O artigo introduz uma perspectiva para analisar as relações entre o espaço e a prática científica, bem como a contribuição que a geografia da ciência pode trazer ao entendimento e desenvolvimento de estratégias em favor da Saúde Pública. Contribuições do campo dos estudos sociais da ciência, mais especificamente da Teoria Ator-Rede e seu conceito de translação, e da geografia de Milton Santos, formam o arcabouço teórico que permite explorar as dimensões espaciais da produção e da circulação do conhecimento científico. Argumenta-se como essa abordagem enriquece e problematiza as recentes orientações políticas em favor da translação de conhecimento, em âmbito internacional. Uma possível contribuição do campo da Ciência da Informação para favorecer o movimento do conhecimento é apontada, com vistas a auxiliar no desafio de minimizar o reconhecido desequilíbrio entre o que se sabe em teoria e o que aplica na prática (know-do gap) da saúde.
Uso da Informação Científica na Tomada de Decisões em Saúde; Gestão do Conhecimento para a Pesquisa em Saúde; Ciência