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Interação entre suplementação de vitamina A e desnutrição crônica no desenvolvimento infantil

Resumo

Duzentos milhões de crianças em idade pré-escolar não estão se desenvolvendo adequadamente. Os atrasos no desenvolvimento estão associados a múltiplos fatores. Este estudo pretende analisar se a suplementação de vitamina A está associada a melhor desenvolvimento e a forma como esse efeito pode ser mediado pelo estado nutricional. Estudo de base populacional com amostra de 8.000 famílias, 1.232 crianças 0-35 meses, no estado do Ceará, Brasil. As variáveis analisadas incluíram desenvolvimento, determinantes nutricionais e fatores de confusão. Os efeitos e as interações foram avaliados utilizando modelos regressivos de Cox. A suplementação de vitamina A foi protetora para atraso no desenvolvimento cognitivo e motor modificado pela interação com o estado nutricional. Crianças suplementadas bem nutridas apresentaram um risco 67% menor de atraso cognitivo (PRR ajustado = 0 33 [0 21-0 53]), já as crianças desnutridas não se beneficiaram (PRR ajustado = 0 97 [0 39-2 40]). A suplementação tem um efeito protetor sobre o desenvolvimento, mas não em crianças desnutridas. Isso sugere que a suplementação é eficaz na promoção do desenvolvimento, especialmente se associada a um esforço para melhorar o estado nutricional infantil, dada a importância desse mediador.

Palavras-chave
Vitamina A; Desnutrição; Desenvolvimento infantil; Política de nutrição

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