| Discriminação |
Discriminação incluindo estigma e racismo13-18,20-25 |
| Violência institucional14,22 |
| Rigidez dos serviços |
Modos de vida da PSR divergem dos modos ofertados pelo serviço13-15,17,21,22,24 |
| Burocracia excessiva/lógica administrativa burocrata15,17,18,21,23,24 |
| Exigência de documentos de identificação para atendimento17,18,21,23,24 |
| Falta de flexibilidade/Incapacidade de se adequar à realidade da PSR16,17,21,22,24 |
| Noção institucional dos serviços centrados na estrutura física14,16,24 |
| Delimitação equivocada sobre o território de atuação dos serviços/Serviços focados dentro das paredes institucionais17,24 |
| Imposição de abstinência ou necessidade de abstinência15,23 |
| Negativa de atendimento por estar desacompanhado de eCR ou de algum outro serviço23 |
| Fragilidades do serviço |
Incapacidade ou fragilidade dos serviços em realizar articulação com a rede intrasetorial ou intersetorial16,17,18,22,24 |
| Déficit estrutural do serviço ou de RH16,18,25 |
| Distância entre os serviços e locais de vida da PSR21 |
| Carência de um sistema de saúde que possibilite respostas mais concretas e mais imediatas diante da demanda do usuário17 |
| Impessoalidade nas ofertas de saúde17 |
| Violência interpessoal presente dentro dos serviços14 |
| Fragilidade no processo de comunicação em saúde com o público usuário do serviço15 |
| Categorias |
Facilitadores |
| Relacionais |
Vínculo15,16,18-22,24,25 |
| Postura de escuta e acolhimento15,17-20,22 |
| Mediação de outros profissionais e/ou articulação entre os profissionais de eCR com profissionais de outros serviços22,24 |
| Busca Ativa16,22 |
| Postura de negociação dos profissionais com os usuários17 |
| Reconhecimento do serviço como local de proteção14 |
| Atuação na perspectiva da equidade |
Deslocamento até os territórios/Realização de ações territorializadas no espaço da rua/itinerância16,18,22-24 |
| Encaminhamentos para a rede de saúde e intersetorial/Capacidade de articulação intersetorial16,21,24,25 |
| Capacidade de incorporação do imprevisível ou não programado a partir da demanda ou desejo do usuário17,18,20 |
| Flexibilidade dos serviços na perspectiva da equidade, considerando os modos de vida da PSR17,20 |
| Capacidade de responder à solicitação de cuidado no momento da demanda22 |
| Ser um serviço “porta aberta”22 |
| Assistenciais |
Equipes móveis/eCR14-25 |
| Multiprofissionalidade/interprofissionalidade/integração entre diferentes categorias profissionais16,20,24 |
| Oferta na perspectiva da Redução de Danos/Ofertas para o cuidado com o uso de álcool e outras drogas16,18 |
| Existência de um automóvel para deslocamento da equipe de atendimento e dos usuários16 |
| Oferta de cuidados na perspectiva da saúde integral16 |
| Acesso a saúde bucal20 |
| Fornecimento de medicações20 |
| Conhecimento sobre ISTs e drogas18 |
| Ter horários previamente definidos de funcionamento para que os usuários saibam como procurar o serviço18 |
| Qualidade da assistência recebida21 |
| Realização de matriciamento23 |
| Atividades artísticas e recreativas20 |