Hecht et al.99 Hecht ML, Marsiglia FF, Elek E, Wagstaff DA, Kulis S, Dustman P, Miller-Day M. Culturally Grounded Substance Use Prevention: An Evaluation of the keepin'' it R.E.A.L. Curriculum. Prev Sci 2003; 4(4):233-248. |
Estados Unidos Phoenix, Arizona 1998 |
6.035 estudantes 35 escolas |
7º ano |
24 meses |
1. 10 aulas do programa keepin’ it REAL (kiR) versão Mexican/Mexican American 2. 10 aulas do programa keepin’ it REAL (kiR), versão Black/White 3. 10 aulas do programa keepin’ it REAL (kiR), versão multicultural
|
Uso de álcool, cigarros e maconha (últimos 30 dias). |
1. Todas as intervenções apresentaram efeito significativo na redução da iniciação do uso de drogas (por exemplo: álcool β=-0,23, EP=0,06 e maconha β=-0,17, EP=0,05 na onda 4; cigarro β=-0,09, EP=0,04 na onda 3). |
Kulis et al. 29a
|
Estados Unidos Phoenix, Arizona 1998 |
3.402 estudantes de origem mexicana 35 escolas |
7º ano |
14 meses |
1. 10 aulas do programa keepin’ it REAL (kiR) versão Mexican/Mexican American 2. 10 aulas do programa keepin’ it REAL (kiR), versão Black/White 3. 10 aulas do programa keepin’ it REAL (kiR), versão multicultural
|
Uso de álcool, cigarros e maconha (últimos 30 dias). |
1. Efeito da versão latina na diminuição do uso maconha (β=-0,24, EP=0,09). 2. Efeito da versão multicultural na redução do uso de álcool (β=-0,24, EP=0,09) e maconha (β=-0,16, EP=0,08). |
Kulis et al. 31a
|
Estados Unidos Phoenix, Arizona 1998 |
4.622 estudantes predominantemente latinos 35 escolas |
7º ano |
2 meses |
1. 10 aulas do programa keepin’ it REAL (kiR) |
Uso de álcool, cigarro e maconha (últimos 30 dias). |
1. Efeito do programa na redução do uso de álcool (β=-0,10, EP=0,06), cigarro (β=-0,09, EP=0,05) para meninos latinos menos aculturados. |
Yabiku et al. 30a
|
Estados Unidos Phoenix, Arizona 1998 |
4.622 estudantes predominantemente latinos 35 escolas |
7º ano |
2 meses |
1. 10 aulas do programa keepin’ it REAL (kiR) |
Uso de álcool (últimos 30 dias). |
1. Efeito do programa na redução do uso de álcool entre os latinos menos aculturados, que vivem em regiões mais pobres e entre filhos de mães solteiras (β=-1,10, EP=-3,75). Maior eficácia do programa em bairros de imigrantes e em bairros com maior criminalidade. |
Kulis et al. 32a
|
Estados Unidos cidade no sudoeste dos Estados Unidos 1999 |
1.364 estudantes predominantemente latinos usuários de drogas 35 escolas |
7º ano |
14 meses |
1. 10 aulas do programa keepin’ it REAL (kiR) |
Redução ou descontinuado no uso de álcool, cigarro e maconha (últimos 30 dias); Tempo para redução ou descontinuidade do uso recente de drogas; Gravidade do uso de drogas. |
1. Efeito do programa na redução (OR=1,72) e descontinuação (OR=1,66) do uso de álcool entre aqueles que já bebiam. 2. Descontinuação do uso entre aqueles que reportaram o uso de uma ou mais substâncias antes do início da intervenção foi maior do grupo que recebeu o kiR (OR=1,61). |
Hecht et al.2020 Hecht ML, Elek E, Wagstaff DA, Kam JA, Marsiglia F, Dustman P, Reeves L, Harthun M. Immediate and Short-Term Effects of the 5th Grade Version of the Keepin' it Real Substance Use Prevention Intervention. J Drug Educ 2008; 38(3):225-251. |
Estados Unidos Phoenix, Arizona 2004 |
1.566 estudantes predominantemente latinos 23 escolas |
5º ano |
24 meses |
1. 12 aulas do programa keepin’ it REAL (kiR) versão multicultural
|
Uso de álcool, cigarro e maconha (uso na vida e nos últimos 30 dias). |
1. O currículo do 5º ano não se mostrou eficaz em alterar o uso de drogas dos estudantes e demais desfechos do estudo. |
Elek et al. 8b
|
Estados Unidos Phoenix, Arizona 2004 |
1.984 estudantes 29 escolas |
5º e 7º ano |
48 meses |
1. 12 aulas do programa keepin’ it REAL (kiR) versão kiR-Plus 2. 12 aulas do programa keepin’ it REAL (kiR) versão kiR-Acculturation Enhanced (kiR-AE) |
Uso de álcool, cigarro e maconha (uso na vida e nos últimos 30 dias). |
1. Os currículos kiR não mostraram serem eficazes em alterar os desfechos propostos. 2. Alunos que receberam qualquer uma das versões do kiR apenas no 5º ano relataram aumento no uso de substância (de 23% para 71%, EP=0,48). |
