| Holloway et al., 2017.14
|
Entender as preferências de HSH para prevenção e tratamento do HIV. |
Pesquisa qualitativa |
Os participantes preferem intervenções de saúde que abordem privacidade e confidencialidade, funções que possam abranger problemas de saúde psicossociais. |
| Mitchell et al., 2016.15
|
Obter informações para o desenvolvimento de um app que incentiva a realizar o teste para o HIV. |
Pesquisa formativa |
Os homens relataram o custo, a segurança e a eficiência como principais razões para influenciar a baixarem um app. |
| Schnall et al., 2016.16
|
Explorar o uso da estrutura de Pesquisa de Sistemas de Informação (ISR) como guia para o design de um aplicativo mHealth. |
Pesquisa formativa |
Identificaram-se as barreiras e as facilidades para o uso de mHealth, além de identificar o conteúdo e os recursos funcionais para orientar o desenvolvimento de futuros apps. |
| Evans et al., 2016.17
|
Desenvolver de uma intervenção baseada em mHealth para promover o teste para o HIV. |
Pesquisa qualitativa |
Os resultados sugeriram que as mensagens deveriam: abranger outras ISTs, ser adaptadas e personalizadas, provenientes de uma fonte confiável, concentrar-se no suporte e benefícios para a saúde. |
| Sheoran et al., 2016.18
|
Desenvolver um app para apoiar os jovens moradores de rua sem acesso à saúde para a prevenção das ISTs. |
Pesquisa formativa |
O app foi bem avaliado pelos participantes, que sugeriram melhorias na interface, ícones e a adição de um sistema de classificação por pares. |
| LeGrand et al., 2016.19
|
Desenvolver um app para aderência à terapia antirretroviral em adolescentes com HIV. |
Pesquisa formativa |
As sugestões realizadas pelos participantes foram: incluir lembretes para a medicação, lembretes para a aderências à terapia, módulos educacionais, interações virtuais com outros usuários e elementos de gamificação. |
| Levy et al., 2015.20
|
Avaliar a aceitabilidade e as percepções de uma intervenção usando um app para a prevenção do HIV. |
Pesquisa formativa |
A percepções dos participantes em geral foram favoráveis por julgarem ser um método confiável, ter o aconselhamento de um médico nas redes sociais. |
| Cordova et al., 2015.21
|
Desenvolver um app para prevenir HIV/ITS e o abuso de drogas em adolescentes. |
Pesquisa qualitativa |
Temas surgidos pelos participantes: 1 aceitabilidade do aplicativo, 2 inclusão de uma avaliação de risco, 3 incorporação de conteúdo sobre HIV/ITS e uso de drogas, 4 interatividade e 5 aparência. |
| Gkatzidou et al., 2015.22
|
Identificar os requisitos do design de um app para Clamídia. |
Pesquisa formativa |
Quatro temas mais abrangentes surgiram: privacidade e segurança, credibilidade, suporte ao usuário. |
| Aliabadi et al., 2015.23
|
Identificar o conteúdo, características e funções de um app para prevenção do HIV em HSH. |
Pesquisa formativa |
Os participantes identificaram as necessidades de informação relacionadas à prevenção do HIV: centros de distribuição de fármacos, grupos de apoio e informações do tratamento. |
| Broaddus et al., 2015.24
|
Medir a percepção dos participantes sobre os riscos e os benefícios de uma intervenção baseada em mensagens de texto para pessoas vulneráveis as IST's /HIV. |
Pesquisa qualitativa |
Os benefícios da intervenção foram: a conveniência e a ubiquidade das mensagens de texto, evitar julgamentos negativos por membros do grupo e privacidade. |
| Swendeman et al., 2015.25
|
Elaborar um modelo teórico para os potenciais benefícios do automonitoramento e autogerenciamento da adesão medicamentosa, em pessoas com HIV. |
Pesquisa qualitativa |
As múltiplas funções de automonitorização podem influenciar as percepções, motivações e habilidades de risco para apoiar os estados de ativação comportamental. |
| Goldenberg et al., 2014.26
|
Compreender a funcionalidade, o formato e o design de um app de prevenção do HIV. |
Pesquisa qualitativa |
O app é abrangente e incorpora ideias inovadoras para prevenção do HIV. |
| Muessig et al., 2013.27
|
Compreender os padrões da telefonia móvel entre jovens. |
Pesquisa formativa |
Os apps para a prevenção do HIV devem ser úteis e divertidos, confidenciais e interativos. |
| Chang et al., 2013.28
|
Explorar as considerações de aceitabilidade, viabilidade e design da intervenção para pessoas com HIV. |
Pesquisa formativa |
Os resultados incluíram temas sobre os desafios do cuidado atuais, benefícios percebidos com o uso de mHealth e aceitação da intervenção. |