AVALIAÇÃO CLÍNICA PRELIMINAR DO FECHAMENTO COMPARATIVO DE INCISÕES CORNEANAS COM SUTURA E BIOFILL (PELÍCULA CELULÓSICA)

PREUMINAR CLINICAL EVALUATION OF COMPARATIVE CLOSURE OF CORNEAL INCISIONS WITH SUTURE AND BIOFILL (CELLULOSIS PELICULLAE)

A membrana celulósica Biofill vem sendo utilizada como substituto temporário da pele em cirurgias estéticas e reparadoras, sendo recentemente testada em oftalmologia. Com a finalidade de obter-se uma alternativa para suturas em cirurgias que exijam a abertura da câmara anterior através da córnea, foi feito um estudo comparativo entre o fechamento de incisões corneanas com sutura e com Biofill. Foram utilizados 5 animais da espécie canina, sem raça definida, de peso e idade variáveis, nos quais foram realizadas incisões corneanas completas. Em um olho a incisão foi fechada com película celulósica, e no outro com sutura contínua simples. A avaliação dos resultados foi feita através de exames clínicos diários e da oftalmoscopia. Os resultados obtidos com a utilização do Biofill no fechamento de incisões corneanas, mostraram-se favoráveis quando comparados com a síntese por sutura.

ophthalmic surgery; cornea; biofill; incision


Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais , 97105-900 Santa Maria RS Brazil , Tel.: +55 55 3220-8698 , Fax: +55 55 3220-8695 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: cienciarural@mail.ufsm.br