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Senso de coerência e fatores associados ao desempenho escolar de adolescentes

Maria Isabel Gandra Oliva Inara Pereira da Cunha Andréa Neiva da Silva Fábio Luiz Miallhe Karine Laura Cortellazzi Marcelo de Castro Meneghim Tenile Carvalho Coelho Valéria Rodrigues de Lacerda Sobre os autores

Resumo

O desempenho escolar é um aspecto fundamental para o futuro sucesso profissional e social. O objetivo do presente estudo foi investigar os fatores associados ao desempenho escolar dos adolescentes, incluindo o Senso de Coerência (SOC) e o estado de saúde bucal. Foram incluídos, no estudo, 381 escolares entre 15 e 18 anos de idade da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. O desfecho foi o desempenho escolar avaliado por meio das notas finais das disciplinas de Português e Matemática em 2013. As variáveis independentes foram dados sociodemográficos, autopercepção de saúde bucal, uso de serviços odontológicos e Senso de Coerência, obtidos por um questionário autoaplicado. Além disso, avaliou-se o número de dentes cariados, perdidos e obturados (índice de CPO-D). Análises de regressão logística foram realizadas, com base em um modelo hierárquico. A idade média dos alunos foi de 16 anos; valor médio do CPO-D 4,1 e SOC 44,5. No ajuste final, os indivíduos do sexo masculino (p = 0,0021); aqueles com o maior número de pessoas que moravam em casa (p = 0,0021) e o SOC fraco (p = 0,0005) mostraram associação com o menor desempenho escolar. Em conclusão, o desempenho escolar é um fenômeno complexo, associado ao SOC e às características bucais.

Palavras-chave
Saúde Bucal; Psicologia; Educação

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