Open-access Composto orgânico na promoção do crescimento e desempenho fotossintético de mudas de Pereskia aculeata Mill. (Cactaceae)

RESUMO:

Pereskia aculeata, popularmente conhecida como ora-pro-nóbis, é uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC) nativa do Brasil. Considerando a baixa quantidade de trabalhos com a propagação da espécie e a importância de práticas mais sustentáveis voltadas para o pequeno agricultor, objetivou-se avaliar o crescimento de mudas de P. aculeata cultivadas em substratos com diferentes proporções de composto orgânico. As mudas foram obtidas por estaquia, e cultivadas em quatro substratos distintos, configurando três tratamentos e um tratamento controle. Os substratos foram preparados a partir da mistura de terra de formigueiro e substrato comercial, de forma que os tratamentos foram determinados pela quantidade de composto orgânico adicionado. No tratamento controle não foi incorporado composto orgânico, e nos demais tratamentos, o composto representava 25, 50 e 75% da massa total do substrato. Modelos lineares mistos foram aplicados a variáveis morfológicas e fisiológicas. Foi possível observar que, quanto maior a quantidade de composto orgânico no substrato, maior foi o crescimento das brotações que se desenvolveram nas estacas, efeito refletido, principalmente, pelo aumento do comprimento e do número de folhas do maior ramo, e da massa (fresca e seca) da parte aérea. A taxa de fotossíntese líquida e a eficiência quântica do fotossistema II também aumentaram significativamente com a incorporação de composto orgânico no substrato. É possível concluir que o incremento do composto orgânico promoveu o crescimento das mudas de P. aculeata, bem como seu desempenho fotossintético.

Palavras-chave:
compostagem; desenvolvimento sustentável; ora-pro-nóbis; plantas alimentícias não convencionais; sustentabilidade.

location_on
Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais , 97105-900 Santa Maria RS Brazil , Tel.: +55 55 3220-8698 , Fax: +55 55 3220-8695 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: cienciarural@mail.ufsm.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro