Open-access Obesidade, educação e mudança: deslocamentos dos sentidos e significados para profissionais de saúde da atenção básica

Obesidad, educación y cambio: cambios de sentidos y significados para los profesionales de salud de la atención primaria

Resumo

O presente artigo analisou os possíveis deslocamentos nos sentidos e significados da obesidade para profissionais de saúde da Atenção Básica do estado da Bahia após iniciativa de educação na saúde. Trata-se de estudo qualitativo realizado com 37 participantes, que utilizou questionário semiestruturado on-line e triangulação de métodos (Técnica de Associação Livre de Palavras - análise prototípica, questão aberta - análise de conteúdo e Fatores de Desenvolvimento da Obesidade - análise estatística descritiva). As categorias Conceito e Abordagens etiológicas revelaram significativas inflexões nos sentidos e significados da obesidade, para além do modelo biológico e biomédico, em diálogo com as abordagens ecológica, sindêmica e multifatorial, além da evocação das perspectivas antropológicas e da diversidade corporal. Mostraram a assunção de preocupações entre prevalência e resolutividade das práticas de cuidado, a questão da singularidade das obesidades e a limitação do método de avaliação por Índice de Massa Corporal, evidências que contribuem para a reflexão da educação na saúde, na estruturação de currículos à luz da multifatorialidade e da complexidade deste fenômeno.

Palavras-chave:
Obesidade; Educação em Saúde; Educação Continuada; Atenção Primária à Saúde

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