Acessibilidade / Reportar erro

O uso de drogas ilícitas e fatores familiares entre adolescentes brasileiros: uma análise da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE, 2015)

O uso de drogas ilícitas está associado a características individuais; no entanto, os ambientes social e familiar também parecem estar relacionados a esse consumo. O estudo teve como objetivo analisar as associações entre o relacionamento dos pais e responsáveis com os filhos adolescentes que usam drogas ilícitas no Brasil. Este foi um estudo transversal com dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE, 2015), em que a população-alvo foram escolares da nona série (oitavo ano). O estudo incluiu 102.072 alunos (52.782 meninas e 49.290 meninos). O uso de drogas ilícitas foi a variável de desfecho, e os fatores de relacionamento familiar foram as variáveis de exposição. As variáveis de ajuste incluíram características sociodemográficas, saúde mental, tabagismo e consumo de álcool. Análises univariada e multivariada, estratificadas por sexo, foram realizadas com regressão de Poisson com variância robusta para calcular a razão de prevalências com intervalo de 95% de confiança. A prevalência global de uso de drogas ilícitas foi de 3,8% (3,3% para meninas e 4,4% para meninos). Os seguintes fatores estiveram associados ao aumento da razão de prevalências para uso de drogas ilícitas em adolescentes: não viver com os pais, não se sentir supervisionado pelos pais, faltar à escola sem o consentimento dos pais, nunca se sentir compreendido pelos pais e relatos de agressões frequentes por familiares. As relações familiares problemáticas contribuem para o uso de drogas ilícitas entre adolescentes brasileiros, considerando também fatores sociodemográficos, tabagismo, uso de álcool e os perfis de uso pelos pais e amigos.

Palavras-chave:
Saúde do Adolescente; Saúde Mental; Drogas Ilícitas; Relações Familiares


Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rua Leopoldo Bulhões, 1480 , 21041-210 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.:+55 21 2598-2511, Fax: +55 21 2598-2737 / +55 21 2598-2514 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br