O objetivo do presente artigo é descrever e analisar o desenvolvimento dos indicadores utilizados para se identificar fortalezas e deficiências de serviço público de odontologia no município de Cambé, Paraná. A metodologia usada foi o estudo de caso histórico-organizacional. Para o planejamento da avaliação foi desenvolvido o modelo-lógico do serviço. Para tanto, foram coletadas informações a partir da triangulação de métodos (entrevistas, análise documental e observação). Na sequência, foi desenvolvida uma matriz que apresenta dimensões de análise, critérios, indicadores, pontuações, parâmetros e fontes de informações. Três oficinas de trabalho foram realizadas com profissionais do serviço local visando melhor adequação do modelo-lógico e da matriz à realidade do serviço. O período de coleta de dados foi novembro de 2006 a julho de 2007. Como resultado, obteve-se um fluxograma da organização do serviço de odontologia e uma matriz com duas dimensões de análise, doze critérios e vinte e quatro indicadores. O desenvolvimento dos indicadores, privilegiando a participação dos sujeitos envolvidos com a prática, proporcionou o planejamento de uma avaliação abrangente e realista.
Odontologia em Saúde Pública; Avaliação de Serviços de Saúde; Avaliação de Programas e Projetos de Saúde; Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde