Sexo |
Adolescente do sexo feminino ou masculino. |
Cor/raça |
Adolescente que se auto declarou de cor/raça branca ou não branca (preta, amarela, parda ou indígena). |
Faixa etária |
Adolescente de 10-14 anos ou de 15-19 anos de idade na data da pesquisa. |
Trabalha |
Adolescente com algum trabalho, emprego ou negócio na data da pesquisa. |
Familiar |
Escolaridade da mãe |
Nível de ensino (grau) da mãe do adolescente no momento da pesquisa: sem instrução, alfabetizada, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, estudante não sabe informar. |
Número de moradores no domicílio |
Adolescente morando em domicílios com cinco ou mais pessoas ou com até quatro pessoas. |
Vivência da fome no domicílio |
Adolescente relatou algum episódio fome por falta de comida em casa nos últimos 30 dias. |
Estado nutricional |
Excesso de peso |
Adolescente classificados com sobrepeso e obesidade (IMC/I ≥ Escore-z +1)1717 World Health Organization (WHO). WHO child growth standards: Length/height-for-age, weight-for-age, weight-for-length, weight-for-height and body mass index-for-age. Methods and development. Geneva: WHO; 2006.. |
Consumo alimentar |
Consumo regular de feijão |
Consumo de feijão em cinco ou mais dias da semana. |
Consumo regular de legumes e verduras |
Consumo de legume ou verdura em cinco ou mais dias na semana. Exemplos: alface, abóbora, brócolis, cebola, cenoura, chuchu, couve, espinafre, pepino, tomate etc. Não incluiu batata e aipim (mandioca/macaxeira). |
Consumo regular de frutas |
Consumo de frutas frescas ou salada de frutas em cinco ou mais dias na semana. |
Consumo regular de salgados fritos |
Consumo de salgados fritos em cinco ou mais dias na semana. Exemplo: batata frita (sem contar a batata de pacote) ou salgados fritos como coxinha de galinha, quibe frito, pastel frito, acarajé etc. |
Consumo regular de guloseimas |
Consumo de guloseimas (doces, balas, chocolates, chicletes, bombons ou pirulitos) em cinco ou mais dias na semana. |
Consumo regular de refrigerantes |
Consumo de refrigerantes em cinco ou mais dias na semana. |
Consumo regular de alimentos ultraprocessados salgados |
Consumo de alimentos industrializados/ultraprocessados salgados (hambúrguer, presunto, mortadela, salame, linguiça, salsicha, macarrão instantâneo, salgadinho de pacote, biscoitos salgados) em cinco ou mais dias na semana. |
Rotina alimentar |
Consumo regular de café da manhã |
Consumo de café da manhã em cinco ou mais dias na semana. |
Consumo regular de almoço ou jantar com responsáveis |
Consumo de almoço ou jantar com mãe, pai ou responsável em cinco ou mais dias na semana. |
Come enquanto assiste à televisão ou estuda |
Consumo de alimentos enquanto assisti à TV ou estuda em cinco ou mais dias na semana. |
Comeu em fast food na última semana |
Consumo de alimentos em restaurantes fast food (lanchonetes, barracas de cachorro-quente, pizzaria etc) em cinco ou mais dias na semana. |
Comportamentos relacionados à saúde |
Satisfação corporal |
Satisfação do adolescente com seu próprio corpo na data da pesquisa: satisfeito/muito satisfeito, indiferente, insatisfeito/muito insatisfeito |
Insuficientemente ativo |
Adolescente que não praticou atividade física ou a praticou por menos de 300 minutos por semana. |
Nível escolar |
Característica da escola |
Situação da escola |
Escola que o adolescente estudava estava localizada em área urbana ou rural. |
Porte da escola |
Porte da escola adolescente estudava com base no número de alunos matriculados: até 500, de 500 a 1000, e mais de 1000. |
Macrorregião |
Macrorregião geográfica brasileira onde estava localizada a escola que o adolescente estudava na data da pesquisa: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul, Centro-Oeste. |
Ambiente Alimentar |
Presença de cozinha |
Presença de cozinha na escola que o adolescente estudava. |
Presença de refeitório |
Presença de refeitório na escola que o adolescente estudava. |
Presença de cantina |
Presença de cantina na escola que o adolescente estudava. |
Presença de ponto alternativo de venda |
Presença de ponto alternativo de venda de alimentos na escola que o adolescente estudava. |
Presença de horta |
Presença de horta na escola que o adolescente estudava. |