Marsiglia et al. 21b
|
Estados Unidos Phoenix, Arizona 2004 |
1.670 estudantes de origem mexicana 29 escolas |
5º e 7º ano |
48 meses |
1. 10 aulas of keepin’ it REAL original multicultural para 5ºano 2. 12 aulas of keepin’ it REAL kiR-Acculturation Enhanced (kiR-AE) para 5ºano 3.10 aulas of keepin’ it REAL original multicultural para 7ºano 4. 10 aulas of keepin’ it REAL kiR-Acculturation Enhanced (kiR-AE) para 7ºano |
Uso de álcool, cigarro, inalantes e maconha (últimos 30 dias). |
1. Os resultados não fornecem evidências de que intervir apenas no 5º ano foi eficaz em alterar as trajetórias de uso de drogas. 2. Implementar o programa apenas no 7º ano alterou as trajetórias de uso de todas as drogas (cigarro β=-0,01; maconha β=-0,02; inalantes β=-0,02). |
Marsiglia et al.2424 Marsiglia FF, Booth JM, Ayers SL, Nuño-Gutierrez BL, Kulis S, Hoffman S. Short-Term Effects on Substance Use of the Keepin' It REAL Pilot Prevention Program: Linguistically Adapted for Youth in Jalisco, Mexico. Prev Sci 2014; 15(5):694-704. |
México Guadalajara Ano do estudo não informado |
432 estudantes 2 escolas |
7º e 8º ano |
8 meses |
1. 10 aulas do programa Mantente REAL (MR): uma versão traduzida para o espanhol do kiR |
Uso de álcool e cigarro (últimos 30 dias). |
1. Efeito do programa na diminuição da frequência de uso de álcool (β=-0,22) e tabaco (β=-0,18). |
Marsiglia et al. 25c
|
México Guadalajara Ano do estudo não informado |
431 estudantes 2 escolas |
7º e 8º ano |
8 meses |
1. 10 aulas do programa Mantente REAL (MR): uma versão culturalmente adaptada para o espanhol do kiR |
Uso de álcool, cigarros e maconha (últimos 30 dias). |
1. Efeitos desejados foram encontrados a longo prazo para uso de álcool (β=0,08 para quantidade e β=0,06 para frequência) e uso maconha (β=0,02 para quantidade e β=0,02 para frequência). |
Kulis et al.2323 Kulis SS, Ayers SL, Harthun ML. Substance Use Prevention for Urban American Indian Youth: A Efficacy Trial of the Culturally Adapted Living in 2 Worlds Program. J Prim Prev 2017; 38(1-2):137-158. |
Estados Unidos Phoenix, Arizona 2009 |
107 estudantes de origem indígena 3 escolas |
7º e 8º ano |
3 meses |
1. 10 aulas do programa keepin’ it REAL (kiR) versão: Living in 2 Worlds (L2W) 2. 10 aulas do programa keepin’ it REAL (kiR). |
Uso de álcool, cigarro e maconha (uso na vida e nos últimos 30 dias); lutar, roubar ou carregar arma. |
1. Efeito da versão L2W, em comparação com a versão kiR, na diminuição do uso de cigarro (t test=2,56). 2. Os outros desfechos não apresentaram diferenças significativas entre as versões. |
Hecht et al.2222 Hecht ML, Shin Y, Pettigrew J, Miller-Day M, Krieger JL. Designed Cultural Adaptation and Delivery Quality in Rural Substance Use Prevention: an Effectiveness Trial for the Keepin' it REAL Curriculum. Prev Sci 2018; 19(8):1008-1018. |
Estados Unidos Pennsylvania e Ohio 2009 |
2.781 estudantes 39 escolas em áreas rurais |
7º ano |
36 meses |
1. kiR orginal (desenvolvidas para áreas urbanas) 2. kiR adaptado para áreas rurais |
Uso na vida de álcool, cigarro, maconha e tabaco de mascar; alta e baixa qualidade de implementação. |
1. Efeito do kiR adaptado para áreas rurais na redução do uso de cigarro (independente da qualidade da implementação: alta qualidade β=-0,09, EP=0,02; baixa qualidade β=-0,06, EP=0,02). 2. Efeito do kiR não adaptado na redução do uso de maconha, (programa com alta qualidade de implementação: β=-0,09, SE=0,03). 3. Não efeito do kiR não adaptado no uso de drogas (independente da qualidade da implementação). |
Kulis et al.2828 Kulis SS, Marsiglia FF, Porta M, Arévalo Avalos MR, Ayers SL. Testing the keepin' it REAL Substance Use Prevention Curriculum Among Early Adolescents in Guatemala City. Prev Sci 2019; 20(4):532-543. |
Guatemala Guatemala 2013 |
676 estudantes predominantemente latinos 12 escolas |
6º ano |
4 meses |
1. 10 aulas do programa Mantente REAL (MR): uma versão traduzida para o espanhol do kiR |
