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A educação financeira leva inevitavelmente ao acesso a serviços financeiros? Provas da zona rural de Gana

RESUMO:

Este estudo examina os determinantes da educação financeira (FL) e seu impacto no acesso a serviços financeiros (AFS), usando dados coletados na zona rural de Gana. Um modelo de inclusão residual de dois estágios é utilizado para abordar a questão do viés de seleção. Os resultados mostram que a FL é afetada pela idade, sexo, educação, propriedade de ativos, propriedade e educação econômica dos chefes de família. Os resultados revelam que FL é significativo e positivamente relacionado ao AFS, mas seu quadrado mostra uma relação inversa com a mobilização de poupança. Isso indica uma relação não linear entre FL e AFS. Além disso, notou-se que o FL tem um impacto maior de AFS para famílias com alta renda e chefes de família do sexo masculino em relação às suas contrapartes. O estudo recomendou que o governo pode iniciar a criação de um comitê rural para educar os residentes rurais sobre questões financeiras por meio de radiodifusão e reuniões. Nossos resultados destacam a importância do FL no AFS para melhorar o bem-estar das famílias rurais.

Palavras-chave:
acesso a serviços financeiros; alfabetização financeira; modelo de inclusão residual em dois estágios; Gana.

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