Acessibilidade / Reportar erro

Reforma do Estado e as Mudanças Organizacionais no Setor Saúde1 1 Este artigo foi originalmente apresentado na oficina de trabalho "Reforma do Estado e Reforma Setorial no Brasil: Novos Modelos de Gestão", promovida pela Rede de Investigação em Sistemas e Serviços de Saúde no Cone Sul, no V Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, Águas de Lindóia, São Paulo, 25-26/08/1997. Ele é fruto de trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto: Reforma do Estado e Setor Saúde, financiado pelo Programa CAPES/CNpq/FINEP. Os autores agradecem as sugestões dos pareceristas da revista Ciência & Saúde Coletiva.

Este trabalho discute as transformações nos modos de encarar as funções de Estado, que vêm orientando a agenda de reformas na década de 90. Aponta as implicações institucionais desse processo para o setor saúde, enfatizando os dilemas de justiça distributiva que as organizações públicas terão de enfrentar em decorrência das mudanças no modelo de gestão autárquico.

Governance; Responsabilização; Relações agente/principal; Reforma do Estado


ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Brasil, 4036 - sala 700 Manguinhos, 21040-361 Rio de Janeiro RJ - Brazil, Tel.: +55 21 3882-9153 / 3882-9151 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cienciasaudecoletiva@fiocruz.br