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Estressores psicossociais, senso de comunidade e bem-estar subjetivo em crianças e adolescentes de zonas urbanas e rurais do Nordeste do Brasil

Psychosocial stressors, sense of community, and subjective wellbeing in children and adolescents in urban and rural areas in Northeast Brazil

Estresores psicosociales, sentido de comunidad y bienestar subjetivo en niños y adolescentes de zonas urbanas y rurales del Nordeste de Brasil

Resumo:

O objetivo geral do estudo é investigar a relação existente entre eventos estressores cotidianos, senso de comunidade e bem-estar subjetivo em alunos de escolas urbanas e rurais do Nordeste do Brasil, focando nas diferenças por contexto territorial. A amostra está formada por 757 participantes, 495 alunos de escolas urbanas e 262 de escolas rurais, dos 6o e 7o anos (9 a 18 anos) de 21 escolas públicas municipais e estaduais, 13 urbanas e 8 rurais, de 7 municípios do Ceará, Brasil. Os instrumentos utilizados foram: inventário de eventos estressores, escala de satisfação com a vida para estudantes, índice de senso de comunidade e oito índices de satisfação por âmbitos da vida (família, bens materiais, relações, bairro/zona, saúde, tempo, escola, pessoal). Os resultados indicam que os alunos das escolas públicas (desfavorecidos socioeconomicamente) de contextos urbanos estão mais expostos ao estresse cotidiano, pontuam mais baixo em satisfação com âmbitos específicos da vida e senso de comunidade, sendo este último um indicador importante na avaliação do bem-estar da população estudada.

Palavras-chave:
Acontecimentos que Mudam a Vida; Qualidade de Vida; Criança; Adolescente

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