Perfil do egresso |
Generalista |
No campo coletivo, desenvolve ações de
promoção de saúde e de gestão dos
serviços, ao mesmo tempo em que, no campo individual,
realiza a prevenção, o diagnóstico, o
planejamento e o tratamento odontológico dos principais
problemas bucais. |
10 |
Humanista |
Oferta atendimento de qualidade articulando os
avanços tecnológicos com acolhimento, melhoria dos
ambientes de cuidado e das condições de trabalho,
construindo trocas solidárias e comprometidas com a
produção de saúde na relação com
usuários e outros profssionais. |
10 |
Autônomo |
Toma decisões tanto em procedimentos
clínicos como em situações de gestão e
trabalho coletivo, com segurança e habilidade. |
10 |
Crítico/refexivo |
Problematiza e avalia situações de
natureza individual ou coletiva e propõe alternativas para
solução a partir do conhecimento científco e da
refexão |
8 |
Compreensão da realidade social |
Identifca o contexto social no qual desenvolve
sua prática profissional, respeitando as
caraterísticas da população e procurando
soluções adequadas a esta realidade. |
8 |
Orientação do cuidado
à saúde |
Enfoque epidemiológico |
Estrutura curricular organizada a partir da
realidade epidemiológica da região. |
10 |
Promoção de saúde |
Compreensão da determinação social
do processo saúde-doença e desenvolvimento de
estratégias abrangentes para a ampliação de
escolhas saudáveis com base nas condições de vida
de indivíduos e da população. |
10 |
Prevenção de doenças |
Utilização de tecnologias individuais e
coletivas visando à prevenção das principais
doenças bucais. |
6 |
Diagnóstico precoce |
Sensibilidade no uso de tecnologias que permitam
uma visão integral do indivíduo e subsidie o
diagnóstico precoce para todas as manifestações
bucais. |
8 |
Tratamento odontológico |
Atividades clínicas voltadas para a
solução dos problemas bucais mais prevalentes da
população. |
6 |
Equipe de saúde bucal |
Desenvolvimento de atividades com pessoal
auxiliar (auxiliar em saúde bucal ou técnico em
saúde bucal) possibilitando o trabalho em equipe. |
8 |
Interdisciplinaridade |
Desenvolvimento de atividades didáticas com
alunos ou profssionais de outros cursos da área da
saúde prevendo a integralidade das ações de
saúde. |
8 |
Integração
ensino-serviço |
Inserção dos alunos no SUS |
Alunos envolvidos com os serviços de
saúde desde os primeiros semestres do curso. |
5 |
Atividades de estágio |
Desenvolvido em atividades clínicas
individuais e ações coletivas em espaços fora do
âmbito da IES, articuladas com o SUS, formalizada por
convênio e supervisionada por professores de todas as
áreas. |
10 |
Referencial teórico dos marcos conceituais
do SUS |
Compreensão da amplitude e complexidade do
SUS, seus princípios e diretrizes. |
5 |
Vivências no SUS |
Atuação em todos os níveis de
atenção do sistema de saúde, compreendendo o
fluxo da rede de serviços e as competências
profissionais em cada nível. |
10 |
Referência e contrarreferência |
Clínicas do curso interligadas ao SUS, com
desenvolvimento de mecanismos institucionais de referência
e contrarreferência. |
5 |
Planejamento e avaliação dos
serviços |
Participação efetiva no planejamento e
avaliação dos serviços de saúde, permitindo
ações conjuntas e parcerias. |
5 |
Abordagem pedagógica |
Metodologias ativas |
Processo educativo baseado na solução
de problemas em pequenos grupos com participação ativa
dos alunos. |
10 |
Papel do professor |
Facilitador da aprendizagem, gestor do
conhecimento e articulador de atividades que promovam o
aprendizado do aluno. |
10 |
Desenvolvimento docente |
Promoção constante de atividades de
formação do corpo docente na área pedagógica
e na integração dos conteúdos da várias
áreas de conhecimento. |
10 |
Cenários de aprendizagem |
Aprendizado baseado em múltiplas fontes de
conhecimento como bibliotecas, comunidade, órgãos de
processamento de dados, instituições de saneamento e
meio ambiente, escolas, creches, espaços sociais. |
10 |
Currículo integrado |
Competências e habilidades organizadas em
módulos com complexidade crescente ao longo do processo de
formação, articulando ciências biológicas,
da saúde, humanas e sociais com as ciências
odontológicas. |
10 |
Avaliação processual |
Baseada nas competências e habilidades
previstas, realizada com a finalidade de acompanhar
sistematicamente e contribuir para o aprendizado do aluno. |
10 |
Flexibilização curricular |
Mecanismos capazes de conferir flexibilidade no
cumprimento do currículo de acordo com o desenvolvimento de
vocações, interesses e potenciais específcos do
estudante. |
10 |
Articulação
ensinopesquisa-extensão |
Envolvimento da pesquisa e da extensão como
estratégias curriculares que proporcionam
formação integral do estudante. |
10 |