Assis2222 Assis M. Envelhecimento ativo e promoção da saúde: reflexão para as ações educativas com idosos. Revista APS. 2005; 8(1):15-24.
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2005, Rio de Janeiro, Ambulatório de Atenção ao Idoso de um Hospital Universitário. |
Envelhecimento ativo e promoção da saúde: reflexão para as ações educativas com idosos. |
Oferecer uma contribuição acerca do sentido ético-político das ações educativas com idosos. |
Grupos de idosos para conduzir o instrumento de pesquisa e de ação educativa em nível individual: Avaliação Multidimensional de Saúde e Qualidade de Vida. |
Sancho Castiello et al.2323 Sancho Castiello MT, Yanguas Lezaun JJ, Díaz Veiga P, Rodríguez Rodríguez P, Pérez Salanova M, Serrano Garijo P, Bermejo García L, Mesa Lampre P, Gómez Pavón J, Ruipérez Canterai I, Gutiérrez B. "Saber envejecer. Prevenir la dependencia." Un modelo para el diseño de materiales didácticos. Revista Española de Geriatría y Gerontología 2006; 41(Supl. 2):2-16.
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2006, Espanha, Sociedade Espanhola de Geriatria e Gerontologia |
Saber envejecer. Prevenir la dependencia. Un modelo para el diseño de materiales didácticos. |
Descrever um projeto de pesquisa-ação com metodologia qualitativa que visa promover o envelhecimento ativo e evitar dependência. |
Desenvolvimento de materiais didáticos e audiovisuais baseados na realização de 13 grupos focais com pessoas na faixa etária entre 55 e 80 anos em 6 cidades da Espanha. |
Assis et al.2424 Assis M, Pacheco LC, Menezes MFG, Bernardo MHJ, Steenhagen CHVA, Tavares EL, Santos DM. Ações educativas em promoção da saúde no envelhecimento: a experiência do núcleo de atenção ao idoso da UNATI. Rev APS 2007; 31(3):438-347.
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2007, Rio de Janeiro, Núcleo de Atenção ao Idoso de uma Universidade da Terceira Idade |
Ações educativas em promoção da saúde no envelhecimento: a experiência do núcleo de atenção ao idoso da UNATI/UERJ |
Apresentar um projeto de extensão e apontar sua contribuição para um modelo de atenção e de formação profissional pautado no cuidado integral e na promoção da saúde. |
Atividades diversas em grupos: encontros com a Saúde, Roda da Saúde e produção de materiais educativos (folders e murais). |
Martins et al.2525 Martins JJ, Barra DCC, Santos TM, Hinkel V, Nascimento ERP, Albuquerque GL, Erdmann AL. Educação em saúde como suporte para a qualidade de vida de grupos da terceira idade. Rev eletrônica enferm 2007; 9(2):443-456.
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2007, Florianópolis, Ambulatório de Referência Estadual. |
Educação em saúde como suporte para a qualidade de vida de grupos da terceira idade |
Conhecer as necessidades de educação em saúde dos idosos que frequentam grupos de terceira idade. |
Atividades e técnicas grupais, questionários e observação participante sobre diabetes, hipertensão arterial, osteoporose, artrite e artrose e alimentação equilibrada |
Alencar et al.2626 Alencar MDSS, Barros FDO, Carvalho CMRG. Os aportes sócio-políticos da educação nutricional na perspectiva de um envelhecimento saudável. Rev Nutr 2008; 21(4):369-381.
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2008, Piauí, Universidade da Terceira Idade |
Os aportes sócio-políticos da educação nutricional na perspectiva de um envelhecimento saudável |
Refletir sobre as vivências de sala de aula com idosos de uma universidade da terceira idade, a partir de uma oficina ludo pedagógica. |
Encontros semanais com oficinas ludo pedagógicas sobre nutrição, saúde e envelhecimento com idosos que frequentaram um programa universitário da terceira idade. |
Bernardo et al.2727 Bernardo MHJ, Menezes MFG, Assis M, Pacheco LC, Mecenas AS. A saúde no diálogo com a vida cotidiana: a experiência do trabalho educativo com idosos no grupo roda da saúde. Rev APS 2009; 12(4):504-509.
