Accessibility / Report Error

Herança e promessas do ensino das Ciências Sociais na área da Saúde

Legacy and promises from the teaching of social sciences in the health field

Problematiza-se o ensino/aprendizagem das Ciências Sociais nos cursos da área de saúde, sob a perspectiva curricular e também da aprendizagem gerada nos grupos de pesquisa e nas atividades de orientação. Para escrever o texto, a autora faz uma releitura dos clássicos e de cientistas contemporâneos de referência, apoia-se na produção científica da subárea e serve-se de sua experiência pessoal como professora, pesquisadora e orientadora. No artigo são destacados: a tradição e o ensino dos clássicos das Ciências Sociais; as principais teorias sociais na atualidade; as Ciências Sociais em saúde com ênfase no ensino; e observações de articulação entre o ensino das Ciências Sociais e das ciências biomédicas. A autora conclui valorizando a importância do que tem sido realizado pelos cientistas sociais da área e ressalta alguns pontos problemáticos: dificuldades de trabalhar as mediações entre o biológico e o social; frequente relegação dos fundamentos a favor das técnicas; e problemas ideológicos e de senso comum no ensino e apropriação da ciência social em saúde.

Ciências Sociais; Saúde; Ensino


Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rua Leopoldo Bulhões, 1480 , 21041-210 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.:+55 21 2598-2511, Fax: +55 21 2598-2737 / +55 21 2598-2514 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br