01 |
Melhor agenda disponibilizada em tempo real |
A equipe deveria apresentar uma agenda do tipo “Google” de forma atualizada. Na CFFC, para a marcação pelo blog os usuários cadastrados devem preencher um questionário contendo o nome completo, data de nascimento, telefone para contato, local de moradia, equipe de referência e o motivo do agendamento (queixa). As informações passam por supervisão dos profissionais de saúde e, tão logo realizar-se o agendamento, o ACS entra em contato com os usuários. |
02 |
Como eu faço |
Os blogs devem apresentar a descrição de uma atividade de saúde (com fotos, vídeos, músicas) realizada por profissionais da equipe. A CFFC apresentou a construção de um grupo criado a partir da demanda trazida por usuários do território da unidade. A experiência exitosa levou a efetivação do “Grupo de Terapia Global”, que introduziu a temática de “cuidando de quem cuida”, ofertando troca de conversas entre profissionais, familiares e usuários. |
03 |
Protagonismo Juvenil |
Propõe que o blog apresente atividades de promoção do protagonismo da juventude, tendo participação conjunta dos profissionais da equipe. O blog apresentou imagens de uma atividade realizada com um grupo infanto-juvenil, a partir de uma metodologia lúdica, com moderação de profissionais da equipe. |
04 |
Melhor cobertura audiovisual |
Avaliou os itens audiovisuais existentes no blog (imagens e vídeos, estes pelo Youtube e com no máximo dez minutos) que retratassem os processos de trabalho, eventos internos e externos. O blog apresentou diversos vídeos no blog como um todo. |
05 |
Saúde nas Escolas |
Tem como definição descrever atividades realizadas por profissionais da saúde e educação, apresentando a parceria nas ações realizadas com o público escolar. O blog CFFC apresentou um link específico descrevendo atividades realizadas em parceria entre educação e saúde, trazendo imagens dos profissionais/professores/alunos envolvidos, da integração, das atividades produzidas no encontro. |
06 |
Melhor fotografia |
Propõe escolher a melhor imagem que ilustre o processo de trabalho da equipe. As fotos para serem avaliadas precisam conter resolução mínima de cinco megapixel |
07 |
Conheça esta história contada por um ACS |
Solicita que seja contada uma experiência com final resolutivo e narrada por um ACS. A história precisa conter título, nome do ACS e seu respectivo e-mail. O blog CFFC apresentou duas histórias contadas por ACS, ambas contendo imagens com os personagens da história. O nome do usuário manteve-se preservado, utilizando-se nomes fictícios. As histórias apresentam desfechos emocionantes e o comprometimento dos profissionais na produção da qualidade de vida dos usuários. |
08 |
Melhor vídeo de curta metragem |
Solicita que o blog tenha obrigatoriamente conta no Youtube anexada ao blog, que envie o link do vídeo de no máximo dez minutos. |
09 |
Atividade física |
Avalia a melhor descrição do processo de trabalho envolvendo a educação física e os membros das equipes. É possível concorrer a esta categoria tanto unidade com ou sem Academia Carioca. O blog CFFC traz uma atividade desenvolvida para usuários que apresentam dores crônicas, realizando um grupo mediado por fisioterapeuta, educador físico, médicos residentes e estudantes de medicina e ACS. |
10 |
Melhor conteúdo |
Aborda a importância de uma redação clara, com acesso facilitado, a diversidade de conteúdos, bem como a organização e quantidade de fotos e vídeos. Percebeu-se no blog da CFFC que este aspecto segue o modelo oferecido pelo concurso, sendo que sempre realizam descrição das imagens/vídeos/itens obrigatórios. |
11 |
Melhor interatividade e maior criatividade |
Avalia de forma qualitativa e quantitativa os comentários feitos no blog que denotem temas sobre a unidade, também com propostas inovadoras criadas para a interação com os usuários. O blog apresentou poucos comentários no decorrer dos itens, apesar do grande número de visualizações (cerca de 300 mil quando da elaboração desse artigo), percebe-se que a interação pela web ainda não acontece de forma corrente. |
12 |
Melhor integração ensino-serviço-comunidade |
Tem o intuito de apresentar as atividades que facilitem o acesso entre ensino-serviço no território. O blog apresentou o vídeo de um encontro realizado, trazendo o relato escrito do mesmo. Além disso, trouxe imagens e relatos de seminários, matriciamentos, supervisões, capacitações, acolhimentos de turmas de especialização e de graduação. |
13 |
Melhor integração saúde da família e vigilância em saúde |
Propõe a integração de ações da unidade com a vigilância e a promoção da saúde. O blog apresenta a descrição de uma premiação recebida pelo reconhecimento de unidade preocupada com as questões de vigilância, tendo fotos, imagens e vídeos deste momento. |
14 |
Melhor unidade com ficha A (*) |
Avalia a qualidade do preenchimento dos campos obrigatórios da Ficha A definidos pela SMS-RJ. |
15 |
Melhor território de CAP por microárea |
Avalia a qualidade dos mapas por microárea das unidades, tendo os critérios de território com melhor distribuição, delimitação, cartografia e territorização. Percebe-se que o blog CFFC apresenta um link específico, sendo possível acessar em outro link o território definido da unidade, a divisão das equipes por cores e por ACS. |
16 |
Melhor blog – o conjunto da obra |
Avalia integralmente cada um dos blogs concorrentes considerando os critérios mencionados anteriormente, além de inovações apresentadas pelos mesmos. |