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2009, Rio de Janeiro, Núcleo de Atenção ao Idoso da Universidade Aberta da Terceira Idade/UERJ |
A saúde no diálogo com a vida cotidiana: a experiência do trabalho educativo com idosos no grupo roda da saúde |
Apresentar a proposta metodológica do grupo "Roda da Saúde" e apontar alguns dados de avaliação do trabalho, a partir dos registros de suas atividades. |
Grupos educativos caracterizados como "chá da tarde", onde a dinâmica dos encontros buscou estimular a reflexão e a produção coletiva sobre temas relacionados à saúde e qualidade de vida. |
Mazo et al.2828 Mazo GZ, Cardoso AS, Dias RG, Balbé GP, Virtuoso JF. Do Diagnóstico À Ação: Grupo De Estudos Da Terceira Idade : Alternativa Para a Promoção Do Envelhecimento Ativo. Rev Bras Atividade Física Saúde 2009; 14(1):65-70.
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2009, Florianópolis, Grupo de Estudos da Terceira Idade (GETI) da Universidade do Estado de Santa Catarina |
Do diagnóstico à ação: grupo de estudos da terceira idade: alternativa para a promoção do envelhecimento ativo |
Descrever o funcionamento das ações de promoção de atividade física de um programa de extensão para subsidiar programas futuros. |
Ações de atividade física do Grupo de Estudos da Terceira Idade (GETI). |
Kuczmarksi, Cotugna2929 Kuczmarksi MF, Cotugna N. Outcome evaluation of a 3-year senior health and wellness initiative. J Community Health 2009; 34(1):33-39.
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2009, Delaware - EUA, Centro especializado em idosos denominado "Wilmington Senior Center" |
Outcome evaluation of a 3-year senior health and wellness initiative |
Descrever o desenvolvimento e implementação da metodologia de avaliação e resultados de uma iniciativa multidisciplinar de saúde e bem-estar. |
Realizados 11 programas multidisciplinares que abordaram saúde e bem-estar ao longo de 3 anos com idosos. |
Combinato et al.3030 Combinato DS, Vecchia MD, Lopes EG, Manoel RA, Marino HD, Oliveira ACS, Silva KF. Grupos de Conversa: saúde da pessoa idosa na estratégia saúde da família. Psicologia & Sociedade 2010; 22(3):558-568.
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2010, Paranaíba - Mato Grosso do Sul, Atenção Básica em Saúde |
Grupos de conversa: saúde da pessoa idosa na estratégia saúde da família. |
Desenvolver um processo grupal de promoção à saúde com pessoas idosas, tendo em vista o envelhecimento ativo e a qualidade de vida dessa população. |
Grupos de conversas fechados, com periodicidade semanal, formados predominantemente por mulheres. |
Firmino et al.3131 Firmino R, Patrício J, Rodrigues L, Cruz P, Vasconcelos AC. Educação popular e promoção da saúde do idoso: reflexões a partir de uma experiência de extensão universitária com grupos de idosos em João Pessoa - PB. Rev APS 2010; 13(4):523-530.
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2010, João Pessoa, Atenção Básica em Saúde |
Educação popular e promoção da saúde do idoso: reflexões a partir de uma experiência de extensão universitária com grupos de idosos em João Pessoa-PB |
Relatar experiência visando explanar os aprendizados, dificuldades e inquietações que permearam a experiência vivenciada pelos participantes de um projeto de extensão universitária. |
Atividades de educação em saúde voltadas à nutrição com grupos de idosos. |
Paiva et al.3232 Paiva ACS, Hernandez SS, Sebastião E, Quadros Junior AC, Cury M, Costa JLR, Gobbi LTB, Gobbi S. Dança e envelhecimento: uma parceria em movimento!. Rev Bras Atividade Física e Saúde. 2010; 15(1):70-72.
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2010, São Paulo, Universidade Estadual Paulista |
Dança e envelhecimento: uma parceria em movimento |
Apresentar o programa estudado, que desenvolve um conjunto de atividades destinadas às pessoas com mais de sessenta anos. |
Aulas de dança dentro do Programa de Atividade Física para a Terceira Idade - PROFIT realizado na UNESP. |
Tahan, Carvalho3333 Tahan J, Carvalho ACD. Reflexões de Idosos Participantes de Grupos de Promoção de Saúde Acerca do Envelhecimento e da Qualidade de Vida. Saúde Soc 2010; 19(4):878-888.
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2010, Ribeirão Preto-São Paulo, Atenção Básica em Saúde |
Reflexões de Idosos Participantes de Grupos de Promoção de Saúde Acerca do Envelhecimento e da Qualidade de Vida. |
Analisar e refletir sobre as percepções dos idosos em relação à sua qualidade de vida, com vistas à integralidade da assistência, após a adesão à grupos de promoção de Saúde. |
Realização grupos abertos de atividades de artesanato, dança, descontração e saúde utilizando-se as atividades lúdicas e de lazer. |
Souza, Grundi3434 Souza EM, Grundy E. Intergenerational interaction, social capital and health: Results from a randomized controlled trial in Brazil. Soc Sci Med 2007; 65(7):1397-1409.
