and public health nurses in the first half of the 20th century. These were occupations designed for women, who faced difficult challenges trying to demarcate a territory of decision and action that did not result solely from the medical profession´s "benevolence" toward them. The tools of historical sociology contributed, both theoretically and methodologically, to an appraisal of the relationships between institutions, power, and professional identities. Among the main conclusions, this article reveals the importance of the rising of a new professional field in health education and public health nursing. In addition, the work calls attention to the role played by the Rockefeller Foundation in opening up these new occupational tracks. The Foundation´s officers payed close attention to the setting of working conditions for the young professionals, helping them with human, technical, and financial resources.
  • Modernização, políticas públicas e sistema de gênero no Brasil: educação e profissionalização feminina entre as décadas de 1920 e 1940 Dossiê: Gênero Na Ciência

    Azevedo, Nara; Ferreira, Luiz Otávio

    Resumo em Português:

    Para um contingente importante de mulheres, sobretudo as de classe média urbana, as experiências de escolarização proporcionada pelas políticas sociais e, mais especificamente, pelas políticas educacionais implantadas isoladamente a partir dos anos 1920, que efetivamente se institucionalizaram na chamada era Vargas, foram em larga medida responsáveis por importantes mudanças no sistema de gênero, especialmente no que diz respeito à inserção profissional de mulheres no mundo acadêmico e científico. Este texto tem o propósito de rever uma interpretação relativamente consolidada na literatura sobre esse assunto, que tende a minimizar as conseqüências operadas por essas reformas no perfil educacional da população feminina.

    Resumo em Inglês:

    The social policies and, more specifically, the educational policies implemented in Brazil as of the 1920's in an isolated base, and effectively institutionalized during the Vargas era, encouraged a formal schooling process experimented by an important number of women, mostly by those from an urban middle class. These experiences were considerably responsible for relevant changes in the gender system, particularly in respect to women professional insertion in the academic and scientific world. This article aims to review a rather recognized interpretation in the specialized literature that tends to minimize the consequences produced by these reforms in the educational profile of the female population.
  • Mulheres na informática: quais foram as pioneiras? Dossiê: Gênero Na Ciência

    Schwartz, Juliana; Casagrande, Lindamir Salete; Leszczynski, Sonia Ana Charchut; Carvalho, Marilia Gomes de

    Resumo em Português:

    É importante mostrar que as mulheres tiveram papel imprescindível no desenvolvimento da área de software, para, deste modo, estimular as mulheres para a informática. Assim, o objetivo deste artigo é fornecer modelos femininos na área de informática, apresentando mulheres pioneiras que tiveram importante participação no desenvolvimento da computação. Sendo a informática uma ciência, a relação entre mulher e ciência é brevemente analisada, fornecendo um embasamento teórico dos motivos que levam a acreditar que as mulheres começaram a fazer ciência somente no século XX.

    Resumo em Inglês:

    It is important to show that women have had an essential role in the development of software, so as to stimulate women to computer science. Thus, the objective of this article is to show feminine examples in computer science, presenting pioneer women who have had an important participation in the development of computation. The relation between women and science is briefly analyzed, supplying a theoretical ground for the reasons that led us to believe that women started in the world of science only in the 20th century.
  • A construção social de gênero na Biologia: preconceitos e obstáculos na biologia molecular Dossiê: Gênero Na Ciência

    Osada, Neide Mayumi; Costa, Maria Conceição da

    Resumo em Português:

    Este paper tem como objetivo analisar a presença de homens e mulheres nas ciências biológicas a partir do Projeto Genoma Fapesp (PGF). Baseado nos estudos sociais das ciências e nos estudos de gênero em ciências, pretende-se, portanto, entender as principais razões que levam ao avanço mais lento na carreira das mulheres pesquisadoras, analisar como ocorre a participação das mulheres na construção das ciências e, por fim, avaliar os principais obstáculos por elas enfrentados.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyses the presence of women and men in Biological Sciences, specifically at the Fapesp Genome Project. Considering the Social Studies of Sciences and Gender Studies, this article highlights the barrier and prejudices women face in their scientific carrier and show how this reproduces a situation in which men advance faster than women.
  • A produção científica brasileira no feminino Dossiê: Gênero Na Ciência

    Melo, Hildete Pereira de; Oliveira, André Barbosa

    Resumo em Português:

    O crescimento da produção científica tem estimulado o surgimento de estudos para avaliar os processos de produção, difusão e uso dos conhecimentos científicos. Infelizmente, essa literatura não tem sido sensível à temática de gênero, ignorando que mulheres e homens têm trajetórias diferenciadas e que desvelar as mulheres no mundo científico e tecnológico exige um esforço específico. A hipótese da neutralidade científica, de fato, iguala os que não são iguais no acesso às carreiras científicas e tecnológicas. Este artigo tem como objetivo preencher esta lacuna e analisar através da utilização do indicador "medida de atividade", a intensidade da atividade científica das mulheres e homens no País; bem como, através do indicador "medidas de colaboração", a cooperação existente na produção científica nacional sob o prisma de gênero.

