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Alfabetismo em saúde bucal dos cuidadores é associado com a prevalência de cárie não tratada em pré-escolares

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre a alfabetização em saúde bucal (ASB) entre os cuidadores e a cárie dentária não tratada entre pré-escolares. Um estudo transversal foi realizado envolvendo 415 crianças pré-escolares e seus cuidadores de Curitiba-Brasil. As crianças foram examinadas para cárie dentária e placa dental. O ASB dos cuidadores foi avaliado usando um instrumento traduzido e validado para o idioma português do Brasil, o Brazilian Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry-30. A prevalência de crianças com cárie não tratada foi de 42,9% (IC 95%: 38,1-47,7%). Um baixo grau de ASB foi encontrado entre 15,7% (IC 95%: 12,2-19,2) de cuidadores. A análise de regressão de Poisson multivariada indicou uma maior prevalência de cárie não tratada entre crianças cujos cuidadores apresentaram baixo ASB (PR = 1,35; IC 95%: 1,01-1,79), aqueles com placa visível (PR = 1,28; IC 95%: 1,01-1,62) e aqueles que nunca ou apenas ocasionalmente tiveram seus dentes escovados por seus cuidadores (PR = 1,48; IC 95%: 1,16-1,91) em comparação com aqueles sem essas condições. Pode-se concluir que uma maior prevalência de cárie dentária não tratada foi encontrada entre os pré-escolares cujos cuidadores tinham um baixo grau de ASB.

Cárie dentária; Alfabetização em saúde; Saúde bucal; Cuidadores; Criança

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