Desempenho escolar, engajamento e desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais (34) |
Desempenho dos alunos, eficácia escolar (23) |
Ref. 14, 16, 20, 21, 23, 28, 30, 32, 34, 37, 45, 48, 51, 54, 66, 67, 77, 78, 79, 80, 81, 82 e 83 |
Várias pesquisas apontaram relação positiva entre clima escolar e desempenho acadêmico. O clima é também fator protetivo para o desempenho em condições sociais adversas |
Dotação e talento (2) |
Ref. 44 e 49 |
A forma como alunos com características de dotação e talento avaliam o clima não é diferente de outros alunos |
Criatividade (2) |
Ref. 33 e 62 |
Estudos de caso sem resultados específicos relacionado ao clima |
Formação de valores (2) |
Ref. 29 e 70 |
O clima escolar positivo e as relações de cuidado favoreceram o desenvolvimento de valores |
Esportes (1) |
Ref. 61 |
Estudo de caso sem resultado específico relacionado ao clima |
Inclusão de alunos com necessidades especiais (2) |
Ref. 33 e 46 |
O bom clima escolar favorece o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais |
Engajamento (2) |
Ref. 28 e 35 |
Um bom clima escolar afeta positivamente o engajamento e a motivação para aprender por parte do aluno |
Trabalho, gestão e imagem da escola (10) |
Trabalho docente (4) |
Ref. 40, 43, 65 e 76 |
O clima escolar afeta positivamente o desenvolvimento profissional dos docentes. Um clima mais positivo permite, na visão dos professores, uma melhor qualidade de trabalho |
Modelos de gestão e de políticas públicas (6) |
Ref. 17, 18, 55, 64, 74, 75 |
O clima escolar positivo está associado a melhores resultados acadêmicos, maior tempo de permanência e sentimento de pertencimento dos professores na escola. A forma como o cargo de diretor é preenchido se reflete no clima escolar da escola. Escolas com diretores eleitos por votação ou concursados têm melhor clima do que escolas em que são utilizados outros métodos de provimento, como indicação ou processo seletivo |
Prestígio da escola (1) |
Ref. 39 |
Há uma relação entre o clima escolar percebido pelos alunos e o prestígio da unidade escolar junto à comunidade |
Violência e bullying (13) |
Violência, bullying (13) |
Ref. 19, 24, 26, 31, 35, 36, 53, 57, 60, 63, 71, 72,73. |
Há uma associação negativa entre clima e bullying/violência. Há pesquisas que demonstram que a experiência de violência deteriora o clima escolar (sobretudo para as vítimas) e outras que apontam que o clima positivo é protetor contra bullying e violência. A expectativa de escolaridade dos alunos cai quando expostos a climas escolares ruins, violentos, e aumenta quando estão expostos a climas positivos |
Saúde (4) |
Saúde mental (3) |
Ref. 38, 59, 73 |
O clima escolar afeta a saúde mental dos professores. Quanto melhor o clima, menos sintomas de depressão, ansiedade, estresse e burnout são encontrados entre os professores |
Uso de drogas (1) |
Ref. 22 |
Na visão dos educadores, um clima escolar positivo é fator preventivo quanto ao uso de drogas pelos alunos |
Outros (9) |
Criação e desenvolvimento de escalas (4) |
Ref. 15, 27, 47, 50 |
Estudos resultaram em diferentes escalas de clima |
Som do recreio (1) |
Ref. 58 |
A escola que tinha melhor clima, entre duas que foram comparadas, também tinha o som do recreio mais alto |
Percepção de diferentes atores sobre o clima (3) |
Ref. 41, 42, 68 |
Diferentes atores escolares costumam enxergar o clima escolar de formas bastante distintas. Os professores tendem a ser os que avaliam o clima mais positivamente |
Uso de tecnologias para aprendizagem (1) |
Ref. 69 |
Não houve resultados específicos relacionados ao clima |