Avaliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Santa Catarina, Brasil

Evaluation of the Mobile Emergency Care Service in Santa Catarina State, Brazil

Evaluación del Servicio de Atención Móvil de Urgencia en Santa Catarina, Brasil

Angela Maria Blatt Ortiga Josimari Telino de Lacerda Sonia Natal Maria Cristina Marino Calvo Sobre os autores

Resumo:

Estudo de caso para a avaliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Santa Catarina, Brasil, período de 2013/2014. O modelo teórico lógico e a matriz avaliativa de julgamento foram validados em oficinas de consenso com especialistas. Foram propostas duas dimensões: gestão da urgência e atenção à urgência, analisadas por meio de 22 indicadores. Para coletar os dados, utilizaram-se entrevistas, observação direta nas oito centrais regionais de regulação do SAMU e questionário enviado aos coordenadores do SAMU municipal. A análise e a emissão de juízo de valor, segundo dimensão, subdimensão e indicadores separadamente, possibilitaram a identificação de potencialidades e fragilidades passíveis de intervenção. Nenhuma regional teve bom desempenho nas duas dimensões; todas foram classificadas como "regular" na atenção e metade, como "ruim" na gestão da urgência. Como potencialidade, destaque para comunicação ágil com o solicitante, padronização e suporte externo do atendimento. Os mecanismos de articulação e comunicação interna e externa necessitam de efetivação. É preocupante a qualidade das unidades de suporte avançado.

Palavras-chave:
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde; Assistência Pré-Hospitalar; Gestão em Saúde

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