Acessibilidade / Reportar erro

Existe relação entre o conhecimento de estudantes a respeito das formas de contágio do HIV/AIDS e suas respostas sobre a proximidade com soropositivos?

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar o conhecimento de estudantes universitários sobre as formas de contágio do HIV/AIDS e correlacioná-lo com as respostas acerca da proximidade em relação às pessoas soropositivas. Aplicamos um questionário do Ministério da Saúde a 591 estudantes de uma graduação em saúde. Analisamos as 10 questões sobre formas de contágio do vírus, avaliando o número de acertos e testando a associação entre este e as perguntas relacionadas à proximidade com soropositivos. A maioria dos estudantes (96%) acertou entre 7 a 10 perguntas sobre contágio (grupo A) e 4% acertou entre 3 e 6 (grupo B). Correlacionado estes dois subgrupos e as respostas de não aceitação da proximidade com soropositivos, encontramos associação significante entre o grupo B e a concordância de que o patrão deveria mandar embora do emprego uma pessoa com o vírus da AIDS e a afirmação de que haveria incômodo se uma criança soropositiva estudasse na mesma escola do seu filho. As opiniões de negação à proximidade com soropositivos foram pouco prevalentes, mas se correlacionaram com um menor conhecimento dos estudantes acerca das formas de contágio do HIV.

HIV; AIDS; Etudantes; Universidade

ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Brasil, 4036 - sala 700 Manguinhos, 21040-361 Rio de Janeiro RJ - Brazil, Tel.: +55 21 3882-9153 / 3882-9151 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cienciasaudecoletiva@fiocruz.br