Uso de álcool, inalantes, cigarros e maconha (últimos 30 dias); roubo; entrar em luta física; luta na escola. |
1. Os participantes do MR relataram uma diminuição no uso de cigarro (β=-0,13, EP=0,06) e maconha (β=-0,10, EP=0,05), em comparação com o grupo de controle. 2. Não efeito do MR dos desfechos de violência. |
Kulis et al.2626 Kulis SS, Garcia-Perez H, Marsiglia FF, Ayers SL. Testing a Culturally Adapted Youth Substance Use Prevention Program in a Mexican Border City: Mantente REAL. Subst Use Misuse 2021; 56(2):245-257. |
México Nogales, Sonora 2017-2018 |
1.418 estudantes mexicanos 4 escolas |
7º ano |
7 meses |
1. 12 aulas Mantente REAL (MR): uma versão adaptando culturalmente do kiR para população mexicana |
Uso (frequência e quantidade) de álcool, inalantes, cigarros e maconha e outras substâncias ilícitas (últimos 30 dias). |
1. Os alunos que participaram do MR relataram uso relativamente menos frequente de álcool (β=-0,04) e outras drogas ilícitas (β=-0,02), em comparação com os alunos das escolas de controle. 2. Só os homens relataram efeitos de intervenção desejáveis para o uso de maconha (frequência β=-0,09; quantidade β=-0,03). 3. Os efeitos do programa mostraram ser maiores entre os alunos em maior risco (frequência de álcool β=-0,38; quantidade de álcool β=-0,47; uso de drogas ilícitas β=-0,02). |
Kulis et al.4747 Kulis SS, Marsiglia FF, Medina-Mora ME, Nuño-Gutiérrez BL, Corona MD, Ayers SL. Keepin' It REAL-Mantente REAL in Mexico: A Cluster Randomized Controlled Trial of a Culturally Adapted Substance Use Prevention Curriculum for Early Adolescents. Prev Sci 2021; 22(5):645-657. |
México Cidade do México, Guadalajara-Zapopan Monterrey-Apodaca-San Pedro 2017-2018 |
5.523 estudantes mexicanos 12 escolas |
7º ano |
7,8 meses |
1. 12 aulas do Mantente REAL(MR) adaptando culturalmente para o México 2. 10 aulas do kiR original traduzido para o espanhol |
Uso de álcool, cigarro, maconha, inalantes e outras substâncias ilícitas (últimos 30 dias); Violência praticada e sofrida. |
1. Entre os alunos que já usavam drogas, o MR demonstrou ser efetivo na redução da frequência de uso de álcool (β=0,19) e consumo excessivo de álcool (β=0,12); em comparação com o controle e o kiR. 2. Os estudantes que receberam o MR reportaram apresentaram menos casos de bullying comparado aos controles (β=0,10, EP=0,49) e menos casos de vitimização comparado com os que receberam o Kir original (β=0,06, EP=0,02). |
Cutrín et al.3333 Cutrín O, Kulis S, Maneiro L, MacFadden I, Navas MP, Alarcón D, Gómez-Fraguela JA, Villalba C, Marsiglia FF. Effectiveness of the Mantente REAL Program for Preventing Alcohol Use in Spanish Adolescents. Psychosoc Interv 2021; 30(3):113-122. |
Espanha Santiago de Compostela e Sevilha 2018-2019 |
755 estudantes espanhóis 12 escolas |
1° ano do secundário* |
4 meses |
1. 12 aulas do Mantente REAL(MR) adaptando culturalmente para a Espanha |
Frequência e quantidade de uso de álcool, frequência de uso pesado de álcool e de episódios de intoxicação alcoólica (últimos 30 dias). |
1. O grupo que recebeu o MR relatou significativamente menor frequência de uso de álcool (ß=-0,04) e episódios de intoxicação (ß=-0,11) em comparação com o grupo controle. 2. Foi observado efeito desejado do MR na redução da quantidade de uso de álcool foi maior naqueles adolescentes que já estavam envolvidos em maior uso de álcool antes da intervenção (ß=-0,40). |
Sanchez et al.4848 Sanchez ZM, Valente JY, Gusmões JDP, Ferreira-Junior V, Caetano SC, Cogo-Moreira H, Andreoni S. Effectiveness of a school-based substance use prevention program taught by police officers in Brazil: Two cluster randomized controlled trials of the PROERD. Int J Drug Policy 2021; 98:103413. |
São Paulo Brasil 2019 |
4.030 estudantes brasileiros 30 escolas |
5º e 7º ano |
9 meses |
1.10 aulas PROED/Caindo na Real (tradução do DARE-kiR) |
Primeiro uso de álcool, tabaco, maconha, inalantes e binge drinking. |
1. Não foram encontradas evidências que o programa seja efetivo na redução da iniciação ao uso de drogas em ambos os currículos (5º e 7º ano). |