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Quando uma imagem não diz tudo: análise do discurso da logomarca da Estratégia Saúde da Família à luz do conceito de família contemporânea

When an image does not reveal everything: analysis of the discourse of the Family Health Strategy logo in the light of the concept of the contemporary family

Resumo

O artigo trata de uma pesquisa exploratória com o objetivo de analisar o discurso da logomarca da Estratégia Saúde da Família (ESF) à luz do conceito de família contemporânea. A análise se deu pela teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau da Escola Francesa do Discurso. O resultado mostrou um quadro discursivo com importantes restrições quanto ao ato de linguagem como o aspecto monologal do processo e um sujeito de fala não institucional constituído pelo agente publicitário contratado pelo Ministério da Saúde. Na análise evidenciou-se uma discrepância entre o conteúdo verbal que mostra a expressão “Saúde da Família” tendendo à abrangência da política implementada pela ESF quando comparado à parte imagética cujos elementos demonstraram o predomínio da família tradicional. Trabalhou-se a relevância de múltiplos contextos como o cultural, o social e o de gênero que influenciam na interpretação de textos mistos. Apontou-se a necessidade de reformulação da marca para torná-la mais abrangente e condizente com os novos formatos de família na contemporaneidade. Sugere-se estudos futuros que explorem, de maneira mais crítica e incisiva, o caráter limitante implícito na visão da logomarca.

Palavras-chave
Família; Estratégia Saúde da Família; Estudos de linguagem

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