Fatores relacionados ao desempenho de Centros de Especialidades Odontológicas

Flávia Christiane de Azevedo Machado Janmille Valdevino Silva Maria Ângela Fernandes Ferreira Sobre os autores

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) têm a missão de ampliar o acesso à assistência pública odontológica de média complexidade e apoiar as ações da atenção primária neste nível. Porém, é preciso garantir a qualidade dos serviços, sendo mister avaliá-los continuamente, para identificar fragilidades e potencialidades que subsidiem os processos de gerência/gestão. Mas, há uma escassez de estudos avaliativos em saúde bucal na atenção especializada que possam indicar os fatores a serem investigados. Por isto, esta revisão integrativa de literatura objetivou explorar o panorama de publicações acerca de avaliação de CEO nas bases Lilacs e MedLine, em Outubro de 2013, e identificar os fatores possivelmente relacionados ao desempenho desses centros. Assim, foram incluídas nesta revisão 13 referências, apontando as formas de organização e gerenciamento dos processos de trabalho congruentes à construção das Redes de Atenção à Saúde (implantação de centros de regulação e formação de consórcios de saúde), bem como as características contextuais dos locais onde os CEO estão situados (porte populacional, cobertura de estratégia saúde da família, índice de desenvolvimento humano, governabilidade, capacidade de governo), como fatores relacionados ao desempenho.

Atenção secundária à saúde; Saúde bucal; Avaliação em saúde; Avaliação de serviços de saúde


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