Open-access Barreiras para a preceptoria na Educação Interprofissional: uma revisão integrativa

Barreras a la preceptoria en la Educación Interprofesional: una revisión integradora

Resumo

A preceptoria na Educação Interprofissional (EIP) ocorre quando o preceptor facilita o aprendizado de estudantes de diferentes profissões sobre o cuidado na perspectiva interprofissional e colaborativa. Objetivou-se identificar as barreiras relacionadas à preceptoria na EIP. Esta revisão integrativa procurou artigos empíricos em busca sistemática compreensiva em oito bases de dados. Os dados foram extraídos em instrumento validado, e a análise identificou barreiras dos níveis micro, meso e macro dos sistemas educacional e profissional. Nos 17 estudos, identificaram-se 10 barreiras no nível micro, como a falta de formação, resistência ao trabalho interprofissional e disponibilidade pessoal e profissional para EIP e PIC (Prática Interprofissional Colaborativa); 13 barreiras no nível meso, que inclui conciliar a demanda do serviço com a preceptoria, poucas oportunidades de trabalho interprofissional e sobrecarga de trabalho; e cinco barreiras no nível macro, envolvendo a falta de remuneração, o modelo de atenção centrado na doença e o predomínio da formação uniprofissional. As barreiras refletem a complexidade da preceptoria interprofissional, que é fundamental para a formação dos estudantes para a EIP e a integração da PIC no trabalho.

Palavras-chave:
Preceptoria; Educação interprofissional; Relações interprofissionais; Sistema Único de Saúde

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