Acessibilidade / Reportar erro

Biologia e exigências térmicas de Trichogramma pretiosum Riley (Hymenoptera: Trichogrammatidae) sobre ovos de Bonagota cranaodes (Meyrick) (Lepidoptera: Tortricidae)

Biology and thermal requirements of Trichogramma pretiosum Riley (Hymenoptera: Trichogrammatidae) on eggs of Bonagota cranaodes (Meyrick) (Lepidoptera: Tortricidae)

Este trabalho teve como objetivo estudar a biologia de Trichogramma em laboratório, visando a sua utilização em programas de manejo integrado para o controle de Bonagota cranaodes na cultura da macieira. A biologia de Trichogramma bruni Nagaraja e de duas linhagens (L3 e L4) de Trichogramma pretiosum foi realizada sobre ovos de B. cranaodes. Além disso, suas exigências térmicas e o número anual de gerações também foram determinados. A linhagem L3 apresentou maior parasitismo (52,3%), no entanto, a viabilidade foi semelhante entre as linhagens estudadas, com ciclo evolutivo de 8,7 dias, longevidade de fêmeas de 10,65 dias, temperatura base de 11,35°C e constante térmica de 128,70GD. O número de gerações anuais dessa linhagem em laboratório foi de 47,22 e de 13,59 gerações para as condições da região de Vacaria - RS. O baixo parasitismo de T. bruni e da linhagem L4 de T. pretiosum pode estar ligado à camada de secreção existente sobre as posturas da praga. Embora este parasitismo seja considerado baixo, a utilização destas linhagens não pode ser descartada dentro do sistema de Produção Integrada da Maçã, devendo novos estudos serem realizados em condições de campo.

parasitóide de ovos; percentagem de parasitismo; controle biológico; Trichogramma; constante térmica


Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais , 97105-900 Santa Maria RS Brazil , Tel.: +55 55 3220-8698 , Fax: +55 55 3220-8695 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: cienciarural@mail.ufsm.br