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2011, Ceilândia- Distrito Federal, Escola de ensino fundamental |
Intergenerational integration, social capital and health:a theoretical framework and results from a qualitative study |
Avaliar atividades intergeracionais em uma escola e descrever o arcabouço teórico para explicar as mudanças observadas. |
Intervenção intergeracional onde idosos compartilhavam história de vida com adolescentes, em uma escola de ensino fundamental, avaliada por meio de grupos e focais com os dois grupos etários |
Wichmann et al.3535 Wichmann FMA, Areosa SVC, Roos NP. Promoção do envelhecimento saudável: adoção de uma prática multidisciplinar na atenção à saúde do idoso (UNISC). Estud interdiscip Envelhec 2011; 16(2):307-318
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2011, Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul, Clínica-escola da Universidade de Santa Cruz do Sul |
Promoção do envelhecimento saudável: adoção de uma prática multidisciplinar na atenção à saúde do idoso (UNISC) |
Relatar a experiência das atividades de projeto de extensão universitária, socializando a prática multiprofissional e interdisciplinar que nele ocorre. |
Grupos de idosos para discussão de temas relacionados à saúde no envelhecimento com diversas atividades. |
Andrade PT et al.3636 Andrade TP, Mendonça BPCK, Lima DC, Alfenas IC, Bonolo PF. Projeto conviver: estímulo à convivência entre idosos do Catete, Ouro Preto, MG. Rev bras educ méd. 2012; 36(Supl. 1):81-85.
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2012, Ouro Preto-Minas Gerais, Espaço de convivência da comunidade. |
Projeto conviver: estímulo à convivência entre idosos do Catete, Ouro Preto, MG. |
Descrever as experiências do projeto de convivência em grupos com idosos. |
Oficinas e encontros com temas relacionados à saúde. |
Costa et al.3737 Costa M, Rocha L, Oliveira S. Educação em saúde: estratégia de promoção da qualidade de vida na terceira idade. Rev. Lusófona de Educação 2012; 22:123-140.
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2012, Patos-Paraíba, Clínica Escola de uma Instituição de Ensino Superior |
Educação em saúde: estratégia de promoção da qualidade de vida na terceira idade |
Investigar se o nível de qualidade de vida da terceira idade é influenciado pelo ensino de exercícios psicomotores como estratégia de educação em saúde. |
Prática de exercícios cinético-funcionais com idosos 2 vezes por semana, utilizando-se a metodologia pré-teste- pós-teste |
Tahan, Carvalho3333 Tahan J, Carvalho ACD. Reflexões de Idosos Participantes de Grupos de Promoção de Saúde Acerca do Envelhecimento e da Qualidade de Vida. Saúde Soc 2010; 19(4):878-888.
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2012, Campinas - São Paulo, Atenção Básica em Saúde |
Programa de educação para um envelhecimento saudável. |
Implementar e avaliar um programa educacional para o envelhecimento ativo. |
Encontros semanais de 150 minutos, durante 4 meses com 16 idosos baseado na perspectiva Freireana |
Silveira et al.3939 Silveira MM, Pasqualotti A, Colussi EL. Educação gerontológica, envelhecimento humano e tecnologias educacionais: reflexões sobre velhice ativa. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento 2012; 17(2):387-398.
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2012, Rio Grande do Sul, Universidades Estaduais |
Educação gerontológica, envelhecimento humano e tecnologias educacionais: reflexões sobre velhice ativa. |
Refletir sobre o envelhecimento e a possibilidade de participar de uma educação gerontológica ampliando a qualidade de vida. |
Ações desenvolvidas pelas Universidades que ofertam programas às pessoas da terceira idade. |
Cyarto et al.4040 Cyarto EV, Dow B, Vrantsidis F, Meyer C. Promoting healthy ageing: Development of the healthy ageing quiz. Australas J Ageing 2013; 32(1):15-20.
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2013, Melbourne, Victoria, Australia - AU |
Promoting healthy ageing: development of the Healthy Ageing Quiz |
Projetar um recurso de fácil utilização para pessoas de meia-idade e mais velhas que permite a autoavaliação do estilo de vida |
Aplicação de Questionário do Envelhecimento Saudável (Healthy Ageing Quiz) para o aumento da consciência e o conhecimento de como envelhecer bem. |
Patrocínio, Pereira4141 Patrocinio WP, Pereira BPC. Efeitos da educação em saúde sobre atitudes de idosos e sua contribuição para a educação gerontológica. Rev Trabalho, Educação e Saúde 2013; 11(2):375-394.
