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O papel de mediação da densidade residencial na associação entre fatores ambientais percebidos e deslocamento ativo à escola em adolescentes brasileiros

Resumo:

O estudo teve como objetivo verificar se a densidade residencial e a conectividade entre ruas são mediadores da associação entre fatores ambientais percebidos e deslocamento ativo casa-escola (DAE) em adolescentes brasileiros. Foi um estudo transversal com uma amostra randomizada de 1.130 adolescentes (52,7% do sexo feminino) entre 14 e 20 anos de idade, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Os adolescentes informaram seu modo de deslocamento casa-escola (ida e volta) através de um questionário, além dos atributos ambientais percebidos, de acordo com a Neighborhood Environment Walkability Scale for Youth (NEWS-Y). A densidade residencial e a conectividade entre ruas foram medidas por sistemas de informação geográfica (SIG), dentro de um raio de 1km da rede viária em torno do endereço residencial do participante. Foram ajustados modelos de regressão de acordo com os procedimentos para análises de mediação. Os resultados mostraram que a densidade residencial é um mediador da associação entre os fatores ambientais percebidos e o DAE, inclusive a diversidade do uso do solo (EI = 0,114; IC95%: 0,130, 0,311; 32% de mediação), infraestrutura para atividades de lazer na vizinhança (EI = 0,064; IC95%: 0,034, 0,105; 15% de mediação) e acesso a serviços (EI = 0,045; IC95%: 0,006, 0,104; 14% de mediação). A conectividade entre ruas não mostrou correlação com DAE, portanto não foi testado no modelo de mediação. Conclui-se que a densidade residencial é um mediador da relação entre fatores ambientais percebidos e DAE.

Palavras-chave:
Ambiente Construído; Transportes; Exercício Físico; Estudantes

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