    Resumo em Inglês:

    The growth of scientific production has stimulated studies which analyse the processes of production, diffusion and use of scientific knowledge. Unfortunately, this literature has not been alert to gender issues; it has neglected the fact that men and women have different trajectories, and that to unveil women in the scientific and technological world demands a specific effort. The hypothesis of scientific neutrality effectively equates the unequals regarding access to scientific and technological careers. The present study aims to fill this gap and to analyse, through an activity indicator, the intensity of scientific activity of men and women in Brazil; and, through a collaboration indicator, the existing co-operation between genders in national scientific production.
  • Cecília Meireles: imagens femininas Artigos

    Dal Farra, Maria Lúcia

    Resumo em Português:

    Ao traçar a trajetória da poeta Cecília Meireles, este artigo evidencia sua capacidade de perscrutar as coisas existentes para surpreender nelas o rasgo imperecível. Ao longo de sua obra, a autora convulsiona a lógica discursiva, renomeia os seres, transmuta-lhes os atributos, confundindo-os e encaminhando-os a um caos que pede urgência na reordenação do que seria um novo mundo.

    Resumo em Inglês:

    Drawing the way of poet Cecilia Meireles, this article shows her ability to scrutinize existing things in order to discover in them the imperishable trait. Along her work, the poet revolutionizes discursive logic, renames beings, changes their attributes, confounding them and leading them to a chaos that demands urgency in the reordering of what would be a new world.
  • All you need is love: ciudadanía, género y educación en los debates del primer socialismo argentino

    Becerra, Marina

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo presento un análisis de las estrategias socialistas para la producción de una ciudadanía moderna, en el período fundacional del socialismo (1896-1910), coincidente con el momento de sistematización de la escolarización básica en Argentina. El estudio de aquellos debates socialistas reviste especial interés para las problemáticas de género, puesto que el socialismo constituye una de las formaciones políticas que en Argentina defendió activamente la emancipación femenina e impulsó muy tempranamente la producción de una ciudadanía moderna para ambos sexos.

    Resumo em Inglês:

    This work pretends to analyze the socialist strategies for the production of a modern citizenship, during the socialism foundational period (1896-1910), coincident with the moment of basic scholarship in Argentine. The investigations about those socialists debates line a special interest for the gender problems because the socialism is one of the political formations that in Argentine strongly defended the feminine emancipation and very early impelled the production of a modern citizenship for both sexes.
  • A implementação dos órgãos governamentais de gênero no Brasil e o papel do movimento feminista: o caso do Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo Artigos

    Santos, Yumi Garcia dos

    Resumo em Português:

    Desde 1960, no cenário internacional, defensores pelos direitos da mulher reivindicavam a criação de uma instituição governamental de elaboração de políticas pela igualdade de gênero. Este artigo aborda a resposta brasileira para tal tendência internacional e, especificamente, o papel do movimento feminista do Estado de São Paulo no processo de implementação desse novo organismo na região. Tal institucionalização foi extremamente importante para trazer as questões de gênero na esfera pública, mas foi também o centro do debate sobre a autonomia do movimento e o modo como uma organização do gênero deve ser estruturada no interior de um governo.

    Resumo em Inglês:

    Since the 1960's, international gender advocates has called for the creation of governmental institutions that would elaborate politics promoting women's interests. This article focuses on the Brazilian institutional response to this international trend and the role of the feminist movement in the state of São Paulo in the implementation of such organization. This institutionalization was extremely important in bringing women's issues into the public sphere, but on the other hand has become the center of a debate concerning the autonomy of the movement and the way that an organization promoting gender equality should be structured inside in a government context.
  • Entrevista com Sherry Ortner Entrevista

    Debert, Guita Grin; Almeida, Heloisa Buarque de
  • Um estimulante encontro com Michel de Certeau: o feminismo tático de Bertha Lutz Resenhas

    Costa, Suely Gomes
  • Ainda somos poucas: exclusão e invisibilidade na ciência Resenhas

    Costa, Maria Conceição da
  • A mulher no corpo: um re-encontro com Emily Martin Resenhas

    Manica, Daniela Tonelli
  • A teoria queer e a Reinvenção do corpo Resenhas

    Pereira, Pedro Paulo Gomes
  • Emma B. Documentos para servir al estudio de la estructura familiar de los coleccionistas de fósiles: el caso de Emma y Auguste Bravard

    Podgorny, Irina
Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: cadpagu@unicamp.br