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2013, Campinas-São Paulo, Atenção Básica em Saúde |
Efeitos da educação em saúde sobre atitudes de idosos e sua contribuição para a educação gerontológica. |
Avaliar os efeitos de um programa comunitário de educação popular em saúde para idosos sobre suas atitudes em relação à velhice |
Realização de 16 encontros semanais de 150 minutos com grupos de idosos para discutir sobre as imagens positivas e negativas relacionadas à velhice. |
Mendonça et al.4242 Mendonça ET, Fernandes L, Aires A, Amaro MO, Moreira TR, Henriques BD, Castro JA, Fernandes VC, Brinati LM. A experiência de oficinas educativas com idosos:( Re) pensando práticas à luz do pensamento Freireano. Rev APS 2013; 16(4):479-484.
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2013, Viçosa-Minas Gerais, núcleo de referência de atendimento multiprofissional a idosos. |
A experiência de oficinas educativas com idosos: (Re)pensando práticas à luz do pensamento Freireano. |
Relatar uma experiência para subsidiar a reflexão sobre a prática de oficinas como estratégia de educação em saúde, na perspectiva Freireana. |
Foram desenvolvidas oficinas com idosos sobre uso de medicamentos. |
Morrow-Howell et al.4343 Morrow-Howell N, Lee YS, McCrary S, McBride A. Volunteering as a pathway to productive and social engagement among older adults. Health Educ Behav 2014; 41(Supl. 1):84S-90S.
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2014, Estados Unidos da América, Escolas. |
Volunteering as a pathway to productive and social engagement among older adults |
Examinar os efeitos do trabalho voluntário de idosos em atividades social e cívica |
Projeto onde os idosos se voluntariaram para realizar atividades sociais. |
Sato et al.4444 Sato AT, Batista MPP, Almeida MHM. Programas de estimulação da memória e funções cognitivas relacionadas: opiniões e comportamentos dos idosos participantes. Rev ter ocup. 2014; 25(151-159):130-138.
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2014, São Paulo, Laboratório de Gerontologia de uma Universidade. |
Programas de estimulação da memória e funções cognitivas relacionadas: opiniões e comportamentos dos idosos participantes |
Apresentar a influência do programa sobre a memória para desempenho das tarefas da vida diária e da incorporação dos hábitos no cotidiano |
Atividades em grupo de idosos com aulas expositivas e dialogadas, dinâmicas grupais, com estratégias de memória, e reflexão sobre comportamentos de vida ativa e saudável. |
Almeida et al.4545 Almeida LFF, Freitas EL, Salgado SML, Gomes IS, Franceschini SCC, Ribeiro AQ. Projeto de intervenção comunitária "Em Comum-Idade": contribuições para a promoção da saúde entre idosos de Viçosa, MG, Brasil. Cien Saude Colet 2015; 20(12):3763-374.
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2015, Viçosa - Minas Gerais, Atenção Básica em Saúde |
Projeto de intervenção comunitária "Em Comum-Idade": contribuições para a promoção da saúde entre idosos de Viçosa, MG, Brasil |
Analisar as possíveis mudanças ocorridas nas medidas antropométricas e nos níveis de aptidão física funcional dos idosos participantes do projeto. |
Oficinas de educação alimentar e nutricional, de exercício físico e lazer e rodas de conversa sobre temas relacionados ao envelhecimento saudável com avaliações da intervenção. |
Massi et al.4646 Massi G, Berberian AP, Guarinello AC, Lourenço RC, Tonocchi R, Stechman Neto J. Linguagem e envelhecimento: práticas de escrita autobiográfica junto a idosos. Rev CEFAC 2015; 17(6):2065-2071.
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2015, Curitiba, Atenção Básica em Saúde |
Linguagem e envelhecimento: práticas de escrita autobiográfica junto a idosos |
Analisar, sob a perspectiva do letramento, os efeitos que práticas de escritas autobiográficas podem gerar na autonomia e no bem-estar de sujeitos idosos. |
Encontros semanais para realização de oficinas de letramento com o objetivo de promover o letramento de idosos e discussão de variados temas como velhice, família, mercado de trabalho, espiritualidade, entre outros. |
Patrocínio4747 Patrocinio W. Atividades práticas para o Envelhecimento Ativo. Kairós 2014; 18(19):167-187.
