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Nível de satisfação dos usuários e verificação do conhecimento dos farmacêuticos em farmácias públicas do Espírito Santo, Brasil

Satisfaction levels of users and verification of the knowledge of pharmacists in public pharmacies in the State of Espírito Santo, Brazil

Resumo

O objetivo do presente estudo foi determinar o nível de satisfação dos usuários de farmácias públicas e verificar o conhecimento dos farmacêuticos com relação à dispensação de medicamentos. Trata-se de um estudo descritivo, realizado em municípios de uma mesma região, no interior do Estado do Espírito Santo, no período de maio a agosto de 2013. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado. Para a análise estatística, foi utilizado o Software SPSS20. Para os dados que apresentaram distribuição normal foram aplicados o teste t student ou ANOVA, enquanto que para os demais foram aplicados os testes Mann-Whitney ou Kruskal -Wallis. A correlação de Spearman foi utilizada para avaliar a satisfação do paciente em relação ao tempo de atendimento e ao tempo de espera. O nível de significância adotado para os testes foi de 5%. Os principais resultados obtidos foram o alto nível de insatisfação por parte dos usuários e a correlação com o tempo de espera até o atendimento. Além disso, o conhecimento dos farmacêuticos em relação à dispensação foi classificado como satisfatório/regular. Conclui-se que são necessárias medidas na gestão de serviços farmacêuticos para atender as expectativas dos usuários na dispensação de medicamentos.

Palavras-chave
Serviços comunitários de farmácia; Satisfação do paciente; Serviços de saúde; Educação em farmácia

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