Resumo:
Em vista da crescente preocupação com o uso da abordagem qualitativa na pesquisa em saúde, este artigo visa analisar como o referencial teórico-metodológico qualitativo da prevenção do HIV é apresentado na pesquisa empírica. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura com as seguintes questões norteadoras: “Como o referencial teórico-metodológico qualitativo se expressa nas pesquisas empíricas de prevenção do HIV?”; “Quais são os limites e o potencial dos desenhos metodológicos qualitativos empregados?”. Cinco dimensões orientaram o fluxo metodológico e a apresentação dos resultados para a discussão metodológica qualitativa, desde a análise da caracterização dos estudos qualitativos até a contextualização destes e as abordagens metodológicas utilizadas, destacando o uso de entrevistas semiestruturadas com análise de conteúdo temático. Além disso, foram examinadas categorias sociais e referências analíticas, destacando-se a pluralidade destas referências teórico-conceituais e a polifonia dos autores, e foram identificados os limites e as possibilidades da pesquisa qualitativa. Assim, esse é um tema científico que articula o estudo com uma diversidade significativa de grupos sociais e como eles são afetados, assim como questões relacionadas à desigualdade social e outras possibilidades analíticas que envolvem a prevenção do HIV, fornecendo recursos para uma discussão metodológica abrangente. Portanto, evitar o risco de realizar pesquisas qualitativas com base em roteiros que limitam a inventividade e a abertura para diferentes desenhos e maneiras de executar e analisar a abordagem qualitativa é tão essencial quanto garantir que a pesquisa seja consistente e detalhada nas publicações.
Palavras-chave:
Pesquisa Qualitativa; Prevenção; HIV