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2014, São Paulo, Atenção Básica em Saúde |
Atividades práticas para o Envelhecimento Ativo. |
Apresentar uma série de atividades práticas visando ao envelhecimento saudável, com base na perspectiva Freireana e na perspectiva do envelhecimento Ativo |
Foram realizados encontros com idosos para a realização de diversas atividades e discussão de vários temas. |
Valer et al.4848 Valer DB, Bierhals CCBK, Aires M, Paskulin LMG. O significado de envelhecimento saudável para pessoas idosas vinculadas a grupos educativos. Rev Bras. Geriatr. Gerontol. 2015; 18(4):809-819.
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2015, Porto Alegre - Rio Grande do Sul, Atenção Básica em Saúde |
O significado de envelhecimento saudável para pessoas idosas vinculadas a grupos educativos. |
Descrever o significado de envelhecimento saudável para pessoas idosas que participam de grupos de educação em saúde de uma UBS |
Aplicação de instrumento com idosos que participam de grupos de educação em saúde. |
Zanjani et al.4949 Zanjani F, Downer BG, Hosier AF, Watkins JD. Memory banking: a life story intervention for aging preparation and mental health promotion. J Aging Health 2015; 27(2):355-376.
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2015, Estado de Kentucky - EUA, Locais públicos diversos. |
Memory banking: a life story intervention for aging preparation and mental health promotion |
Analisar a viabilidade de Bancos de Memória como ferramenta de preparação para o envelhecimento. |
Atividade onde idosos contam suas histórias de vida no contexto do envelhecimento, relatando sonhos, futuro, aspirações, planos e decisões. |
Costa et al.5050 Costa NP, Polaro SHI, Vahl EAC, Gonçalves LHT. Contação de história: tecnologia cuidativa na educação permanente para o envelhecimento ativo. Rev. Bras. Enferm. 2016; 69(6):1132-1139.
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2016, Belém - Pará, Atenção Básica em Saúde |
Contação de história: tecnologia cuidativa na educação permanente para o envelhecimento ativo. |
Avaliar a pertinência e efetividade do método de "contação de histórias" como estratégia para envelhecimento ativo. |
Atividades destinadas a idosos para contar histórias de vida. |
Inouye et al.5151 Inouye K, Orlandi FS, Pavarini SCL, Pedrazzani ES. Efeito da Universidade Aberta à Terceira Idade sobre a qualidade de vida do idoso. Educ. Pesqui. 2018; 44:e142931.51 |
2018, São Paulo, Universidade Aberta da Terceira Idade |
Efeito da Universidade Aberta à Terceira Idade sobre a qualidade de vida do idoso. |
Avaliar o efeito do programa Universidade Aberta à Terceira Idade na qualidade de vida de alunos idosos. |
Entrevistas realizadas com idosos no início e ao final do ano letivo para avaliar os efeitos da educação sobre a qualidade de vida. |
Massi et al.5252 Massi G, Wosiacki FT, Guarinello AC, Lacerda ABM, Carvalho TP, Wanderbrooke AC, Cairo NC, Lima RR. Active aging: an intervention-research report. Rev. CEFAC 2018; 20(1):5-12.
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2018, Curitiba-Paraná, Universidade. |
Active aging: an intervention-research report. |
Analisar os efeitos que atividades com a linguagem podem ter sobre a autonomia e a participação social de idosos. |
Avaliação sobre os efeitos que atividades de linguagem sobre histórias de vida tiveram sobre a autonomia e a participação social dos idosos. |
Mendes et al.5353 Mendes NP, Costa NP, Campos ACV, Polaro SHI, Gonçalves LHT. Tecnologia socioeducacional de videodebate para o cultivo do envelhecimento ativo. Esc. Anna Nery 2018; 22(3):e20170427.
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2018, Belém-Pará, Atenção Básica em Saúde |
Tecnologia socioeducacional de videodebate para o cultivo do envelhecimento ativo. |
Avaliar efetividade da tecnologia socioeducacional de videodebate como estratégia ao envelhecimento ativo. |
Foram realizadas 8 oficinas de videodebate com associação dos vídeos às histórias de vida e hábitos dos participantes idosos. |
Olympio, Alvim5454 Olympio PCAP, Alvim NAT. Board games: gerotechnology in nursing care practice. Rev. Bras. Enferm. 2018; 71(Suppl 2):818-826.
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2018, Vitória-Espírito Santo, Universidade Aberta da Terceira Idade |
Board games: gerotechnology in nursing care practice. |
Criar um jogo de tabuleiro como gerontotecnologia voltada à promoção do envelhecimento ativo |
Realizadas entrevistas, observação participante e discussões em grupos que resultou em um jogo de tabuleiro para idosos. |