Acesso Compreensão |
Relação horizontal sem distinções |
E5: Uma boa comunicação é algo necessário para que se entenda a opinião e necessidade do outro [...] de maneira igualitária, sem rebaixar ou humilhar alguém, por classe social ou conhecimento E15: Respeito às opiniões contrárias |
D5: Acho que deve sempre levar em consideração você ter conhecimento e você ter sabedoria. A gente tem que levar em conta que o meu cliente tem o saber e eu tenho que levar em consideração |
Acesso Compreensão |
Múltiplas formas, clareza e objetividade |
R14: Clareza, objetividade e atenção são fatores indispensáveis para uma comunicação, porque garantem uma boa fluição das informações R16: A fala, imagens, sons, ter uma reciprocidade entre as pessoas |
D10: Acho que é importante a gente sair do âmbito da sala de aula, acho importantíssimo quem dar aquela aula ir para a prática para você fazer essa conexão, para você não formar um enfermeiro que não saiba se expressar, que não saiba conversar com o cliente […] Então acho isso importante, é uma responsabilidade nossa despertar isso no aluno |
Acesso Compreensão |
Empatia |
R44: Conhecimento teórico; empatia; se colocar no lugar do outro R9: Podemos compreender o outro, o que alguém deseja compartilhar, desabafar e através da comunicação podemos estabelecer relações R10: A comunicação é de extrema importância […] que vai construir para ajudar o paciente, a família e o ambiente de trabalho |
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Acesso Compreensão |
Conhecimento das necessidades do usuário; trabalho em equipe |
E 22: Saber o que se passa com o paciente, para compreensão do seu contexto social, para descobrir as causas de uma doença, por exemplo. E para ter uma união em equipe |
D9: […] a gente solicita quando está na unidade básica para eles fazerem alguma roda de dialógo com os pacientes, com os acompanhantes, que eles possam fazer também treinamento com os agentes comunitários de saúde, com os outros profissionais, que eles participem de treinamentos |
Acesso Compreensão |
Envolver os pacientes na tomada de decisão |
E59: Envolver-se com os pacientes, para que eles possam saber o que irá ser feito. |
D7: […] se você não é compreendido pelo paciente, ele não compreende qual o processo terapêutico, então pra você cuidar de alguém ele precisa entender o que é que você está propondo como cuidado. Isso entra na comunicação terapêutica também |
Acesso Compreensão |
Autonomia do paciente; processos educativos |
R16: A partir da comunicação, podemos deixar o paciente informado de tudo o que iremos fazer, além de podermos manter um diálogo com ele e até mesmo promover a educação em saúde tanto para o paciente quanto para a família R85: Pessoas vulneráveis necessitam dessa comunicação para iniciar tratamentos, seguir recomendações, ouvir e praticar educação em saúde e instruções em geral |
D1: Entendendo que nós temos que compreender as limitações da comunicação em relação ao outro, como em relação aos idosos, aqueles que têm problemas auditivos, que têm diminuição da acuidade auditiva, as limitações visuais. |
Acesso Compreensão |
Resposta do profissional às necessidades e os sentimentos do usuário |
E23: Com a comunicação é possível entender melhor o que o paciente sente, suas angustias e problemas, a fim de ajudá-lo da melhor forma. 113: Porque o cuidar não envolve apenas procedimentos técnicos, envolve também palavras de conforto. Sendo assim, a comunicação no ato do cuidar tem grande importância |
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Acesso Compreensão Avaliação |
Satisfação dos usuários |
E53: As habilidades de cuidados são otimizados, o cliente fica satisfeito e o profissional também se sente realizado no processo do cuidar |
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Avaliação Aplicação |
Melhor adesão do usuário |
E65: Melhoria da relação paciente-profissional, maior possibilidade de sucesso no tratamento, aumento do vínculo paciente-profissional. Maior adesão terapêutica |
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